Hospital Pequeno Príncipe - Tratamento contra o câncer

Projeto Viva a Cultura! utiliza atividades recreativas para trazer bem-estar aos pacientes atendidos pelo Serviço de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea da instituição

07
Projeto Viva a Cultura! - Foto: dancarmarketing.com.br

Entre os dias 9 e 13 de abril, as crianças em tratamento oncológico no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), poderão usufruir da arte e de atividades lúdicas como uma ferramenta importante para ajudar a lidar com o momento difícil pelo qual estão passando. As ações fazem parte do projeto Viva a Cultura!, que leva arte como  instrumento para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor.

O universo do teatro como fator terapêutico ganhou espaço a partir da década de 1970, com os ideais do médico norte-americano Patch Adams, que percebeu a importância de implantar em seu ambiente de trabalho uma rotina mais humanizada, valorizando a compaixão e a preocupação com o bem-estar de seus pacientes. As ações são comandadas por monitores e atores que aguçam a imaginação e a criatividade das crianças.

Para o ator Marcelo Zurawski, que integra o elenco da peça de teatro encenada no projeto, a iniciativa proporciona um respiro de diversão e também de reflexão. “Interagir com as crianças durante esse momento é muito enriquecedor e gratificante. Sentimos que os pacientes nos ensinam um pouco mais sobre resiliência e superação a cada nova apresentação”, destaca Marcelo.

A chefe do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, destaca que atividades que estimulam a criatividade dos pacientes com recursos lúdicos impactam diretamente na resposta dos pequenos ao tratamento. “Diversos autores comprovam a importância do brincar para o desenvolvimento motor e intelectual das crianças. No caso de meninas e meninos hospitalizados, esse brincar possui um alto valor terapêutico, auxiliando na liberação de pensamentos, sentimentos e frustrações, o que torna todo o processo de internação menos traumático”, comenta a psicóloga.

Para Vanessa Cordaro, diretora de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da AstraZeneca, projetos como esse são exemplos de como os valores da empresa são colocados em prática. “Colocar o paciente em primeiro lugar é um de nossos principais compromissos, e nesses 11 anos de projeto pudemos beneficiar mais de 12 mil crianças e familiares, comprovando que projetos que focam no bem-estar do paciente resultam em um menor tempo de internação e maior efetividade no tratamento”, destaca a executiva.

Na AstraZeneca o projeto também despertou a atenção da colaboradora Denise Araújo, que após participar de uma visita em um dos hospitais atendidos pela ação, passou a colaborar como voluntária em iniciativas direcionadas ao bem-estar dos pacientes em hospitais públicos e privados. “É emocionante saber que, em poucas horas, você consegue desconectar essas crianças de seus problemas e levar um pouco do mundo externo para cada uma”, comenta a colaboradora.

05Projeto Viva a Cultura! da AstraZeneca - Foto: dancarmarketing.com.br

O Viva a Cultura! é um projeto da AstraZeneca em parceria com o Instituto Dançar, e tem apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91). Para conhecer mais sobre a história do Projeto Viva a Cultura!, acessewww.vivaacultura.com.br

Serviço: Projeto “Viva a Cultura” no Hospital Pequeno Príncipe

Local: Hospital Pequeno Príncipe – Rua Desembargador Motta, 1.070 – Água Verde, Curitiba - PR

Data: De 9 a 13 de abril

Programação:

OFICINAS CULTURAIS

Data: 9 a 13 de abril

Horário: 9h30 às 11h30

CIA. DE MÚSICA (VISITA AOS LEITOS)

Data: 9 a 13 de abril

Horário: 14h às 15h30

APRESENTAÇÃO TEATRO

Data: 10 de abril

Horário: 10h30 às 11h30

FOTO DIVERTIDA

Data: 11 de abril

Horário: 9h30 às 11h30

Sobre a AstraZeneca

A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição, principalmente para o tratamento de doenças em três principais linhas terapêuticas – Oncologia, Doenças Cardiovasculares, Renais & Metabólicas e Respiratória. A companhia também atua nas áreas de autoimunidade e neurociência. A AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo. Para mais informações acesse:www.astrazeneca.com.br

Sobre o Instituto Dançar

O Instituto Dançar, criado em 2008 pela Dançar Marketing & Comunicações, uma das principais empresas de marketing cultural do país com 35 anos de mercado, surgiu com o objetivo de atender com excelência demandas institucionais nas áreas de cultura, meio ambiente, educação e esportes, focado em desempenhar um papel importante no apoio ao desenvolvimento social humano, trabalhando nos pilares fundamentais das comunidades em geral. Com seriedade e comprometimento, o Instituto Dançar busca exercer um papel efetivo nas comunidades e projetos sociais, não apenas com ações específicas de campanhas, mas também em cada detalhe de seus projetos.

Pequeno Príncipe: maior hospital pediátrico do Brasil

Há quase 99 anos, o Pequeno Príncipe cuida da saúde de crianças e adolescentes de todo o Brasil. É o maior hospital exclusivamente pediátrico do país e conta com 370 leitos, sendo 60 de UTI. Por ano, realiza, em média, 305 mil atendimentos ambulatoriais e 20 mil cirurgias. Destina cerca de 70% da sua capacidade para pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Referência em 32 especialidades – como Cardiologia, Ortopedia, Cirurgia Pediátrica, Nefrologia, Oncologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) –, a instituição realiza procedimentos de alta e média complexidade. Em 2017, por exemplo, foi responsável por 213 transplantes ( 1 – coração; 33 – medula óssea; 15 – rim; e 164 – tecido ósseo).

Uma das diretrizes do Hospital, uma instituição filantrópica, é a de oferecer tratamento integral e humanizado a crianças e adolescentes. Um conjunto de programas agrega ao cuidado integral em saúde a perspectiva de garantia dos direitos fundamentais. Entre eles, a inclusão de educação, cultura e ações organizadas por voluntários, garantindo equidade a todos os pacientes e suas famílias.

Última atualização em Qui, 12 de Abril de 2018 15:31  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.