“Amores (re)Partidos” e “A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina”

Após a montagem do canadense Brad Fraser (“Cold Meat Party-A Festa do Presunto”), a companhia Serial Cômicos de Curitiba aposta agora em autores bem brasileiros: o paraense Adriano Barroso e o curitibano Douglas Daronco.

 

 

“A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina” é um espetáculo de rua divertido e extremamente popular.  O texto de Adriano Barroso, premiado pelo Centro de Artes do Pará em 2002, reconstrói a lenda do Boi-Bumbá do Pará de maneira primorosa.  A produtora e atriz Mazé Portugal teve o primeiro contato com a peça participando de uma montagem em São Paulo e resolveu, juntamente com o ator e diretor Thadeu Peronne, remontar em Curitiba aproveitando a experiência de Thadeu com espetáculos de rua, adquirida em seu trabalho com o saudoso Ailton Carú e do contato com um mestre da Commedia dell’Arte, o italiano Roberto Innocente.

“Queríamos dar um toque do requinte da Commedia dell’Arte ao folclore nordestino, principalmente no trabalho dos atores”, diz Thadeu. Além de preparador corporal, Roberto Innocente ainda é o responsável pelos adereços/cenário e participará como ator, fazendo o Boi.

A montagem conta ainda com música e sonoplastia ao vivo. “Gostamos da idéia do público sentir a magia do teatro, de poder acompanhar os recursos dos efeitos de som e as trocas de personagens feitas pelos atores”, comenta Mazé Portugal.

“A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina” tem o patrocínio da Lei Municipal de Curitiba e o incentivo do Banco do Brasil. O espetáculo deve circular pelo centro e periferia da cidade após o Festival.

 

“Amores (re)Partidos” une textos curtos do curitibano Douglas Daronco, autor contemporâneo, revelado no Núcleo de Dramaturgia do SESI/PR.  O primeiro contato dos Serial Cômicos com o trabalho de Douglas se deu na leitura da peça “NÓS” que abriu o evento Tardes de Dionísio, na Casa Hoffman.  Ao conhecer seus outros textos, os dois atores à frente da companhia – Mazé Portugal e Thadeu Peronne - sentiram uma empatia imediata com sua dramaturgia. Tanto que decidiram montar esta peça sem qualquer recurso financeiro e deixando de lado a comédia, até então marca de todos os espetáculos da companhia.

Partindo de uma linguagem intimista, os textos lacônicos de Douglas Daronco apresentam personagens femininas em conflito com seus desejos e relacionamentos. “Amores (re)Partidos” reúne a princípio dois textos:


“LAPSO” - Monólogo tragicômico; um devaneio de uma mulher comum que busca algum tipo de emoção em sua vida vazia.

 

“TEIA” – Duas mulheres unidas por uma teia de obsessão e culpa. (Texto escolhido entre os 5 melhores textos de 2009 resultantes da oficina de dramaturgia do SESI-PR, publicado e lido no Festival de Curitiba 2010.)

 

O AUTOR DOUGLAS DARONCO

Iniciou sua relação com o teatro através do Grupo de Teatro Amador da Prefeitura Municipal de Curitiba em 1999, atuando nas montagens A Morte tem Sete Herdeiros (1999); Entre Quatro Paredes (2002); O Apolo de Bellac (2003) e em diversas esquetes educativas. A partir de 2004 participa de diversos cursos, oficinas e workshops na área de teatro e dramaturgia, com destaque para as oficinas da Fundação Cultural de Curitiba (2007/2008) e do Núcleo de Dramaturgia do SESI/PR (2009/2010). Em 2010, seu texto “Teia” participa do Festival de Teatro de Curitiba dentro do Ciclo de Leituras Dramáticas do SESI/PR, com direção de Edson Bueno. Neste mesmo ano, os textos “Nós” e “Vazio” - ambos com direção de Thadeu Peronne, participam de outras mostras em Curitiba. Atualmente participa do Núcleo de Dramaturgia do SESI/PR e é orientador das oficinas do Núcleo em Cascavel e Toledo.

Graduado em Artes Visuais com especialização em Arte Educação, Daronco é tutor de cursos à distância e professor da rede estadual do Paraná, onde desenvolve projetos de arte educação e escreve textos e esquetes para teatro escolar.

 

FICHAS TÉCNICAS:

Amores (re)Partidos
Textos de Douglas Daronco

Direção de Thadeu Peronne

Elenco: Mazé Portugal, Ana Paula Taques e Thadeu Peronne

Vídeos e fotos: David D’Visant

Luz: Rodrigo Ziolkowski

Preparação Corporal: Inês Drumond

Sonoplastia/Trilha: Paulo Kavi

Ass.de Direção e Figurino: Mazé Portugal

Produção:   Mazé Portugal e Thadeu Peronne (Serial Cômicos)
Sinopse
O espetáculo apresenta dois textos que investigam o cotidiano do universo feminino: "Lapso" traz uma mulher às voltas com sua solidão e seus delírios; "Teia" revela a relação conflitante de uma viúva, seu ex-marido e sua melhor amiga.
Serviço:

LOCAL: MINI Auditório do Teatro Guaíra

HORÁRIOS:

06/04 – 12h,   07/04 – 23h,   08/04 – 19h,    09/04 – 19h   e   10/04 – 16h

 

A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina

Texto de Adriano Barroso

Direção de Thadeu Peronne

Elenco: Alaor Carvalho, Gerson Andrade, Marcelina Fialho, Mazé Portugal, Roberto Innocente e Tarciso Fialho.

