Um retorno ao swing jazz

Segunda edição do projeto Jazz no Câmpus da Universidade Positivo revive o estilo big band.

Um retorno à Era do Swing. Esta é a proposta da segunda edição do projeto Jazz no Câmpus , que a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Positivo realiza na próxima quinta-feira (19), com a apresentação da Brandão Jazz Band. Composta por 16 músicos, a banda executa grandes orquestrações das famosas big bands, um formato que dominou as décadas de 1940 e 1950 nos Estados Unidos e, depois, no resto do mundo.

A apresentação mescla o repertório tradicional das big bands – com destaque para composições consagradas como In the Mood, de Joe Garland, e Take the A Train, de Billy Strayhorn – com canções da Bossa Nova – Desafinado, de Tom Jobim – e arranjos mais modernos, como os de Lennie Niehaus, o compositor predileto de Clint Eastwood. Herby Hancock, Henry Mancini e Duke Ellington são alguns outros mestres do swing jazz que também terão composições executadas pela banda.

 

O trombonista Silvio Spolaore é um dos músicos que integram a Brandão Jazz Band, comandada pelo músico Hélio Brandão. Além dele, há na banda mais três trombonistas, quatro trompetistas e cinco saxofonistas, além da “cozinha”, como é chamada a reunião de instrumentos como guitarra, baixo, bateria e piano (opcional), que dão a base melódica da execução. Ele diz que a reunião de tantos instrumentos de sopro é algo raro. “Não é sempre que se vê uma apresentação com tantos músicos”, revela. “Quando nos reunimos, aquilo que tocamos contagia não só o público, mas todos os músicos envolvidos”, completa.

 

Hélio Brandão também é o coordenador do projeto Jazz no Câmpus que a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Positivo criou neste ano com o objetivo de aproximar o público do jazz, em seus mais variados estilos. Para 2010, estão sendo organizadas novas apresentações. A ideia, segundo Brandão, é passar por diferentes vertentes da big band e explorar outros estilos, como o bebop e o cool jazz. “Nossa intenção é reviver a arte do jazz, acrescentar elementos modernos, apresentar novos compositores e explorar as vertentes universais que o estilo conquistou em cada lugar do mundo”, destaca.

 

SERVIÇO

Jazz no Câmpus

Brandão Jazz Band

Universidade Positivo

Data e horário: Quinta-feira, 19 de novembro de 2009, às 18h

Local: Eixo de Vivência da Universidade Positivo (no centro do câmpus)

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Cumprido

Entrada gratuita

Mais informações pelo telefone (41) 3317-3446
 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.