TV por assinatura é uma das principais fontes do lazer e cultura do brasileiro

Estudo demonstra os impactos da TV paga no dia a dia das famílias. Audiência desses canais dobrou nos últimos três anos

625 315 1390075360familia ve netflix

FOTO: SITE CARA PRETA (2014).

 

A TV por assinatura vem crescendo em importância para as famílias brasileiras. É o que aponta pesquisa encomendada pela ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), para identificar o impacto deste meio de comunicação para a população.

Segundo o estudo, realizado pela empresa Plano CDE, a TV por assinatura é uma das principais fontes de lazer para 74% dos entrevistados. E 79% apontam que este veículo oferece opções culturais para sua família. Para 52%, os canais pagos ajudam na educação. E 47% afirmam ter adquirido hábitos mais saudáveis acompanhando programas da TV paga, enquanto 64% dizem ter aprendido a elaborar novas opções alimentares.

"Essa pesquisa demonstra que a TV por assinatura preenche uma importante lacuna deixada pela falta de opções de lazer e cultura em muitos bairros e em milhares de municípios. Para essas famílias, a TV por assinatura é uma janela para o mundo, com um impacto social que nenhum outro meio provoca. Nossos programas contribuem para hábitos de vida mais saudável, para a educação dos filhos, para melhorar o padrão cultural e até a autoestima de quem transforma a realidade à sua volta", avalia Oscar Simões, presidente da ABTA.

Para este estudo, a Plano CDE entrevistou 500 pessoas das classes B2 e C (que representam a maior parte da população brasileira), em todas as regiões do país. O resultado completo da pesquisa será apresentado na Feira e Congresso ABTA 2016, que ocorre de 29 de junho a 1° de julho, em São Paulo.

Desempenho do setor

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (21/6), o presidente da ABTA também apresentou dados do desempenho do mercado de TV por assinatura no Brasil, que vem sentindo os efeitos da crise econômica, mas com menos gravidade que em outros setores.

Enquanto o PIB nacional caiu 5,75% entre abril de 2015 e abril de 2016, segundo índice prévio divulgado pelo Banco Central na última semana, o número de assinantes de TV paga apresentou um recuo de 4,3% no mesmo período.

Outro dado relevante é o aumento da audiência na TV por assinatura. No primeiro trimestre de 2016, o meio alcançou o maior número de telespectadores de sua história no Brasil, superando a marca de 2 milhões de pessoas conectadas por minuto. Isso significa que a audiência dos canais pagos dobrou nos últimos três anos.

"Estas informações nos levam a concluir que a TV por assinatura é um serviço cada vez mais desejado pelos brasileiros, o que deve fazer o número de assinantes voltar a crescer assim que as condições econômicas do país forem favoráveis", conclui Oscar Simões.

 

Leia também:

Bate-papo com Cassia Cassitas

4 Dicas para fazer a maquiagem ideal

Entrevista | Rafa Gomes

Última atualização em Ter, 21 de Junho de 2016 17:02  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.