Wayd lança seu primeiro álbum ‘Inside Out’


Capa álbum – Inside Out (Foto Bernardo Meireles)

Waldyr Lima Neto, conhecido agora pelo nome artístico Wayd, sempre foi ligado à música e às artes em geral. “Minha vocação é a arte. Meu trabalho como músico traz minhas verdades para o mundo, minhas referências, meus pesares e alegrias”, afirma o cantor. Aos 13 anos ganhou seu primeiro violão e não parou mais de tocar. Após algumas experiências com bandas e uma trajetória em paralelo como artista gráfico, veio a pandemia e Wayd decide se lançar em carreira solo com outras canções e o estilo com o qual sempre se identificou: o folk. Nasce então “Inside Out”, seu primeiro álbum, totalmente autoral, que chega às plataformas digitais no dia 27 de outubro, pela distribuidora Tratore.

Nascido e criado no Rio de Janeiro, e apaixonado pela cidade, Wayd não trilhou o caminho mais comum quando decidiu fazer música. Com a maioria das referências internacionais, como Bob Dylan, Beatles, Jack White, The white stripes, o artista compõe em inglês, forma que ele encontrou de se expressar melhor. “Mesmo sendo carioca de coração, a maioria das minhas referências são de artistas de outros locais, predominantemente internacionais, e isso é claramente expressado pelo conjunto da obra”, comenta.

O disco, que traz influências do country, folk, rock e blues, possui nove canções, todas compostas por Wayd. O projeto contou com a participação de músicos como Miguel Bestard (violões, baixo e guitarra), que assina também a maior parte dos arranjos, Fabiano Matos (bateria e (cajon) ,Rafael Trobo Goñio (baixo) e o próprio artista, que assume o violão em faixas como “Disguise”, “Future Love” e “Legacy”, além do piano em “Wings”.

“As músicas do meu primeiro álbum foram escritas ao longo de anos, foram compostas em momentos diferentes. Mas o que é interessante é que todas elas conversam entre si, foram escolhidas e produzidas de forma a contextualizá-las umas com as outras e com o conceito geral do álbum, que se trata de canções que expressam situações comuns a todos, mas ao mesmo tempo únicas a cada um que as vive, levando assim o ouvinte a uma reflexão individual sobre o tema”, conta o artista.

Wayd (Foto: Bernardo Meireles)

Seis faixas são inéditas, outras três foram lançadas como single antes do álbum completo: “Hometown”, “Construction Site” e “This Game”. Sobre as novas músicas, “Hot N Cold” fala de um encontro no qual o protagonista conhece uma mulher que aparenta mostrar interesse, mas sua natureza é fria, fazendo com que exista uma confusão de sentimentos, ainda assim há esperança de um reencontro. “Disguise” traz uma reflexão sobre não cair em armadilhas amorosas. Para o compositor, nada dura para sempre e é uma realização feliz perceber isso. “Inside Out”, que dá nome ao álbum, fala sobre inspiração. “Como pode ser tão natural a forma que ela vem e nos incita a trabalhar em algo novo e desafiador, ao mesmo tempo, explica de várias formas como existem maneiras, jeitos de se inspirar e atividades que podem ajudar nesse processo criativo”, reflete o artista.

“Future Love” aborda um amor que está por vir e que pode mostrar uma nova realidade feliz e contemplativa sobre o sentimento. “Escrevi essa música pensando mais no amor fraternal de pai pra filho, na diferença que a vida tem depois de sentir uma emoção que nunca havia se sentido antes”, comenta Wayd. “Wings” é uma canção de amor que traz o relato de uma pessoa apaixonada que percebe uma nova realidade através de um relacionamento feliz. As asas representam a liberdade do sentimento de se sentir completamente envolvido por um novo amor e com isso poder voar livremente para novos lugares e novas experiências. A música é a única que não traz o acompanhamento do violão, baixo e bateria, mas sim um emocionante solo de Wayd no piano. “Legacy”, que fecha o álbum, faz uma reflexão sobre a vida ser passageira, mas que seremos lembrados pelo que fazemos, nossas ações e verdades ficarão representadas por nossas atitudes e decisões.

O lançamento de “Inside Out” representa para Wayd um novo momento e um marco em sua vida. Com o álbum, ele deseja que as pessoas possam ser tocadas de alguma forma pelas canções. “Ser um artista solo nunca foi algo que eu esperava, sempre fui de banda, mas a partir do momento que decidi embarcar nessa jornada, tudo tem sido muito diferente e muitas vezes difícil também, logo, esse álbum é uma vitória, o simples fato dele existir já é uma conquista”, celebra.

Por também ser artista gráfico, Wayd usa suas aptidões de forma complementar, sendo responsável por toda a identidade visual do seu trabalho. Após o lançamento do disco, ele tem planejado uma jornada visual através de clipes das faixas. Como artista de animação, fará intervenções em alguns deles para trazer tudo para o seu universo. O primeiro single lançado, ‘Hometown’, já virá acompanhado de uma animação toda feita por Wayd, com uma identidade visual própria que manifesta os sentimentos e a estética sonora. O artista espera com este trabalho alcançar as pessoas e conquistá-las tanto pela música, quanto pelo vídeo e por todo o universo visual do contexto.

Animado com o início de sua trajetória solo, o cantor e compositor fala sobre seu momento: “É uma virada de página. Sempre fui uma pessoa tímida, mas agora quero me mostrar para o mundo, conquistar meus sonhos. O caminho é longo, mas também é lindo, pensando em todas as experiências que já tive e nas que terei oportunidade de viver por conta desse novo percurso, fico curioso para ver o que está por vir”.

FICHA TÉCNICA – INSIDE OUT

Ouça o álbum: link

REDES SOCIAIS – WAYD

Spotify

Instagram

YouTube

No Comments Yet

Comments are closed