Hiroshima o novo filme de Cameron

Com o sucesso mundial de "Avatar", que conquistou a segunda maior bilheteria da história do cinema, James Cameron prepara-se para sua próxima produção.

O diretor adquiriu os direitos do livro "The Last Train from Hiroshima: the Survivors Look Back", sem tradução no Brasil. Nele estão reunidas entrevistas feitas pelo autor com sobreviventes da tragédia de Hiroshima.

Além disso, Cameron utilizou arqueologia forense para descrever o que aconteceu com a cidade japonesa após a detonação da bomba atômica. Tsutomu Yamaguchi, último sobrevivente da tragédia e morto na última segunda-feira, conversou com o diretor durante a turnê de divulgação de "Avatar".

O episódio das bombas atômicas disparadas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki, marcou a história mundial e deu o tom para a Guerra Fria que se iniciou logo em seguida. A morte de 100 mil pessoas deu origem a livros e estudos sobre a tragédia.

Um dos mais conhecidos é "Hiroshima". Trata-se de um livro-reportagem que reproduz o que John Hersey escreveu para a revista "The New Yorker". O jornalista reconstituiu o dia da explosão a partir do depoimento de seis sobreviventes.

Em "A Teoria das Nuvens", de Stéphane Audeguy, um costureiro conta sua história para uma jovem. Ele a contratou para organizar os seus livros. A trajetória relatada é duramente marcada pela tragédia das bombas.

*

*"Hiroshima"
Autor: John Hersey
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 176
Quanto: R$ 39,50
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.