Museu lança cartilha educativa para público infanto-juvenil

Com uma linguagem lúdica e objetiva, Uma Visita ao MON é o título da cartilha que o Museu Oscar Niemeyer, lança neste sábado (17), às 10h30, na semana de comemoração do Dia da Criança. A primeira distribuição será feita para um grupo de aproximadamente 300 pessoas, entre professores e alunos de escolas públicas e de uma instituição particular, durante a realização do evento. Os integrantes do grupo receberão gratuitamente um exemplar cada um.

 

Na mesma data, às 11h, o Museu abre para o público em geral, a mostra Burle Marx – Mostra Antológica e a Paisagem Monumental, com o curador Antonio Carlos Abdalla. A entrada será franqueada durante a realização do evento, entre 10h e 12h.

 

A cartilha servirá como material didático de apoio para alunos e professores em visita ao Museu. Em linguagem de história em quadrinhos, a publicação apresenta conceituação de museu e como proceder durante a visita, como por exemplo: surgimento do nome do Museu e sobre a visita orientada por monitores, que são os responsáveis por transmitir informações sobre a exposição, a obra e o artista, entre outros aspectos implícitos.

 

Com uma tiragem de 50 mil exemplares, a publicação será distribuída gratuitamente ao público a que se destina, em visita ao Museu com grupos agendados. O material também será fornecido à escolas para desenvolvimento de atividades em salas de aula. A cartilha integra o projeto Mon- O Olhar Aprendiz. O projeto tem como objetivo principal apresentar material didático com conteúdo relacionado às exposições realizadas no Museu. “É a experiência prática efetiva de mediação entre museu e escola. Em uma ação que contempla planejamento, pesquisa de conceitos e conteúdos, análises de inserção à história da arte, reflexões sobre expografia e proposições curatoriais”, afirma Rosemeri Franceschi, responsável pela Ação Educativa do Museu.

 

Entre os títulos já publicados pelo projeto, viabilizados pela Lei Rouanet, estão: Joaquim Torres Garcia: Aladdin e Universalismo Construtivo, Um Espetáculo Arquitetural – Oscar Niemeyer, Iberê Carmago – Moderno no Limite, O Mundo de Tarsila, Objeto e Uma Visita ao MON,  sexto título editado pelo projeto Mon- O Olhar Aprendiz.

 

Lançamento Cartilha:

Uma Visita ao MON, dia (17), às 10h30.

Abertura de Mostra

Burle Marx – Mostra Antológica e a Paisagem Monumental

Patrocínio : SANEPAR, COMPAGAS, UNIÃO VOPAK e AGÊNCIA DE FOMENTO

Apoios: Ministério da Cultura, Governo do Paraná e CAIXA

Visitação Mostra: de 17 de outubro a 28 de fevereiro de 2010

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes, com carteirinha

Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.

 

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.