Covid-19: como identificar estabelecimentos comerciais que usam protocolos corretos de limpeza e segurança

Adotar medidas que evitem a contaminação pela Covid-19 em estabelecimentos comerciais e de serviços é hoje um dos principais desafios aos proprietários desses estabelecimentos. Com o processo de reabertura muitos têm promovido, por conta própria, uma série de adaptações criativas que de uma maneira ou outra faz com que os consumidores se sintam seguros.

O exemplos vão de medição de temperatura como passaporte para entrada nos ambientes; passagem por câmaras e túneis que lançam jatos de líquidos nos frequentadores até tapetes encharcados de substâncias que prometem eliminar o vírus das solas dos sapatos. Mas, afinal, será que esses protocolos são os mais adequados a cada tipo de serviço?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota técnica 51/2020 onde esclarece não haver, no momento, nenhuma evidência científica sobre a eficácia e segurança desses equipamentos. Afinal, como saber se os locais de grande circulação estão tomando as medidas corretas para diminuir o risco de contaminação do ambiente pela Covid-19

Existe uma carência de informação por parte da população quanto a, se de fato, todos os cuidados necessários estão sendo tomados. É iminente a necessidade de o cliente saber se está adentrando a um estabelecimento que passou pela preparação adequada para restabelecer o funcionamento e atendimento seguro ao público.
Uma das responsabilidades da Fundação Vanzolini junto à sociedade é reunir os principais protocolos de boas práticas de gestão da limpeza e condições sanitárias e apresenta-los para a sociedade por meio de um selo público. E, para fornecer o respaldo e apoio técnico ao mercado, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, a Fundação Vanzolini criou a certificação A2S -Ambiente Seguro e Saudável.

Como funciona a certificação
Para conquistar a certificação os locais precisam passar por uma avaliação de certificação, realizada por uma equipe de auditores capacitados, que vão aferir se a gestão da limpeza do ambiente segue rigorosa rotina sanitária, se as condições ambientais estão adequadas e se os critérios e monitoramento de protocolos de segurança voltados para higiene e proteção individual estão sendo seguidos, conforme critérios internacionais exigidos pelo referencial técnico do programa A2S – Ambiente Seguro e Saudável.

De acordo com a coordenadora do selo A2S – Ambiente Seguro e Saudável, Flávia Corrêa Ferreira, “a certificação contribuirá com a sistematização dos processos de limpeza dos locais de grande circulação, com vistas a dar maior segurança aos usuários, clientes e colaboradores que acessam esses espaços. O objetivo é o público ter a tranquilidade e o conhecimento de que o local aplica uma gestão sanitária eficiente e responsável”.

Entre os itens que os estabelecimentos precisarão demonstrar aos auditores estão a capacidade de estabelecer fluxos de circulação que respeitem a distância entre clientes, colaboradores ou usuários conforme estabelecido pela OMS; utilização do sanitizante correto, com critérios de aplicação e frequência; e orientação dos envolvidos para a garantia da eficiência das medidas adotadas, bem como validação de processos.

Na avaliação, os estabelecimentos deverão apresentar, por exemplo, que dispõem de dispensadores de solução alcoólica ou lavatórios nas entradas e saídas dos ambientes; conseguem estabelecer o distanciamento mínimo de 1 metro entre os usuários nos ambientes; sistema de ventilação e filtragem do ar adequados; demonstrar que os colaboradores foram capacitados quanto à utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); e possuem regras para o consumo de alimentos em locais e horários específicos, lotação dos ambientes ou escalonamento de horários etc.

A certificação A2S – Ambiente Seguro e Saudável é fundamental para que estabelecimentos comerciais (restaurantes, lojas, drogarias), corporativos (escritórios), indústrias e repartições públicas tenham um importante sinalizador de ambiente que preza por boas práticas e medidas preventivas. Como chancela o estabelecimento mostrará, em lugar visível, um símbolo que atesta que o ambiente adotou boas práticas de gestão da limpeza e condições sanitárias e está adequado às condições de trabalho e de estrutura, políticas internas, treinamentos para a garantia de um ambiente seguro e saudável.

No Comments Yet

Comments are closed