Entrevista sobre a Osteoporose

O Acontece Curitiba conversou com o Doutor Antônio Faria, Ortopedista/Traumatologista do HSANP, especialista em cirurgia do joelho e trauma do esporte.

Ele é Membro titular da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia); Membro titular da SBCJ (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho); Membro da ISAKOS (Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine).

Perguntamos algumas dúvidas sobre a osteoporose que acomete tantas pessoas e que surge de uma maneira silenciosa na vida de tantas pessoas.

– O que é a osteoporose e como ela acontece?

A osteoporose é, básicamente, a perda da densidade óssea através da perda de cálcio e matriz protéica. A doença apresenta múltiplas causas, sendo as mais comuns as alterações hormonais e a osteoporose senil (relacionada à idade).

– Quais as medidas fundamentais para prevenir a doença?

A principal é a realização de atividades físicas com impacto, para estimular os ossos a se tornarem mais fortes.

– Por que ela acomete mais as mulheres?

A maior incidência em mulheres se deve ao climatério, período no qual ocorre a transição hormonal no corpo da mulher e ela passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa.

– Existe tratamento? Qual?

O tratamento visa combater a causa. Por exemplo, no caso da mulher no climatério, a reposição hormonal. Outros casos podem incluir alimentação deficiente, ou problemas genéticos.

– Já que a doença não apresenta sintomas claros nos estágios mais brandos, como é possível descobrir que a possui? Quais são os exames indicados para isso?

O exame de escolha é a densitometria óssea. É a melhor maneira de se identificar a situação do corpo do paciente.

– O que são sinais de osteoporose?

A osteoporose não costuma apresentar sinais clínicos. A menos que já esteja em estágio muito avançado, ocasionando fraturas em atividades simples. É importante sempre fazer acompanhamentos médicos para identificar quaisquer alterações no corpo.

– A osteoporose tem cura?

Tem cura, desde que se atue na causa do problema. 

O Acontece Curitiba agradece os esclarecimentos.

  • Foto retirada da internet
No Comments Yet

Comments are closed