Mano Chao La Ventura em Curitiba



Manu Chao volta ao Brasil com a turnê “La Ventura” e faz uma escala em Curitiba no próximo dia 10 de fevereiro. O resultado de La Ventura, que nasceu em solo brasileiro, agradou tanto que ele rodou o mundo, fez shows no Japão, Estados Unidos, Austrália e Europa. Com realização da Prime, Manu se exibe escoltado por Madji Fahem (guitarra/violão), Gambeat (baixo) e Gambacito (bateria) no palco do Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143). Eles prometem passear pelo vasto repertório de Manu Chao, desde os tempos de Mano Negra até seus mais recentes sucessos. Além do cantor franco-espanhol, o grupo pernambucano Mombojó, que Manu conheceu em dezembro em uma de suas andanças pelo Rio de Janeiro, e o dj Criolina foram escalados para o evento. As apresentações têm início a partir das 22 horas.

Na bagagem, o cantor traz canções que coroaram sua carreira, como “Minha galera”, “El sur”, “La primavera” e “Clandestino”, “Me gustas tu”, “Bongo bong” e "Tá de Bobeira", inédita composição em português.

O trabalho de Manu Chao é conhecido pela ousadia e pelas múltiplas influências sonoras. Sua carreira solo estourou mundialmente em 1998, com o lançamento do álbum “Clandestino”, fruto do tempo que passou cantando e compondo pela América Latina. O artista se firma dentre os grandes nomes da música contemporânea.

O músico começou a carreira trabalhando em grandes bandas, com trompete, saxofone e instrumentos de percussão rústicos ou folclóricos, além dos habituais guitarra, bateria e sintetizadores.

MOMBOJÓ - Trata-se de uma das mais interessantes e criativas formações do rock brasileiro. A receita musical do Mombojó é muito rica e apostam na psicodelia lírica e sofisticação dos timbres e loops para elaborar seu som. Formado atualmente por Felipe S (voz e guitarras), Marcelo  Machado  (guitarras),  Chiquinho Moreira (teclado e samplers), Samuel  Vieira (baixo),  Vicente  Machado (bateria e samplers), que está há dez anos na estrada, vai apresentar canções do álbum mais recente, Amigo do Tempo (2010), como “Papapa”, “Antimonotonia” e “Casa Caiada”. Com três álbuns no currículo, o quinteto pernambucano  gravou no final do ano passado um disco de estúdio, com músicas dos dois primeiros discos -  Nadadenovo (2004) e Homem Espuma (2006) – além de uma inédita, “Procure Saber”, que promete estar no set list. O novo trabalho será lançado somente na internet ainda no início deste ano.

CRIOLINA - À frente de projetos como a festa Criolina e a produtora Só Som Salva, Rodrigo Barata, Tiago Pezão e Rafael Oops apresentam um repertório tão diversificado quanto às atividades que realizam ao redor do mundo, misturando ritmos da mesma forma que misturam os trabalhos de produção cultural, design gráfico e discotecagem.

O projeto Criolina, além de tocar em diversos festivais nacionais como o Festival Recbeat, Festival Cena Contemporânea (Brasília), Porto Musical (Recife), é destaque por festivais e clubs na Europa, com o Womex, a maior feira de world music do mundo. Também já abriram shows para medalhões da música como Gilberto Gil, Lauryn Hill, Jorge Ben Jor, Manu Chao, Hermeto Paschoal, Skatalites, Lenine, Nação Zumbi, Marcelo D2, Afrika Bambaata, Julian Marley, Seu Jorge, Los Hermanos, entre vários outros.

Os ingressos já estão à venda e custam R$45,00 (valor referente à meia-entrada válida para estudantes, professores, acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais (PNE), doadores de sangue e portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos).  ***Valor sujeito a alteração sem aviso prévio. Os bilhetes podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação e na loja Disk Ingressos do shopping Palladium, (41) 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br) e no local. É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada da casa de show.

SOBRE O MANU CHAO


Manu Chao nasceu em Paris em 21 de junho de 1961 e como ele mesmo diz, se na sua casa tivesse uma bola poderia ser jogador de futebol, mas em seu lugar tinha uma guitarra, e o lar era frequentado por compositores, intelectuais, cantores, pintores.

Na adolescência, atravessava o canal para mergulhar na cena punk londrina. As múltiplas influências culturais moldaram o trabalho do artista desde cedo.

A mistura musical de Manu resultou no trabalho do grupo Mano Negra (nome emprestado de uma organização anarquista espanhola), fundado pelo artista  com um primo. O sucesso do primeiro single do grupo, o independente "Mala Vida", rendeu imediatamente um contrato com a Virgin Records.

Em 1992 participou, com a Manu Negra, de uma turnê com trajetória incomum: excursionou pela América Latina num barco, acompanhado por atores e artistas de circo. Em 95, Chao mudou a base de operações do grupo para a Espanha, onde também formou o Radio Bemba Sound System. Com integrantes do Mano Negra e de fora, o Radio acabou gerando atritos que resultaram no fim do primeiro grupo.

De volta à América Latina, Manu compôs e cantou informalmente. O resultado deste período foi o álbum "Clandestino" de 1998. O CD sem, nenhum tipo de promoção, vendeu mais de dois milhões de cópias. Em 2001, Chao lançou "Próxima Estación Esperanza", depois “Radio Bemba Sound System”.

Já independente lançou em 2004 um livro, resultado de poemas feitos na adolescência com ilustrações de Wozniak, que virou CD de músicas líricas e de língua francesa.

Lançado na Europa em setembro de 2007, “La Radiolina” é o primeiro álbum de  Manu Chao depois de cinco anos sem gravar. Nele, há variedade de estilos musicais como reggae, hip hop, música caribenha, flamenco e bolero, além da influência roqueira da banda The Clash, que está presente em seus trabalhos desde o tempo em que liderava o grupo Mano Negra. Manu Chao canta em inglês, francês e espanhol e é referência da cultura latino-americana pela forma como eleva musicalmente as frustrações e aspirações populares.

No decorrer de suas caminhadas Manu estreitou uma forte relação afetiva com o Brasil. Conhece bem o Ceará, desde o sertão onde se aproximou de muitos repentistas e amigos que também inclui o litoral (Peroba, Redonda) e Fortaleza onde costuma passar temporadas.

SERVIÇO:
MANU CHAO – TURNÊ LÁ VENTURA
Abertura: Mombojó e Dj Criolina
Quando: 10 de fevereiro de 2012 (Sexta)
Local: Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143)
Horários: Abertura da casa: 21hs / Início dos shows: Mombojó: 22hs / Manu Chao: 0h
Duração do show: 90 min
Ingressos
Pontos de Venda: Disk Ingressos (Quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação e na loja Disk Ingressos do shopping Palladium, (41) 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br) e no local.
Valores : R$ 45,00 (valor referente à meia-entrada válida para estudantes, professores, acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais (PNE), doadores de sangue e portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos).
***Valor sujeito a alteração sem aviso prévio.
Forma de pagamento: Dinheiro e cartões de crédito e débito Visa/Mastercard Classificação etária: 16 anos.
Informações p/ o público: (41) 3315-0808 /  32421001www.maisumadaprime.com.br
Realização: Prime
 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.