Sopa de feijão com Macarrão e Couve.Uma das minhas preferidas. Pode ser feita com qualquer tipo de feijão que goste.
Faça o feijão do jeito tradicional.Não sabe fazer feijão?
Não tem problema, eu explico, prestenção:
Deixe por algumas horas uma xícara de feijão em um vasilha com água.
Isso serve para "amaciar os grãos" e, também, para separar alguns grãos que podem não estarem bons, pois eles flutuam, devido à criação de uma bolhas de "ar" que se formam, devido à ação, por exemplo, de bactérias. Retire-os, mas, não dispense essa água, pois, será nela mesma que faremos, por isso, quando colocar o feijão na água, já use a mineral ou a filtrada.
Aliás, em culinária bem feita, toda água deve ser assim, nunca direto da torneira a não ser para lavagem dos ingredientes.
Agora coloque esse caldo e os feijões na panela de pressão, tampe e ligue em fogo alto. Quando começar a chiar a válvula da pressão, abaixe ao mínimo o fogo e deixe de 20 a 25 minutos cozendo.
Para abrir, retire a pressão primeiro, liberando a válvula e, para facilitar e ir mais rápido, embaixo da torneira ligada.
Volte ao fogo baixo e tempere com cebola, alho, sal e, se quiser, salsinha e cebolinha.
Se não engrossar, retire um concha do feijão pronto, amasse com o garfo e volte à panela. Deixe fervendo, mexendo a cada minuto para não queimar os que estão no fundo da panela. Fogo baixo, heim !!
Esse é o básico, depois você pode temperar com carnes, tipo lingüiças, bacons e paio. Vai do seu gosto.
Agora para a sopa, coloque esse feijão no processador ou liquidificador e bata.
Acrecente o macarrão, mas ele deve ter sido fervido, escolado fora da sopa. Tem gente que coloca o macarrão cru na sopa e deixa ele cozinhar nela. Isso deixa um gosto horrível de farinha. Não faça isso. Coloque-o depois de cozido e, se puder, após escoar, ainda passe uma água por ele, assim retira mais a farinha. Pode até ser fria, pois ele vai esquentar na panela com o feijão.Também não deixe-o muito mole, pois pode desmanchar durante o preparo.
Os macarrões mais comuns são o gravatinha (farfalle), conchinha (orecchiette) e o spaghetti.
Agora vamos colocar a couve.
Se você colocar a couve diretamente na sopa, como ela verte muita água, pode deixar a sopa meio ruim.
Fatie fininho, passe a couve pela frigideira com um pouco de manteiga, salteando a verdura por uns três a quatro minutos e depois coloque na sopa.
Feito tudo isso, deixe bem quentinha e sirva com torradas.
Deixa essa sopa melhor ainda:
depois de servir no prato colocar um fio de azeite de oliva de boa qualidade e extravirgem por cima.
Não se deixe assustar pelo nome, essa sopa é muito gostosa. A francesa que você pode convidar para jantar nesse friozinho e, com certeza, você vai gostar.