Conferimos “A Grande Aposta”

“A Grande Aposta” é um filme baseado no livro homônimo escrito por Mark Lewis.

O autor conseguiu transformar um assunto complicado, a crise imobiliária dos Estados Unidos de 2008, em um tema interessante.

A partir desse texto o diretor Adam McKay montou um filme no qual o espectador não consegue tirar o olho da tela.

Ele utiliza alguns recursos que fazem com que a gente entenda a complexidade do tema.

Em alguns momentos os personagens falam direto para a câmera e explicam detalhadamente o que está acontecendo, em outros ele coloca artistas diferentes, que não fazem parte da trama, em uma situação paralela explicando determinado jargão ou conceito da indústria imobiliária, ou ainda faz muitas alusões aos jogos de azar de Las Vegas comparando-os ao mercado de ações.

Ponto para ele, que faz um filme que impressiona pela própria direção, edição, atuações e roteiro incríveis.

O filme também conta com um elenco estelar, todos brilham, mas o destaque maior vai para Steve Carell, que construiu um personagem que parece alta voltagem pura.

O filme conta a história de alguns grupos que perceberam, com alguma antecedência, que o sistema imobiliário dos Estados Unidos iria quebrar.

E apesar dessa percepção, o que bateu mais forte em todos, foi o capitalismo mesmo.

Nada de lição de moral ou ética, o importante é enriquecer.

Na história conhecemos Michael Burry, dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena nessa aposta contra o sistema.

Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert, que vive recluso.

Informação, alguém já disse que esse é o bem de maior valor da humanidade, saber o que fazer com ela então, não tem preço.

“A Grande Aposta” é um filme inteligente, que impressiona por contar uma história recente que nos afeta até hoje. Recomendo!

 

Título Original: The Big Short

Gênero: Drama

Duração: 2 horas e 11 minutos

Ano de Lançamento: 2016

Direção: Adam McKay

Elenco: Christian Bale, Steve Carel, Ryan Gosling, Brad Pitt, John Magaro, Karen Gillan, Melissa Leo, Marisa Tomei.

RITA VAZ

www.ritavazm.blogspot.com.br

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.