6 razões para você fugir do SPAM


E-mail marketing, como é do conhecimento de todos, é um expressivo método, simples e barato, para atingir nosso público em potencial. Ainda, influi diretamente não apenas nas vendas como também na nossa credibilidade e autoridade.
O fato do e-mail marketing atingir uma enorme importância nas estratégias de relacionamento das empresas também levou o spam a se tornar popular e irritante, sem contar a enorme dose de frustração dos usuários. Atente que existem alguns mecanismos nos servidores que bloqueiam e-mails de forma automática, seguindo vários critérios e um algoritmo próprio que facilita esse processo. São os filtros ANTISSPAM. Em razão disso, e-mails legítimos também são bloqueados por esses mecanismos.
E como isso funciona? O filtro antisspam dá uma pontuação a cada mensagem que recebe, a partir de diferentes testes que faz analisando todo o contexto da mensagem.
Esse é um assunto muito importante nas campanhas de e-mail marketing, pois é necessário manter atenção para esses filtros e ser eficaz na criação de suas mensagens, obtendo, assim, uma menor taxa de rejeição por parte das ferramentas de envio.
Neste artigo vou passar algumas recomendações básicas que podem minimizar o número de e-mails que você envia e que fica bloqueado pelos filtros de spam. Espero que isso resulte na entrega mais efetiva dos e-mails enviados.
Aguarde que num próximo artigo vou falar sobre como agem os filtros antisspam e o que você deve fazer para evitar que suas mensagens não caiam na caixa de spam.
1 - A escolha das palavras certas
Muitos filtros de spam trabalham analisando o e-mail com base em seu conteúdo e as palavras utilizadas. Inúmeras palavras (vide relação abaixo) disparam automaticamente as ferramentas antisspam. Preocupe-se sempre em evitar tais palavras, mantendo um alto nível de “entregabilidade” das suas correspondências.
Mais adiante, neste artigo, vou mostrar uma técnica que eu uso e que ajudou muito a detectar palavras que poderiam ser evidenciadas como spam, evitando que fossem enviadas ao lixo eletrônico.
2 - Atenção total à formatação
Seu e-mail mostra muito de quem você é ou pretende ser, portanto, incorpore elementos simples, mas profissionais. Seja coerente com cores, fontes, tamanhos, imagens e assim por diante. Aspectos como esses resultam em uma alta taxa de filtragem. Mantenha seu e-mail o mais limpo possível, e evite usar mais de três fontes e tamanhos diferentes.
3 - Consistência é essencial
Use modelos já otimizados se você planeja o envio de newsletters de forma consistente. Isso garante a seus informativos uma personificação e estilo, e ainda, adiciona um toque de profissionalismo para suas correspondências. Embora não afetem diretamente os filtros de spam, vai permitir que seus leitores o distinguam de imediato, portanto, não reconhecendo como spam acidentalmente.
Alguns filtros de spam trabalham consultando um servidor de spam, enquanto outros relatam e-mails individuais como spam. Se o seu e-mail é reportado como spam, então é mais que provável que vários filtros de spam irão sinalizar o seu e-mail.
Seja coerente com a frequência e assiduidade dos seus e-mails. Por exemplo, se você envia um informativo duas vezes por mês (eu não recomendo que envie mais do que isso), faça-o ao mesmo tempo e nos mesmos dias de cada mês. Entendam aqui que um informativo é um resumo das notícias e ou assuntos do mês. As newsletters para lista de clientes são enviadas em datas especiais ou através de um cronograma previamente estabelecido.
Agindo de forma programada, seus potenciais leitores vão aprender a esperar e, principalmente, reconhecer seu e-mail, aumentado as taxas de abertura, além de reduzir o spam acidental.
4 - Confirme sempre com um duplo opt-in
Para ter sua lista mais responsiva e confiável, utilize sempre o duplo opt-in. Isso significa que quando um usuário se inscreve para a sua lista de e-mails, ele receberá um e-mail solicitando sua confirmação. Isso é muito importante porque muitas pessoas podem acidentalmente digitar seu endereço de e-mail de forma incorreta, digitar o e-mail de outra pessoa ou até de alguém inexistente. Quando uma pessoa recebe um e-mail de onde não se inscreveu, ela pode assinalar como spam e isso pode trazer consequências drásticas para sua reputação.
5 - Subscrição e informação de contato
Todo e-mail que você enviar deve ter uma opção para o leitor cancelar o envio. Recebo muitos e-mails nos quais essa informação faz parte do cabeçalho, ou seja, me dá a opção de cancelar até mesmo antes de ler o conteúdo. Não dar essa opção é ilegal em vários países e é um sinal claro de spam. Por último e não menos importante, você deve exibir suas informações de contato (telefone e endereço) de forma clara, pois isso aumenta a confiança do seu e-mail e na sua pessoa ou empresa.
6 - Teste continuamente
Teste, teste sempre. Isso vai evitar os filtros de spam. O primeiro método de teste que eu uso é enviar uma newsletter para várias contas de e-mail com filtros de spam existentes. Por exemplo, eu envio e-mail para o Gmail e para o Hotmail, cujas contas tenho certeza que irão recebê-los. Se o e-mail aparecer na pasta de lixo eletrônico, então algo está errado e eu tenho que consertar isso.
Existem servidores que trabalham com softwares específicos para detecção de e-mails. Se você souber que seu tráfego de e-mails passa por um desses servidores, não hesite em fazer vários testes, pois se seu e-mail for apontado como spam, os relatórios desses softwares irão relatar por que seu e-mail foi considerado spam. Pode parecer excesso de zelo para alguns, mas se sua taxa de entrega está baixa, essa pode ser uma ótima resposta às suas preocupações.

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  • Acompanhe agora a lista de palavras a serem evitadas nos seus e-mails e que podem ser reconhecidas como spam. Esta lista contempla termos usualmente utilizados no marketing digital. Na verdade, a lista completa é imensa e não caberia aqui transcrevê-la, portanto, apontarei apenas as mais usuais e que têm coerência com o assunto tratado neste artigo.
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  • Orozimbo H Rosa
    Consultor de Marketing Digital
    www.autoriadigital.com.br
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Última atualização em Sex, 13 de Fevereiro de 2015 09:58  
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