GALPÃO CINE HORTO

O Galpão Cine Horto, Centro Cultural do Grupo Galpão de Teatro, de Belo Horizonte, é presença confirmada no Festival de Curitiba 2011. Além de assistir à estreia  nacional do novo espetáculo da companhia mineira,  o público terá acesso a um stand do Centro Cultural, montado no QG do Festival, no Memorial de Curitiba, que apresentará as ações desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT).

 

O espaço foi criado pelo Galpão Cine Horto há seis anos, e realiza projetos voltados para a pesquisa e a memória do teatro.  O stand estará instalado entre os dias 08 e 10 de abril, mesmo período em que o grupo apresenta “Tio Vânia (Aos que vierem depois de nós)”.

 

CENTRO DE PESQUISA E MEMÓRIA DO TEATRO (CPMT)

 

O Galpão Cine Horto mantém desde 2005 o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT). Primeira unidade de informação e memória especializada em teatro no Estado de Minas Gerais, o espaço armazena, organiza e disponibiliza de forma inteiramente gratuita um acervo bibliográfico, audiovisual e iconográfico especializado em teatro, composto por mais de 4.000 títulos.

 

O CPMT desenvol ve diversos projetos e ações no âmbito da informação e da memória, que serão apresentados ao público no Festival de Curitiba 2011. Entre elas, destacam-se: o selo editorial Edições CPMT, responsável pela publicação da Revista Subtexto de Teatro, dos Cadernos de Dramaturgia do Galpão Cine Horto e dos livros "Cena Invertida: dramaturgias em processo" e "Grupo Galpão: uma história de encontros" e o Portal Primeiro Sinal, portal de internet criado com o objetivo de organizar e disponibilizar em um mesmo sítio informações consistentes e confiáveis sobre teatro.

 

Todas as publicações estarão disponíveis para consulta e compra no stand do Galpão Cine Horto no Festival. O público terá acesso gratuito também ao Portal Primeiro Sinal.

 

PUBLICAÇÕES E PROJETOS DO CPMT

 

Revista Subtexto de Teatro – A revista de teatro do Galpão Cine Horto conta com a colaboração e artigos de especialistas, artistas e pesquisadores de todo o país. Com periodicidade anual e tiragem de 2.000 exemplares, a publicação é distribuída gratuitamente para grupos e instituições de teatro, através de pontos de distribuição loc alizados nas principais cidades do país. Em sua sétima edição, a revista traz como tema a dramaturgia contemporânea no Brasil e seus desafios.

 

Cadernos de Dramaturgia do Galpão Cine Horto - A coleção Cadernos de Dramaturgia do Galpão Cine Horto está ancorada na produção dramatúrgica resultante dos projetos desenvolvidos pelo Galpão Cine Horto. A primeira série, publicada em 2009, reúne três cadernos que contém sete textos dramatúrgicos originais, além de ensaios reflexivos sobre processos de criação de dez montagens do projeto Oficinão. A segunda série será lançada em março de 2011, reunindo os textos dramáticos produzidos para as seis edições do projeto Cine Horto Pé na Rua, além de ensaios reflexivos sobre o processo de direção e dramaturgia do espetáculo. Cada caderno tem tiragem de 1.000 exemplares.

 

Cena Invertida: dramaturgias em processo – Lançado em uma parceria do Selo Edições CPMT com o Grupo Teatro Invertido, o livro partiu do desejo dos integrantes do grupo de refletir e compartilhar com o público um pouco de sua trajetória e seus processos. Para isso, o grupo criou o projeto de um livro e convidou um respeitável time de pesquisadores para a tarefa de colocar seu ponto de vista sobre o caminho trilhado por eles. Desses diferentes olhares surgiu o “Cena Invertida – dramaturgias em processo”, um livro com distribuição gratuita que reúne, ao todo, sete artigos escritos por Nina Caetano, Fernando Mencarelli, Davi de Oliveira Pinto, Rita Gusmão, Luiz Carlos Garrocho, Marcos Antônio Alexandre e Antonio Hildebrando, personagens que participaram e influenciaram diretamente os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, além de um artigo escrito pelos próprios integrantes e os textos originais de seus cinco espetáculos.

 

Grupo Galpão: uma história de encontros – Lançado em uma parceria do Selo Edições CPMT com a DUO Editorial, este livro registra, sob o olhar de Eduardo Moreira, integrante do Grupo Galpão, as experiências e os mais expressivos encontros do grupo com atores, autores e diretores, como: Paulo José, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Ulysses Cruz, Eid Ribeiro, Paulinho Polika, Fernando Linares, Carmen Partenostro, Aderbal Freire Filho, Paulo de Moraes, entre tantos outros renomados artistas do Brasil e do exterior. Os relatos são divididos em três partes: os primeiros doze encontros do grupo, com análises e descrições de experiências e montagens feitas com diretores convidados; os encontros mais diversos a partir dos elementos da vida do teatro, tais como o público, as viagens, os festivais de teatro, os grupos de teatro, a música, a dramaturgia (incluindo a relação com os textos clássicos), o corpo, o figurino, o cenário, a luz, o som e a produção e, por fim, os encontros ligados ao cinema, como o relato da experiência do documentário “Moscou”, dirigido por Eduardo Coutinho e Enrique Diaz, e o trabalho com o diretor e preparador de elenco, Sérgio Penna.

 

Portal Primeiro Sinal - O portal de teatro Primeiro Sinal, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto em parceria com a PUC Minas, foi totalmente reestruturado, visando melhorar e ampliar seu conteúdo, ferramentas e interatividade. Com o objetivo de organizar e difundir informações consistentes e confiáveis sobre teatro, reunir em um único sítio informações que se encontram dispersas na internet e preservar a memória iconográfica do teatro brasileiro, o portal disponibiliza para o público um guia de escolas, grupos, associações de classe e festivais de teatro; links para guias culturais de todo o Brasil; um sistema de busca de informação direcionada para banco de teses, enciclopédias e sites de conteúdo confiável; artigos opinativos produzidos por especialistas d a área; acesso on line a diversos periódicos de teatro; um banco de imagens e uma galeria de exposições fotográficas além de um diretório de blogs.

 

Patrocinadores

Ao longo de sua história o Festival contou com importantes parceiros, empresas patrocinadoras e apoiadoras que enxergam na mostra curitibana um evento com força para agregar mais prestígio à sua marca. O Itaú apresenta o Festival de Teatro de Curitiba, que tem como patrocinadores Britânia, Denso, Grupo Boticário, Heineken, Petrobras, Volkswagen, Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. A Editel é responsável pelas informações oficiais; a BWT Turismo é a agência de viagens oficial; Vivo é a operadora oficial; a Estapar é o estacionamento oficial; e o Slaviero é o hotel oficial do Festival de Teatro de Curitiba. A Lúmen FM é a rádio oficial do Fringe. A Positivo Informática oferece apoio logístico. Os apoios culturais são: Folha de SP, Sesc, Itaipu, Peixe Urbano e Go Print.

 

Os eventos associados contam com os seguintes patrocinadores: Bosch apresenta Arena Bosch; Servopa e Heineken apresentam o Risorama. A Electrolux apresenta o Gastronomix, que tem apoio também da Fundação Grupo Boticário e Rossi. Balaroti e Condor apresentam o Mish Mash e a Mili apresenta o Guritiba. Sesi apresenta o Sesi Dramaturgia e a PUC apresenta o PUC Ideias.
 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.