TRUPE PERIFERIA TRAZ O BRASIL EM CENA

O teatro periférico ganhou a cena e veio pra ficar. Se você não escuta a realidade, a gente te apresenta em arte. O novo espetáculo da Trupe Periferia une poesia marginal, grafite, audiovisual e fatos do dia-a-dia. No palco, jovens poetas marginais de Curitiba, Araucária, Mandirituba e Ponta Grossa trazem em textos autorais o preconceito, a falta de oportunidades, o sonho, a luta, a inclusão. 

“Eles já assinam a dramaturgia e agora passam a fazer os vídeos e a trilha. A Trupe é a periferia. São os jovens, é deles. Eles que comandam”, diz o diretor Kenni Rogers. 

De força incontestável, moradores de diversas comunidades, trazem vivências ao palco. A Trupe também tem no elenco um jovem em situação de acolhimento, que é autorizado pelo juizado a participar, pois a arte é tida como ferramenta de protagonismo, pertencimento e autonomia. 

Para este espetáculo, foi convidada a artista Negabi. Ela é negra, poetisa surda da resistência e acadêmica da Faculdade de Artes do Paraná. O espetáculo tem interpretação em libras por Jonatas Medeiros. 

Com vídeo de abertura e de desfecho, no palco o espetáculo 3×4 apresenta cinco cenas ao vivo. Pela pandemia, toda interação dos atores foi pensada numa relação de distância. Exceto, na cena de machismo, que nós não toleramos, e falamos na cara, olho no olho. 

O figurino traz a arte da rua como painel e é assinado por Gui Almeida e grafitado por Gustas e Toskas. 

Wagner Corrêa assume a iluminação da Trupe desde o início. “Ver os poetas de  rua se posicionando no foco é uma grande transposição deles para o teatro”, enfatiza o diretor. 

No elenco, Naju MC (Boqueirão), Serginho Smith (CIC), Handal (Sítio Cercado), ZAGO (Uberaba), Mika MC (Boqueirão), Bini (Pinheirinho), Poeta Diva Ganjah (Araucária), Felipe o Poeta (Ponta Grossa), Mary Jane (CIC), e Felipe Maculan (Mandirituba). 

O espetáculo foi criado para o Festival MOVE e é a segunda criação da Trupe. Será transmitido ao vivo pelo youtube do Espaço Obragem, no dia 10 de outubro, às 20h no Canal do Grupo Obragem no Youtube. No dia 09, será lançada entrevista com a Trupe, que fala do seu processo de criação e caminhada. 

 FICHA TÉCNICA 

Elenco: Naju MC, Mika MC, Serginho Smith, ZAGO, Bini MC, Handal, Poeta Diva Ganjah, Mary Jane MC, Felipe o Poeta, Felipe Maculan. 

Convidada especial: Negabi Poeta Dramaturgia: O elenco 

Trilha sonora: O elenco 

Iluminação: Wagner Corrêa Figurino: Gui Almeida Grafite: Gustas e Toska Vídeo: 2B Vídeos 

Foto: Sergio Roberto 

Intérprete de libras: Jonatas Medeiros Direção e Produção: Kenni Rogers 

No Comments Yet

Comments are closed