Brasil e União Europeia divulgam pesquisa sobre desperdício

ceasa 460x310
Desperdício de alimentos preocupa a FAO e o governo brasileiro (Foto: EBC)

 


Estudo, que será apresentado em seminário em Brasília, faz parte de projeto no âmbito dos Diálogos Setoriais cujo objetivo é estimular políticas públicas para a redução das perdas e desperdício de alimentos 

No próximo dia 20 de setembro acontece o “Seminário Internacional União Europeia – Brasil Perdas e Desperdício de Alimentos em Cadeias Agroalimentares: Oportunidades para Políticas Públicas”, na Sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. Durante o evento, serão divulgados dados de pesquisa inédita sobre hábitos de consumo de alimentos e desperdício em famílias. Foram ouvidos aproximadamente 1700 consumidores de todas as regiões brasileiras.

A pesquisa faz parte de projeto liderado pela Embrapa nos Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil.  A ação de cooperação sobre o combate ao desperdício alimentar, financiada pela União Europeia, aproximou o Governo Brasileiro, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Social e WWF Brasil, com as respectivas contrapartes de vários países Europeus, como Bélgica, Dinamarca, França, Reino Unido e Suécia. “Estes contatos, trocas de experiências e agora mais recentemente esse estudo com as famílias brasileiras prospectam significativos avanços para a definição de melhores políticas públicas, estratégias e ações práticas no âmbito do combate ao desperdício alimentar”, afirma o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho.

O primeiro bloco do Seminário está dedicado à apresentação dos resultados sobre perdas e desperdício em cadeias agroalimentares, incluindo, além do estudo sobre hábitos familiares de consumo e desperdício de alimentos, pesquisa da Fundação Getulio Vargas sobre perdas realizada com grandes e pequenos produtores de hortifrúti do cinturão verde de São Paulo. Políticas públicas para a sustentabilidade da cadeia agroalimentar e redução das perdas e desperdícios de alimentos serão abordadas no segundo bloco por pesquisadores e agentes públicos da Inglaterra, Suécia e Brasil.



Serviço
 
Seminário Internacional União Europeia – Brasil Perdas e Desperdício de Alimentos em Cadeias Agroalimentares: Oportunidades para Políticas Públicas
Data: 20 de setembro
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Embrapa - Final da Asa Norte, Auditório do Bloco D, Brasília (DF)
Mais informações:
(61) 99615-8713 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização em Ter, 18 de Setembro de 2018 13:09  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.