Receita de quarta do Ripp

Outro dia olhei umas mangas que meu pai me deu, além de um rolo de massa de pastel e pensei: Vou combinar tudo isso e acabou saindo um belíssimo prato e muito saboroso, onde tudo combinou perfeitamente.

Começe temperando as bistecas. Apenas sal e pimenta do reino moída na hora. Foi um dentinho de alho, também, mas não se deve colocar junto, porque na hora da fritura ele queima. Frite-o na manteiga e na gordura que sobra após fritar a bisteca e coloque por cima.

 

O Chutney, uma espécie de geléia é bem fácil. Corte a manga em cubinhos pequenos e uma cebola bem fininho. Na manteiga ou no aceite deixe a cebola translúcida e acrescente três colheres de sopa de vinagre de vinho branco e os cubinhos de manga.

Pique bem miúdo uma pimenta, retirando a parte branca e as sementes. Coloque na panela e junte, também pimentão vermelho muito bem picado, se quiser. Acrescente sal, pimenta do reino e passas brancas (hidrate primeiro elas, deixando em água quente por uns 20 minutos).

Em fogo baixo vá mexendo delicadamente até engrossar e a manga desmanchar-se. Retire do fogo e coloque sobre um fatia de manga bem fininha e as bistecas ao lado. Sirva com arroz.


Rolinhos Recheados

As vezes lembram os famosos Springs Roll, os tais Rolinhos Primavera, mas estes são feitos com massa diferente (chama-se Harumaki) e que se fizermos em casa, com os tempos de espera necessários, demora muito, embora seja apenas farinha e água. O recheio varia, mas os tradicionais tem repolho e broto de feijão.

Então vou fazer os meus, diferentes, mas que ficam tão deliciosos que dá vontade de comer dúzias.

Façam assim:

Em uma panela derreta uma colher de manteiga e frite um pouco de cebola picadinha e cubinhos de bacon (se for vegetariano, o bacon pode ser dispensável, mas se for como eu, carnívoro, coloque porque dá um gosto maravilhoso).

Acrescente o repolho e cenoura fatiados a "julienne", ou seja, fininhos e compridos (a cenoura pode ser ralada, pela praticidade). Misture, coloque uma pitada de sal e tampe a panela por 4 a 5 minutos. Depois desse tempo, abra e deixe evaporar o líquido que se forma desse refogado.

Retire do fogo, deixe esfriar e coloque sobre quadradinhos de 10 centímetros por 8 centímetros da massa de pastel.

Gire a massa formando um rolinho (se colocar sobre o papel que envolve a porópria massa, facilita essa operação), sem sobrepor muito as pontas, mas antes passe um pouco de água para que grudem bem. As pontas, ou você tem técnica de enrolar direitinho, sem deixar aquele montão de massa sobreposta, por que senão náo vai fritar direito, ou simpelsmente encosta as bordas e passa o garfo ou carretilha e as fecha.

Depois de frito, se quiser dar uma aparência de rolinho, corte e descarte essas pontas.

Frite em óleo vegetal abundante e novo, de modo a cobri-los, como nos pastéis, para que fiquem bem bonitos e dourados.

Escorra sobre papel toalha para que fiquem bem sequinhos e sirva com molho agridoce ou molho tailândes.

Para evitar comprar esses molhos prontos, deixo a receita aqui embaixo. Não é difícil e fica muito melhor do que os comprados.

O molho Agridoce, aquele vermelho, feito em casa é muito mais saboroso, confiável e pode ser guardado na geladeira por 3 a 4 dias,

Coloque em uma panela duas colheres de açúcar bem cheias, quatro colheres de sopa de vinagre branco, meia colher pequena de sal. seis colheres de sopa de catchup e, por fim, meia xícara de água com uma colher de sobremesa de Maisena dissolvida. Vai ao fogo baixo, mexendo lentamente até engrossar e pronto. Quanto mais ficar no fogo, mais grosso fica, por isso bom senso. Uns 4 minutos bastam depois de levantar bolhas de fervura.

O molho Thay, o molho que eu chamo de tailândes, porque se parece muito com as preparações de lá, eu faço assim:

Em uma tijela ou bawl, eu coloco 4 colheres de sopa de Shoyo, cebola bem picadinha (ou mesmo ralada), cebolinha bem miudinha e pimenta vermelha sem sementes e cortada em quadradinhos do menor tamanho possível. Uma colher de açúcar para retirar o salgado do shoyo e umas gotinhas de tabasco, para ficar mais apimentado, mas se não gostar, não precisa.

Esse molho pode acompanhar um sem número de pratos, de ostras a pedaços de frango frito. É delicoso, também.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.