Varanda de Nazaré 2020: Conectados pela Fé


Fafá de Belém realiza a Varanda de Nazaré 10 anos em edição virtual, com participação de personalidades embaixadores locais e nacionais

No ano de profundas transformações na humanidade, a cantora Fafá de Belém mantém firme seu projeto Varanda de Nazaré durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Em sua 10ª edição, o palco artístico que promove diversas homenagens durante as procissões daquela que é considerada a maior romaria católica do planeta levará toda a atmosfera deste espetáculo religioso e cultural paraense para dentro da casa das pessoas numa versão 100% digital, conectando as pessoas do mundo inteiro pela fé.

“O Círio de Nazaré está no coração das pessoas. Mesmo não havendo o Círio presencial, a tradição continua e a Varanda de Nazaré cumprirá o seu papel original de apresentar o espetáculo da fé dos paraenses para o Brasil e também para outros países. Dessa vez, adaptados pelas novas regras do momento, vamos fazer o movimento inverso e ao invés de trazermos convidados e formadores de opinião para conhecer o Círio de Nazaré em Belém, vamos levar o Círio de Nazaré para as pessoas pelo meio digital, numa plataforma de conteúdo online”, explica a cantora que há 10 anos vem transformando o projeto num espaço de vivências da cultura paraense.

A experiência digital não é novidade para a cantora, que se adaptou rapidamente ao ambiente produzindo conteúdos especiais no seu canal do Youtube lançado durante a pandemia. “Me reinventei nesse período, descobri coisas sobre mim que nem eu sabia. E o ambiente digital me ajudou muito nessa trajetória e me preparou para realizamos esse ela Varanda de forma virtual”, explica.

Para a Varanda de Nazaré 2020, Fafá de Belém elegeu personalidades paraenses e nacionais que têm uma relação de “intimidade com o Círio de Nazaré” para dividir com ela as transmissões da programação. Chamados de embaixadores, os convidados vão participar, também de maneira virtual, da programação de shows musicais nos dias de procissões. São eles: André Lima, Dira Paes, Zeca Camargo, Jô Mazarollo, Cissa Guimarães, Pe. Fábio de Mello, Leandro Karnal, Marcelo Rosenbaum, D. Onete, Glória Perez e Regina Ventura.

Em mais de 15 horas de “lives”, a Varanda transmitirá quatro grandes eventos no ambiente online com uma programação, que começará na sexta-feira, dia 9 de outubro, com o Sarau Virtual. Na manhã do sábado, dia 10 de outubro, no horário em que tradicionalmente ocorre o Círio Fluvial, haverá o Cozinhando nas Águas da Baía de Guajará e à noite, a exibição do Espetáculo Fafá Peregrina. No domingo, 11 de outubro, dia do Círio de Nazaré, a transmissão do Rito da Fé do Varanda, encerra a programação com um show especial de Fafá cantando hinos em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Lives Prévias
A edição de 10 anos do Varanda contará com uma programação prévia contextualizando o significado do Círio de Nazaré para o grande público durante a transmissão de uma sequências de “lives” temáticas que iniciam em setembro. Cada episódio dos oito programas exibidos no YouTube da Varanda de Nazaré terá convidados super especiais, que ao lado de Fafá vão tratar de assuntos ligados à fé, à história e à cultura, incluindo  temas como a “Cidade Velha, Berço de Belém”, “Símbolos do  Círio” e “Sabores do Pará”, além de bate-papos descontraídos com os Embaixadores do projeto.

Sobre a Varanda de Nazaré
O Ministério do Turismo apresenta a 10ª edição da Varanda de Nazaré, que tem o patrocínio da Claro, Primor e o apoio do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém. A Varanda Cultural de Nazaré 2020 – 10 anos foi enquadrada na Lei Federal de Incentivo à Cultura como Patrimônio Cultural e Preservação do Patrimônio Imaterial Brasileiro, sob o PRONAC 194133, publicado no Diário Oficial da União de 22/01/2010, página 23. Também aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Pará – SEMEAR 2020 – sob o número 391/2020.

Considerado o primeiro espaço de vivências artísticas e culturais durante o Círio de Nazaré, a Varanda de Nazaré permite que Fafá de Belém e convidados de diversas áreas do conhecimento, incluindo músicos, filósofos, jornalistas, teólogos, pesquisadores, diplomatas e personalidades públicas possam vivenciar a experiência multicultural do evento enquanto realizam homenagens durante as procissões do Círio de Nazaré, que emocionam o público e romeiros. No ano de comemoração de 10 anos, em razão da pandemia do Coronavírus, o evento ocorrerá no meio digital, com exibição transmissão de diversos eventos nas plataformas e redes sociais.

Sobre o Círio de Nazaré
No segundo domingo de outubro, a grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré reúne cerca de 2 milhões de pessoas, formando um rio de gente, em um dos maiores simbolismos da fé do povo paraense. Não se explica, apenas se vive. No dia 6 de agosto, a Arquidiocese de Belém anunciou o cancelamento das procissões presenciais da 228ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado tradicionalmente em outubro, em razão da pandemia do coronavírus, com uma programação restrita e transmitida pelos meios de comunicações.

PROGRAMAÇÃO DE LIVES PRÉ-EVENTO:

02/09
SABORES DO PARÁ
Gastronomia que vem das águas
Saulo Jennings (chef)
Fafá cozinha com Saulo e conversa sobre a gastronomia que vem das águas do rio

09/09
SÍMBOLOS DO CÍRIO
A história do Círio
João Carlos (historiador)

15/09
EMBAIXADORES
Memórias da Varanda de Nazaré

17/09
CIDADE VELHA, BERÇO DE BELÉM

22/09
SABORES DO PARÁ

24/09
CADEIA PRODUTIVA

30/09
EMBAIXADORES
Memórias da Varanda de Nazaré

06/10
SÍMBOLOS DO CÍRIO

Programação

09/10 – Sarau Virtual

10/10 – Cozinhando nas Águas do Guajará

          –  Espetáculo Fafá Peregrina

11/10 – Rito de Fé

No Comments Yet

Comments are closed