Histórias que eu gosto de contar, da escritora infanto-juvenil Cléo Busatto, é realizado com recursos da Lei do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba
Cléo Busatto traz uma narrativa em formato de contos traz sete histórias que valorizam
a complexidade da alma humana e o herói (Foto: Divulgação)
A escritora Cléo Busatto, um dos grandes nomes da literatura nacional para crianças e jovens, aposta em assuntos que fazem parte do imaginário delas em seu novo livro: a valorização do herói e da complexidade da alma humana. Estes são os temas que norteiam os sete contos do Histórias que eu gosto de contar. A coletânea traz narrativas originárias da literatura oral de diversos povos e diferentes origens.
"O projeto Histórias que eu gosto de contar permite a consciência e aceitação do acervo mito-poético de diferentes povos, do olhar transcultural que perpassa suas criações e promovem uma cultura de paz. A escolha por contos populares reforça a ideia da literatura como um espaço de prazer e crescimento pessoal", explica Cléo.
Como contadora de histórias, Cléo privilegiou contos desconhecidos das crianças para colaborar com a construção de conhecimento sobre a literatura universal. "Outro objetivo do projeto é agregar forças aos movimentos que promovem a produção e promoção do texto literário. Quem ama e se dedica para a literatura está ciente da importância dela na formação do sujeito. A escolha dos contos sensibiliza o sujeito para a leitura de si e do mundo e promove a ampliação da consciência pessoal pelos conceitos de multiplicidade cultural e alteridade", avalia.
Para a autora, a literatura é um meio importante na abordagem dos valores mais positivos a serem perseguidos pelos seres humanos. Questões atuais, como o bullying, a adoção, as relações familiares e os relacionamentos sociais são apresentados nas narrativas literárias. "As narrativas colaboram para promover a reflexão e a compreensão de valores como a lealdade, a confiança e a solidariedade. Mostram, enfim, no exemplo do herói, que é possível construir uma sociedade com pessoas mais justas, proativas e verdadeiras. À medida que apresentamos à criança argumentos poéticos que desestabilizam a crença de um único olhar do homem para si, para o outro e para o mundo, contribuímos também para uma educação pela paz", finaliza.
O projeto de produção do livro literário, realizado com recursos da Lei do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba, está apoiado na edição dos contos da literatura universal, herdada da tradição de narrativas populares: As oito fadas (Coréia do Norte), Flor da Lua (Japão), Elal, o criador dos Tehuelches (Argentina), Kintu e Nambi (Uganda), O gigante que não podia morrer(Brasil), Paulino, o destemido (Itália) e Os sete corvos(Alemanha). Além do livro, duas oficinas de formação de contadores de histórias para 70 pessoas integraram o projeto. A capacitação foi realizada para mediadores de leitura da Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba.
Histórias que eu gosto de contar de Cléo Busato (Foto: Divulgação)
Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares. Foi selecionada como finalista do Prêmio Jabuti 2016, o mais importante prêmio literário do Brasil, com a obra "A fofa do terceiro andar". Catarinense radicada em Curitiba (PR), Cleo é Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar (SP) - Cetrans.
Nos últimos cinco anos, como narradora oral, contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior, e como especialista e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, formou mais de 50 mil pessoas. Como escritora é autora de A Fofa do Terceiro Andar, Mitologia dos 4 Elementos, Paiquerê, o paraíso dos Kaingang, O Florista e a Gata, entre outras obras. Mais informações no site www.cleobusatto.com.br.
SERVIÇO
Lançamento em Curitiba
Histórias que eu gosto de contar de Cléo Busatto
Onde: Pátio Batel – Avenida do Batel, 1868, Batel, Curitiba
Quando: 25 de agosto, às 15h
Mais informações em www.cleobusatto.com.br
Descrição: Livro infantil traz contos que abordam temas atuais como bullying e relacionamentos sociais
Tags: cultura; literatura; contos; escritora; cléo busatto