A banda Hillbilly Rawhide grava DVD

Precursora do Country Rock Alternativo no Brasil, a banda Hillbilly Rawhide prepara um DVD comemorativo de seus 13 anos de trajetória, que será gravado em um show especial, em 30 de outubro (sexta-feira), às 21 horas, no Teatro Guaíra  - Auditório Salvador de Ferrante (mais conhecido como Guairinha). Esta apresentação contará com participações especiais de Cesar Benzoni (lap-steel e mandolin) e Marcos Traad (harmônica). Os ingressos já estão à venda no site disk Ingressos.

Histórico

Foi em 2003 que a banda Hillbilly Rawhide iniciou suas atividades na cidade de Curitiba, trazendo não só para a capital paranaense, mas para todo o Brasil o Country Rock Alternativo, gênero no qual é banda precursora nacional, sendo influência para o público que conquistou e para artistas que seguiram seu exemplo. “Depois da gente, começaram a pipocar bandas no país todo fazendo algo próximo dessa mistura, o que criou uma nova cena dentro do nosso rock”, comenta o músico Mutant Cox.

Em sua trajetória, a banda realizou centenas de apresentações, fez duas turnês, lançou 6 CDs e 1 disco de vinil, criou produtos próprios (camisetas, bonés e uma cerveja que leva o nome do grupo) e aprendeu a se manter financeiramente apenas com seu trabalho, sendo um exemplo bem sucedido de empreendedorismo no ramo da economia criativa.

Da reunião dos membros fundadores Mutant Cox (voz, guitarra e violão), Mark Cleverson (violino e voz) e Osmar Cavera (baixo acústico) surgiu a proposta montar uma nova banda para  tocar muito Country misturado com Rock primitivo, suas raízes e vertentes, tais como bluegrass, música de western, hillbilly, entre outros gêneros. “Na época, tínhamos vontade de pelo menos assistir a um show do estilo, mas como não existia nenhuma banda assim, resolvemos fazer a nossa própria banda Hillbilly”, afirma Mutant Cox.

As influências fundamentais são ícones country como Johnny Cash, Willie Nelson, Hank Williams, David Allan Coe, e também artistas de rock. De uma apresentação inicial como trio, os músicos sentiram a necessidade de ter mais integrantes para chegar a um som mais rico e encorpado. Muitos passaram pela banda, que chegou a uma formação definitiva nos últimos 7 anos, completada por Juliano Cocktail (bateria e cajón) e Joe Ferriday (piano e voz).

As composições alternam letras em inglês e português. A adoção do inglês se explica por ser o idioma nativo do country rock. Já nas músicas em português, o grupo mostra que o idioma se encaixa adequadamente ao estilo, sem perder o espírito country de raiz. Tanto o primeiro álbum, “Ramblin’, Primitive and Outlaw!”, quanto o último “Ten Years On The Road” trazem seus repertórios divididos quase igualmente entre os dois idiomas. Entre as mais conhecidas estão “O Enxofre e a Cachaça”, “High On The Road”, “Uma Cerveja, Uma Cachaça e um Remedinho” , “Lost & Found”, “Hillbilly Treasure”, “F.N.M.”, entre outras.

Cantando e mostrando histórias paranaenses

A banda valoriza a cultura de seu estado, o Paraná. Um bom exemplo é a música “Cavaleiros da Morte”, que fala do Cerco da Lapa durante a Revolução Federalista, em 1894. Para remontar este episódio da história paranaense, a banda foi até a cidade da Lapa (no Paraná) para gravar um videoclipe para a música no Panteão dos Heróis, local da batalha. O clipe será lançado no primeiro semestre deste ano. Outro exemplo encontrado na banda está na capa do álbum “Ten Years On The Road”, que mostra um ônibus em uma estrada cheia de araucárias, árvore símbolo do Paraná.

Exemplo empreendedor: músicos ganham a vida tocando na banda

O Hillbilly Rawhide desenvolveu com o passar dos anos seu próprio sistema de autofinanciamento. Inclusive, fizeram cursos de empreendedorismo para se aprimorar no ramo da economia criativa. Cada integrante cuida de um setor. Hoje, a maioria dos músicos vive com os lucros obtidos pela banda, sejam oriundos de cachês de shows (realizam pelo menos um por semana), venda de produtos (camisetas, cerveja e outros itens de marchandising com a marca Hillbilly Rawhide), pagamentos por direitos autorais, entre outras fontes. A banda se tornou uma empresa, e de tempos em tempos autofinancia ações maiores, como as turnês realizadas em 2011 (pelo Brasil) e em 2013 (na Europa), que foram bancadas pelo grupo.

Serviço:

Hillbilly Rawhide - Show de gravação do DVD comemorativo de 13 anos “Outlaw Music For Outlaw People”

Data: 30 de outubro de 2015 (sexta-feira)

Horário: 21 horas (a casa abre às 20 horas)

Local: Teatro Guaíra  - Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

Endereço: Rua XV de Novembro, 971, Centro (Curitiba – PR)

Ingressos: venda antecipada a R$ 21 (inteira) e R$ 13,50 (meia) pelo site www.diskingressos.com.br/evento/3092 (valores incluem taxa de serviço)

Informações: (41) 3304-7900

 

Última atualização em Dom, 25 de Outubro de 2015 16:29  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.