CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE A EXPOSIÇÃO HIPER-REALISMO NO BRASIL, DE GIOVANI CARAMELLO

A Caixa CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição Hiper-realismo no Brasil, entre os dias 26 de setembro e 12 de novembro. Criada pelo artista plástico paulista Giovani Caramello, reconhecido pela expressividade de seu trabalho e único escultor hiper-realista do Brasil, a mostra chega pela primeira vez a Curitiba e reúne esculturas em silicone, resina e terracota que reproduzem figuras humanas expressivas e peças produzidas em bronze. A abertura acontece na terça-feira (26), às 19h, e na quarta-feira (27) haverá visita com o curador da exposição, Ícaro Ferraz Vidal Junior.

O artista plástico Giovani Caramello. Foto: Divulgação

O artista explica um pouco do seu processo. “São várias técnicas utilizadas, entre elas cerâmica, resina, e as de silicone, que são as mais hiper-realistas, além do bronze, que é a minha nova fase, com uma escultura mais sóbria e monocromática”, comentou Caramello.

O curador Ícaro Ferraz Vidal Júnior acredita que essa exposição fortalece o movimento hiper-realista da arte contemporânea brasileira. Para Ícaro, “Caramello nos apresenta uma série de imagens e personagens com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, o que nos fazem pensar na fragilidade do humano e na impermanência da vida”.

Giovani Caramello iniciou sua carreira com modelagem 3D e buscou a escultura como forma de aperfeiçoar a técnica, despertando assim o interesse pelo realismo. “Em 2013, comecei trabalhando como artista digital e surgiu o interesse pela escultura tradicional, feita à mão, para me ajudar no digital. Só que quando comecei esse estudo, eu me apaixonei pela escultura e mudei de área”, resume. Ele fez aulas de modelagem com o escultor Cícero D’Ávila, trabalhou como escultor comercial e, pouco tempo depois, começou sua obra autoral com o hiper-realismo.

Serviço

Exposição – Hiper-realismo no Brasil

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

Data: 27 de setembro a 12 de novembro de 2023

Abertura: terça-feira (26/09), às 19h

Visitas guiadas: na quarta-feira (27) haverá visita guiada com o curador da exposição, Ícaro Ferraz Vidal Junior. Ao longo do período da exposição, visitas guiadas podem ser agendadas com os mediadores da CAIXA Cultural. Ambos os agendamentos são pelo telefone (41) 4501- 8309.

Horário de visitação: de terça-feira a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h

Classificação: 14 anos

Entrada: franca

Informações: (41) 4501-8722 | Instagram @caixaculturalcuritiba | Curitiba | CAIXA Cultural

No Comments Yet

Comments are closed