Hospital realiza ações para combater AVC

Quem tem na familia ,como eu, uma pessoa que foi vitima de um AVC sabe como isso pode e é dificil de se viver...para todos...Minha mãe teve dois AVCs e foi muito dificil para toda a familia e principalmente para ela....continua sendo maravilhoso te-la conosco mas foi muito complicado no inicio....a adaptação ..o dia-a-dia...foi como ganhar uma nova mãe....dependente....doido....

Bem,a doença deu sinais..mas médicos despreparados,diagnosticos errados não ajudaram em nada...para que voce não viva isso ou ao menos esteja preparado segue a dica :

O acidente vascular cerebral - AVC, mais conhecido como derrame, é considerado a terceira maior causa de morte em vários países, causando incapacidade física e mental. A cada seis segundos, independente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre por causa de um AVC. No Brasil, conforme os dados do Ministério da Saúde, o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos curitibanos, a partir desta segunda-feira (25) até sábado (30), os Hospitais VITA realizam campanha com dicas de prevenção e esclarecimento à população.

As ações fazem parte do Dia Internacional do AVC (29 de outubro) e serão realizadas em empresas, academias de ginástica, no Palladium Shopping Center, no Parque Barigui e nos hospitais VITA Curitiba e VITA Batel. A campanha será realizada por médicos e profissionais de enfermagem do VITA.

O AVC pode ser definido como o surgimento de um sintoma neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do cérebro. O tipo mais comum é o AVC isquêmico, causado por um coágulo no interior de um vaso sanguíneo do cérebro, que bloqueia ou prejudica o fluxo de sangue, interrompendo o fornecimento de oxigênio e nutrientes essenciais para o órgão. Já o AVC hemorrágico é causado pela ruptura de um vaso com extravazamento de sangue para o interior do cérebro.

Segundo o neurologista Marcos Lange, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital VITA Curitiba, o atendimento do paciente com AVC deve ser realizado em caráter de emergência, e para isso é importante reconhecer que a pessoa está sofrendo um AVC. A prioridade é a identificação das manifestações clínicas caracterizadas pelo início súbito de qualquer um dos seguintes sintomas - fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, alteração na fala, perda da visão, dificuldade em caminhar ou no equilíbrio, e dor de cabeça de início súbito -. Lange explica que na presença de um destes sintomas, não se deve aguardar a melhora, pois cada segundo é importante. Até 4 horas e meia após o início dos sintomas, um medicamento que dissolve o coágulo pode ser dado aos pacientes com AVC isquêmico (o tipo mais comum), diminuindo a chance de sequelas.

Outro ponto levantado pelos especialistas: quem já teve um AVC ou uma "ameaça de derrame" ou outra doença vascular como o infarto (no coração) e a doença vascular periférica (estreitamento das artérias que alimentam as pernas diminuindo o fluxo de sangue), tem maior probabilidade de ter um AVC. De acordo com a médica Ester London, chefe do Serviço de Neurologia do VITA Batel, deve-se atentar para fatores e grupos de risco - doenças cardíacas, doença de Chagas, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo, colesterol elevado e consumo excessivo de álcool -. Este ano, a campanha abordará a prevenção de alguns destes fatores, como a obesidade.

Obesidade - o índice de massa corporal (IMC) é uma forma de analisar a obesidade, que é fator de risco para AVC e infarto. O IMC é uma fórmula matemática em que se divide o peso corporal pelo quadrado da altura [IMC =peso / (altura)2]. O valor ideal é abaixo de 25. Mesmo valores entre 25 e 29,9, considerados como sobrepeso, já elevam os riscos de doença cardiovascular, incluindo o AVC, alerta Lange.

O médico explica também, que assim como o IMC, a medida de circunferência abdominal, que é uma análise mais específica para a obesidade abdominal, pode ser avaliada. Esta medida difere entre os homens e as mulheres. Valores acima de 102 cm nos pacientes do sexo masculino e acima de 88 cm nos pacientes do sexo feminino aumentam consideravelmente o risco de um AVC. Para se medir a circunferência abdominal, o paciente deve estar na posição em pé e com o abdome relaxado, sem qualquer roupa sobre a região a ser analisada (camiseta, calça, cintas...) e deve ser medida com uma fita métrica na altura do umbigo.


Mais informações

Sintomas
Os sintomas mais frequentes são: fraqueza ou dormência súbita na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando apenas um dos lados do corpo; dificuldade para falar ou entender o que diz; dificuldade de enxergar; dificuldade de caminhar; perda de equilíbrio ou coordenação; dor de cabeça súbita, intensa sem nenhuma causa aparentemente conhecida.

Principais fatores de risco
As pessoas que mais estão sujeitas a um acidente vascular são as que apresentam os denominados "fatores de riscos" como pressão alta descontrolada, diabetes; tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, estresse, colesterol elevado, sedentarismo, doenças cardiovasculares como infarto e arritmias.

Prevenção
Quando mais cedo começar a reduzir o risco, maiores serão as probabilidades de prevenir a ocorrência de um derrame.
Parar de fumar; reservar pelo menos 30 minutos por dia para fazer alguma atividade física, como caminhada; comer cinco porções de vegetais por dia; manter o peso adequado; controlar os níveis de sal, gordura e açúcar na dieta; evitar o consumo excessivo de álcool; ficar atento à pressão arterial, principalmente para aqueles que tiverem mais de 50 anos; procurar um médico caso o coração não bata regularmente; estimular os membros da sua família e outras pessoas próximas a manter estilos de vida saudáveis.

Reabilitação
Uma fase essencial do tratamento é a reabilitação do paciente para recuperar uma vida útil e produtiva. Com a ajuda de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicoterapeutas, e a participação ativa da família, o paciente deve iniciar o processo assim que for possível. A reabilitação deverá ajudar os pacientes a se manterem capacitados ou recuperarem movimentos perdidos como caminhar e falar, além de recuperar a capacidade para desempenhar tarefas básicas como tomar banho, vestir-se, comer e outras mais complexas, como usar o telefone e dirigir.


Programação:

Sexta-feira, 29 de outubro
Palladium Shopping Center
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 4.121 - Portão - Curitiba.
Horário: das 11 ás 23h
Ações: distribuição de dicas de saúde; orientações sobre AVC; orientações
sobre nutrição, IMC e circunferência abdominal e aferição de pressão.

Hospital VITA Curitiba
Endereço: Rodovia BR 116, Km 396, nº 4.021 / Bairro Alto / Curitiba - PR
Horário: das 8 às 18h
Ações: distribuição de dicas de saúde; orientações sobre AVC; orientações
sobre nutrição, IMC e circunferência abdominal e aferição de pressão.

Hospital VITA Batel
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1896 - Batel - Curitiba - PR
Horário: das 8 às 18h
Ações: distribuição de dicas de saúde; orientações sobre AVC; orientações
sobre nutrição, IMC e circunferência abdominal e aferição de pressão.

Sábado, 30 de outubro
Parque Barigui - próximo ao antigo Parque Alvorada
Endereço: Rodovia do Café, km zero, acesso: BR 277 - Santo Inácio, Curitiba
Horário: das 8 às 12h
Ações: distribuição de dicas de saúde; orientações sobre AVC; orientações
sobre nutrição, IMC e circunferência abdominal e aferição de pressão.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.