DO BARRO NASCEM AS ESTRELAS – A TRADIÇÃO MITO-POÉTICA TUPI-GUARANI


Projeto circula pela Rede Municipal de Ensino durante o primeiro semestre de 2023

A Malasartes Educação Sensível realiza 120 apresentações do projeto “Do barro nascem as estrelas – A Tradição Mito-poética Tupi-guarani” em escolas públicas municipais de Curitiba abrangendo todas as regionais da cidade. As sessões são destinadas aos alunos do 1º ao 5º ano, com acesso gratuito. O projeto teve início em fevereiro e segue até o fim de maio de 2023.

As apresentações, que misturam contações de histórias, músicas e outras expressões da tradição indígena, têm como foco narrativas tradicionais dos povos originários de várias regiões do país. 

As tradições orais são representativas de uma grande diversidade de expressões culturais dos povos indígenas brasileiros e buscam ressaltar a contribuição inestimável que os povos originários oferecem à nossa história: na linguagem, nos nomes geográficos, na culinária, nos costumes cotidianos, na reverência aos anciões, na religiosidade e no respeito aos ciclos da natureza.

As sessões buscam, de forma lúdica e interativa, provocar reflexões sobre a importância da cultura dos povos originários na formação da identidade brasileira, além de instigar novos olhares sobre a nossa história e sobre os estereótipos e preconceitos que a nossa sociedade impôs aos grupos indígenas.

O projeto conta com a produção de Luis Teixeira, coordenação de Daniel Havro, participação do músico e educador Érico Viensci e da atriz e contadora de histórias Adriane Havro.

“Do barro nascem as estrelas – A Tradição Mito-poética Tupi-guarani” deseja valorizar e difundir saberes e tradições ancestrais que contribuíram imensamente para a formação de nossa memória cultural. Juntamente com a expressão dos vários grupos étnicos europeus e africanos que vieram para cá, a cultura dos povos originários é a base da nossa nacionalidade.

É por isso que os mitos são tão importantes para retomar um elo com nossas raízes, pois são mensageiros poéticos de todo um arcabouço sociocultural. Eles explicam a origem das coisas e o lugar de cada um na grande roda universal.

As novas gerações, tão contaminadas por uma visão deturpada da história e da cultura indígena, precisam conhecer e vivenciar a profundidade dessa sabedoria ancestral. Somente assim poderão compreender os conflitos pela terra, a segregação dos indígenas, e deixar de vê-los como estrangeiros exóticos. 

O Brasil precisa conhecer melhor sua diversidade para poder aprender a conviver com ela. Isso é fundamental para que a gente construa uma nação coletiva. A valorização da cultura dos povos originários pode também contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades nativas atuais. Isso porque a população se percebe herdeira de saberes que melhoram seu cotidiano, enriquecem a cultura popular, resgatam a memória coletiva e ampliam a cidadania.

Uma das mais eficientes formas de concretizar isso é possibilitar à criança a vivência dos valores universais contidos na tradição indígena, por meio de lendas, mitos e canções, reintegrando esse legado ao nosso universo cultural.

Este projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do Instituto Positivo.

SERVIÇO:

O projeto visita escolas públicas de todas as regionais do Município de Curitiba, realizando 120 sessões para crianças de 7 a 11 anos e comunidade escolar, até o fim de maio de 2023

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