O Principal Capital do País são as Pessoas

Confiança, transformação, parceria, engajamento contra a crise são alguns dos pontos levantados no CEO Fórum 2015 Curitiba. A AMCHAM Curitiba promoveu no último dia 18, no Paraná Clube – Sede Social,um encontro com cerca de 500 empresários em prol de um melhor ambiente de negócios. Estavam presentes Gilberto Peralta (CEO General Electric do Brasil), Altair Rossato (sócio líder de Clients & Industries e Talent da Deloitte Brasil) e Alfredo José Assumpção (CEO da Fesa e Chairman da Fesap Holding). A AMCHAM estava em festa comemorando 15 anos de atuação contando também com a presença da primeira CEO mulher da entidade, Deborah Vieitas.

O momento é delicado em vários aspectos principalmente porque pela primeira vez o país enfrenta uma crise ética em conjunto com a crise política e econômica, segundo Rossato. A crise se caracteriza pulsante diariamente no universo dos negócios porque há uma contaminação generalizada sobre as dificuldades em se ter resultado produtivo positivo. As consequências tem se refletido em demissões, em falta de investimento e muito pior na falta de confiança entre os empresários gerando um desconforto na economia.

Falar sobre juros, quem perde e quem ganha pode parecer um bicho de sete cabeças que somente os economistas estão aptos a falar, porém neste ano a palavra CRISE tem tomado a boca de muita gente até mesmo de quem nem sabe dizer o que significa uma alíquota (não que deva saber). Como toda crise não começa de fora e sim de dentro, é preciso repensar sobre o que seria a CRISE que tem se ouvido muito falar e sobre o que realmente o país está vivendo.

Será que o Brasil está em crise mesmo? Segundo os três palestrante do evento houve crises piores e economias muitos mais difíceis que esta. Assumpção ressalta que é momento de investir e comprar. Se continuarmos a não investir e a não confiar em uma transformação a crise sim chegará e terá o seu ápice em julho do ano que vem.

O talk show do Fórum promoveu uma desmistificação do que é esta crise. Rossato foi categórico ao apontar que as empresas presentes no evento tem um papel fundamental no crescimento e na retomada do mercado com fator positivo. Ressaltou ainda que as empresas andam um tanto quanto “influenciadas” pela mídia (não esta que vos fala) e usa um conselho interno da sua empresa para explicar uma saída da “crise”: “Menos news e mais mural”. Quanto mais tempo o mercado se volta ao negativo mais depressivo ele vai ficar.

Ou seja, é importante que cada empresário preocupe-se com aquilo que acontece dentro da sua empresa para aí então preocupar-se com o que acontece fora. A proposta não é viver dentro de uma caixa e sim cuidá-la para que a mesma se diferencie no mercado gerando uma onda positiva de interelações.

O Fórum comemorou em alto estilo e com a presença das mais importantes empresas da capital. A mensagem para se ter um melhor ambiente de negócios é: Mudar valores. Ter líderes que referenciam aspectos positivos à empresa. E o principal capital do país são as pessoas.

Para saber mais sobre a entidade acesse:

FacebookTwitterLinkedInInstagram

www.amcham.com.br

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.