Tercer Cuerpo

Diferentes ambientes se alternam em cena para contar a história de cinco pessoas em “Tercer Cuerpo”, espetáculo que a companhia de teatro argentina Timbre 4 apresenta no Festival de Curitiba, que acontece de 29 de março a 10 de abril. Um escritório em ruínas, a casa de um casal, um bar e um consultório médico são os lugares que surgem diante dos olhos do espectador para ambientar as histórias e desejos dos personagens em cena.

Em comum, eles carregam a solidão, uma sensação de incompreensão e uma forte necessidade de amor. “São cinco vidas, cinco pessoas incapazes de amar às voltas com seus desejos de amar, seus medos e suas limitações”, explica o diretor Claudio Tolcachir. “É uma história sobre querer e não saber o que fazer, e de querer viver intensamente cada dia, apesar de tudo”, completa.

Com um extenso currículo de indicações a prêmios, premiações e participações em festivais, Tercer Cuerpo é o segundo texto escrito para teatro pelo ator, diretor, dramaturgo e professor argentino Claudio Tolcachir.

Nesta montagem ele trabalha com a valorização do ator e do personagem. “O eixo do tempo-espaço, como unidade convencional, é quebrado dando lugar a um ambiente de situações diferentes que coexistem no mesmo espaço - um espaço que é um e muitos ao mesmo tempo”, explica Tolcachir.

Em sintonia com esta proposta centrada no trabalho de atuação, os cenários enfatizam a iluminação, proporcionando que a “tônica recaia sobre os personagens e os laços que se desenvolvem através deles”. “A ruptura com o espaço cênico tradicional é necessária em uma proposta como a nossa, apoiada em uma economia de recursos, e onde o mais importante é o que não é dito, o que é silenciado, porém impulsiona o desejo”, observa o autor-diretor.

Patrocinadores

Ao longo de sua história o Festival contou com importantes parceiros, empresas patrocinadoras e apoiadoras que enxergam na mostra curitibana um evento com força para agregar mais prestígio à sua marca. O Itaú apresenta o Festival de Teatro de Curitiba, que tem como patrocinadores Britânia, Denso, Grupo Boticário, Heineken, Petrobras, Volkswagen, Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. A Editel é responsável pelas informações oficiais; a BWT Turismo é a agência de viagens oficial; Vivo é a operadora oficial; a Estapar é o estacionamento oficial; e o Slaviero é o hotel oficial do Festival de Teatro de Curitiba. A Positivo Informática oferece apoio logístico. Os apoios culturais são: Folha de SP, Sesc, Itaipu, Peixe Urbano e Go Print.

 

Os eventos associados contam com os seguintes patrocinadores: Bosch apresenta Arena Bosch; Servopa e Heineken apresentam o Risorama. A Electrolux apresenta o Gastronomix, que tem apoio também da Fundação Grupo Boticário e Rossi. Balaroti e Condor apresentam o Mish Mash e a Mili apresenta o Guritiba. Sesi apresenta o Sesi Dramaturgia e a PUC apresenta o PUC Ideias.

 

 

 

.......................


 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.