Direção Musical: Paulo Kavi

Prep.Corporal e Adereços cênicos: Roberto Innocente

Figurino: Cacalo Olliver

Ass. de direção e Dir.de Produção: Mazé Portugal

Realização: Serial Cômicos
Sinopse
Seu Gumercindo recebe ordens de sua autoritária esposa, Dona Madalena, de cuidar, com extremo afinco, do Boi no dia do  aniversário do animal. Nego Chico, empregado da fazenda de Seu Gumercindo, e apaixonado por Catirina, filha de seu patrão, decide realizar o desejo de sua amada em troca de ser seu namorado. Porém o desejo põe a vida do Boi em jogo. Nego Chico faz um pacto com um encantado, a Matinta Pereira, para realizar o desejo de sua amada e se mete em uma grande confusão.
Serviço:

LOCAL: Largo da Ordem – Cavalo Babão

HORÁRIOS:

Dia 1/04 - 13:00

Dia 2/04 - 13:00

Dia 3/04 - 10:00

Dia 4/04 - 17:30

Dia 5/04 - 10:00

Dia 6/04 - 17:30

Dia 7/04 - 10:00

Dia 8/04 - 10: 00

Dia 9/04 - 13:00

Dia 10/4 - 10:00

CONTATOS:

Mazé Portugal

F: (41) 3252-5843/ (11) 9558-1677

Thadeu Peronne

F: (41) 3022-7903/ (41) 9636-2133

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

SERIAL CÔMICOS

 

Com núcleos em Curitiba e São Paulo, o grupo foi fundado pela produtora Mazé Portugal.

Em São Paulo, o grupo é formado essencialmente por atores-criadores e vem desenvolvendo trabalhos de experimentação e busca de linguagens e técnicas teatrais diversas com o objetivo de não só entreter, mas também provocar reflexões acerca do mundo em que vivemos. Como estratégia de pesquisa vem convidando para cada projeto diretores diferentes, com um estilo próprio de direção e que mergulhem junto ao grupo em diversas experiências artísticas resultando daí, novas e inusitadas linguagens e aprimoramento do grupo.

 

Dentro da mesma estratégia, em Curitiba, a Cia. Serial Cômicos Produções Artísticas tem na linha de frente Mazé e Thadeu Peronne, e desde 2006 vem emplacando com destaque suas montagens.


A dramaturgia também é muito importante para os membros do grupo. Sempre escolhendo textos que privilegiem o trabalho de ATOR, a companhia segue por duas vias: na primeira, pesquisa e monta textos inéditos nacionais e estrangeiros; e na segunda, desenvolve textos próprios onde trata de assuntos pertinentes para a sociedade.

 

PRODUÇÕES:

2004/2005

Amazônica” de Lea Chaib. Com direção de Kleber Montanheiro. Sesc Belenzinho, Teatro Municipal de Guarulhos, Sesc Taubaté e Sesc São Carlos.

 

2005/2006

Um Lugar Perfeito” de Phillip Ridley. Tradução de Mazé Portugal e direção de Marco Antônio Braz.

9o.Cultura Inglesa Festival, Teatro Cultura Inglesa Pinheiros em São Paulo.  Mini Guaíra, Teatro Edson Bueno e Festival de Teatro de Curitiba

 

 

 

2006/2007/2008

Os Bobos de Shakespeare” com direção de Laércio Ruffa

Festival de Teatro de Curitiba 2006/7, Mini-Guaíra e Teatro José Maria Santos em Curitiba. Centro Cultural São Paulo (sl Paulo Emílio), Fetacam de Campo Mourão e 10 cidades do interior do Paraná.

 

 

2006/2007

A Farsa do Boi” de Adriano Barroso e dir. de José Antônio do Carmmo.

Sesc Interlagos, Sesc Santo André, Festival Ilha Comprida, Sesc Pinheiros e Virada Cultural.

 

2007

“Por que não fui enterrado no Morumbi?!?” de César Figueiredo e dir. de Jairo Matos. Centro Cultural São Paulo, Teatro Municipal de Barueri, CEU de SP.

 

2007/2008/2009

Eu não sou Cachorro” de Fernando Bonassi e direção de Gabriel Miziara. Estúdio 184, Teatro Ruth Escobar, Festival de Presidente Prudente, CEUs de SP

 

2007/2008/2009

Cold Meat Party (Festa do Presunto)” de Brad Fraser.Tradução de Mazé Portugal e Simão Ferreira e dir. de Mazé Portugal e Thadeu Peronne. Espaço 2, Teatro José Maria Santos e Festival de Teatro de Curitiba de 2008

Centro Cultural São Paulo (sl.Jardel Filho)

 

PRÊMIOS

2005 – Indicação ao Prêmio FEMSA-Coca Cola de Autora-Revelação e Melhor Cenário por AMAZÔNICA. Ainda foi pré-indicado pela Luz e prêmio especial pela Pesquisa dos Rituais Indígenas.

 

2005 – UM LUGAR PERFEITO é selecionado para o 9o.Cultura Inglesa Festival.

 

2005 – Indicação ao Troféu Gralha Azul-Prêmio Governador do Estado nas categorias Melhor Cenário e Melhor Atriz por UM LUGAR PERFEITO.

 

2006 – Troféu Gralha Azul-Prêmio Governador do Estado de Melhor Maguiagem por OS BOBOS DE SHAKESPEARE.

 

2007 – Os projetos NÃO BLUE e EU NÃO SOU CACHORRO são escolhidos pelo PAC-SP.

 

2007 – Indicação ao Troféu Gralha Azul-Prêmio Governador do Estado na categoria Melhor Sonoplastia por COLD MEAT PARTY (FESTA DO PRESUNTO)

 

2008 –OS BOBOS DE SHAKESPEARE é selecionado nos Editais de Circulação do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

2009 – COLD MEAT PARTY é selecionado no Edital de ocupação do Centro Cultural São Paulo.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.