Receita de Sexta do Ripp

Coq Au Vin (Frango ao vinho)

Prato tradiconal da culinária francesa, não é um bicho de sete cabeças e você poderá fazer sem grandes esforços,apenas é necessário o tempo, relativamente longo, em que se deixa marinando o frango (Também, tradicionalmente é mfeito com galo, daí o nome "Coq").

 

 

Ao ler a receita poderá achar que é meio complicadinha, mas na execução verá que é de uma simplicidade grande, Vamos lá:
Em uma panela coloque a cebola, o alho, a cenoura picados e refogue bem, sem deixar queimar.
Adicione o vinho tinto (quannto melhor o vinho, melhor será o resultado) e deixe ferver por uns cinco minutos. Desligue o fogo.
Com uma peneira ou chinois côe esse preparado. Com o líquido deixe de molho os filets de frango, entre-coxas ou coxas, pelo menos 12 horas. Reserve os vegetais, não os descarte.
Depois de 12 horas de molho, retire o frango do molho e seque-o uma com papel toalha. Reserve o frango e a vinha-d´alhos.
Agora, em uma panela grande, coloque manteiga e óleo vegetal (como já escrevi, o óleo tem a função de não deixar a manteiga queimar) e frite cubinhos bem miúdos de bacon. Retire e escorra em papel toalha.
Na gordura que ficou na panela, frite o frango e retire-os, reservando-os.
Na gordura que ficou na panela, coloque de volta os vegetais da vinha-d'alho. Eles soltaram um pouco de líquido, o que fará com que você degasseie (raspar o fundo da panela com um líquido), formando um delicioso caldo. Acresente uma colher rasa de farinha de trigo peneirada aos poucos para engrossar.
Agora coloque o líquido que sobrou da vinha-d'alhos, mexa e acrescente o frango e mais uma folha de louro e um raminho de alecrim. Deixe cozinhando por uns 5 minutos.
Há pessoas que acrescentam algum tipo de nóz, como as amêndoas, em fatias, cogumelos, etc. Outras, acrescentam creme de leite fresco no final.
Esse prato, tradicionalmente, é feito com vinho tinto, mas você poderá fazer com vinho branco ou mesmo Chanpagne.
Sirva com arroz branco.
* No caso da foto, fiz uma desconstrução e os coloquei sobre um seixo para manter quente.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.