Última semana! Nena Inoue volta aos palcos curitibanos com temporada gratuita do espetáculo SOBREVIVENTE


Por meio do teatro documental, ao lado de seu filho Pedro Inoue, a premiada atriz, de origem japonesa, reconstrói o caminho de sua historiografia e investiga uma possível ascendência indígena. A temporada acontece no Teatro José Maria Santos, até 25 de junho, de quinta a domingo

Após estrear com teatro cheio e ingressos esgotados na edição do Festival de Curitiba deste ano, seguida de temporada no Sesc Pinheiros, em São Paulo, a atriz Nena Inoue está de volta aos palcos curitibanos com SOBREVIVENTE, seu mais recente trabalho, no Teatro José Maria Santos, até o dia 25 de junho, com apresentações de quinta a domingo e sessões extras aos finais de semana. Neste trabalho que fala de ancestralidades, Nena Inoue divide o palco com seu filho, o ator Pedro Inoue, sob direção do amazonense Henrique Fontes, que também assina a dramaturgia. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência, no local.

Nena Inoue reconstrói, por meio do teatro documental, utilizando fotos e documentos, o caminho de sua historiografia. Isso porque, em meados de 2022, a atriz descobriu indícios de uma possível origem indígena além da já conhecida descendência japonesa. Não à toa, seu filho Pedro Inoue, também em cena, contribui para que o processo de investigação sobre as origens de Nena e os apagamentos que marcaram a vida dela e das mulheres da família sejam revelados, revisitados e ressignificados.

SOBREVIVENTE repercutiu positivamente entre público e imprensa. “Poucas intérpretes conseguem cativar o público como Nena Inoue (…) Emociona ao mesmo tempo em que levanta reflexões sociais, históricas, de gênero e de luta. Um dom das verdadeiras contadoras de história”, escreveu o jornalista André Nunes para o Blog do Arcanjo.

Sobre a atuação de Nena, o editor do site Deus Ateu, Marcio Tito, escreveu:  “Inoue amplia as simbologias da autoficção e realiza na cena um contraditoriamente delicado, sutil, explícito e brutal teatro descomplicado”.

A atriz comenta sobre a experiência de atuar com o filho e a repercussão positiva do que ela chama de experiência compartilhada. “A presença do Pedro não é só como ator, ele também é diretor assistente e ator operador de vídeo e áudio deste trabalho e, através dos recursos digitais, ele constrói em cena a dramaturgia audiovisual deste espetáculo documental, revelando as histórias que quero e preciso trazer à tona”, completa Nena.

O diretor e dramaturgo Henrique Fontes conta sobre a trajetória da peça. “quando iniciamos o processo criativo, SOBREVIVENTE era uma pesquisa sobre a realidade das mulheres indígenas, todo o processo de violência e apagamento das histórias delas, e crie uma fábula, que seria narrada em primeira pessoa. No meio disso, sentimos a vontade e a necessidade de trazer a própria história da Nena, que também vivenciou o apagamento de uma mulher, sua avó materna, ao que tudo indica, indígena”, afirma Fontes, que é vencedor do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia com o texto “A Invenção do Nordeste”.

A obra é a segunda da “Trilogia para adiar o fim”, idealizada por Nena Inoue com enfoque nas histórias verídicas de mulheres, iniciada em 2018 com o espetáculo “Para Não Morrer”, que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz 2019, no Rio de Janeiro, e que já foi assistida por mais de 40 mil pessoas.

O projeto foi realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e tem como incentivadores a Bosch e o Consórcio Servopa.

Sobre Nena Inoue

Nena Inoue é artista gestora há 40 anos. Trabalhou em mais de 80 espetáculos, dentre eles “O Vampiro e a Polaquinha“, “Murro em Ponta de Faca“, “Mistérios de Curitiba” e nos projetos “Outras Leituras“, “Leituras da Ditadura“, “Curitiba Urge” e realizou 4 edições do “Curitiba Mostra“, projeto de caráter multiárea (teatro, literatura, música, performance), apresentando trabalhos de jovens artistas da cidade de Curitiba.

Com sede em Curitiba, criou o Espaço Cênico em 1997, existente até hoje (de  2000 a 2009, juntamente com Luis Melo, funcionou como ACT- Ateliê de Criação Teatral).  De 2006 a 2009, foi Diretora Artística no Teatro Guaíra. Em 2017, estreou seu primeiro solo, “Para Não Morrer”, com sua direção e dramaturgia de Francisco Mallmann à partir da obra “Mulheres”, de Eduardo Galeano e por esta atuação recebeu o Troféu Gralha Azul 2017 e Prêmio Shell/2019 de Melhor Atriz.

SERVIÇO

“SOBREVIVENTE”, com Nena Inoue

Até 25 de junho

Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h

Sessões extras sábados e domingos, às 16h

Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 – São Francisco)

Entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes no próprio teatro

Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos

Teatro documental

FICHA TÉCNICA

Idealização: Nena Inoue 

Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes
Atuação: Nena Inoue e Pedro Inoue

Direção de Texto: Babaya

Músicas: Lilian Nakahodo

Cenografia/Figurino/Adereços: Carila Matzenbacher

Iluminação: Marina Arthuzzi

Operação Luz: Vitinho Amaral

Ator Operador e Diretor Assistente:Pedro Inoue
Cenotécnico: Nietzsche 

Relato Voz Off: Dráusio Galante, João Paulo de Souza 

Relato Vídeo: Dulce Cândida de Souza 

Costureira: Sandra Francisca Canônico

Fotografia: Maringas Maciel, Humberto Araujo, Daniel Sorrentino
Vídeos e Registros: Trópico Audiovisual / Igor Marotti  

Designer Gráfico: Martin Castro 

Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Platea Comunicação e Arte 

Captação de Recursos: Meire Abe
Direção de Produção: Marcos Trindade
Coordenação Geral: Nena Inoue

Realização: Teatroca e Espaço Cênico

Apoio Cultural: Teatro Guaíra, Padaria América, Baba Salim, O.I.D.E, Quermesse, Novo Café do Teatro

Incentivo: Bosch e Consórcio Servopa.

Cred foto Maringás Maciel

“Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba”.

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