Cresce número de motoristas autuados em Blitz na cidade de Curitiba

Por Jeniffer Elaina, do Segurodeautomovel.org

Segundo o SETRAN, em média 1/3 dos motoristas que são parados em blitz na cidade de Curitiba, são autuados. E, na maioria dos casos as infrações são consideradas gravíssimas.

Em média 1/3 dos motoristas que são parados em blitz na cidade de Curitiba, são autuados (Foto: Divulgação)

Segundo informações concedidas pelo SETRAN – Superintendência de Trânsito, cerca de 1/3 dos motoristas parados em blitz na cidade de Curitiba, capital do Paraná, no ano de 2018, foram autuados. Destas autuações, a maior parte é caracterizada como infração gravíssima.

Entre essas infrações a mais recorrente é a falta de licenciamento dos veículos, condição que, além de gerar uma multa de R$ 293,47 ainda causam a perda de sete pontos na carteira de motorista e a apreensão do veículo, até que sua situação seja regularizada.

Conforme uma alteração na CTB, desde 2016 o porte do documento chamado CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, não é mais obrigatório para os motoristas. No entanto, é preciso que o licenciamento do veículo esteja sempre em ordem.

Guilherme Rangel, secretário da Defesa Social e Trânsito, acredite que essa desobrigação do porte do CRLV possa ser um dos motivos de tantas autuações referentes a irregularidades no licenciamento dos veículos. “É preciso que os motoristas saibam que, mesmo eles não sendo mais obrigados a portar esse documento, a situação do veículo pode ser facilmente verificada (online) pelos agentes responsáveis em uma blitz. Por isso, é fundamental estar com a documentação sempre em dia!”

As demais infrações e autuações ocorridas nas Blitz na cidade de Curitiba são referentes a dirigir sem carteira de motorista ou com carteira vencida, entre outras. De um total de 4.133 autuações realizadas, entre 11.475 veículos que foram parados nas blitzen pela cidade, 3.099 foram consideradas gravíssimas, 331 graves, 476 de natureza média, 227 infrações leves.

Conforme a Guarda Municipal de Curitiba e o SETRAN, no segundo semestre de 2018 começou a ser usado também nas blitzen um equipamento chamado etilômetros, que serve para identificar os níveis sanguíneos de álcool. Desde então, até o momento 538 teste com esse equipamento foram realizados e, 68 motoristas apresentaram alterações.

Licenciamento de veículos no Estado do Paraná

O licenciamento veicular de 2019 começa a acontecer agora e tem prazos de vencimento diferentes conforme o final de cada placa. Por isso, se você não quer correr o risco de ser pego em uma blitz e ter toda a dor de cabeça com multa, perda de pontos na CNH e apreensão do veículo, é interessante que você visite o site do DETRAN-PR – Departamento de Trânsito do Paraná.

Nele, é possível verificar quais os prazos de vencimento para cada final de placa, valores e como proceder com a realização do licenciamento 2019. Além da opção de realizar o licenciamento através do site do DETRAN-PR, é possível também solicitá-lo através do APP da instituição, em um dos totens de atendimento, ou nas agências bancárias credenciadas.

Vale dizer que além desse procedimento ser obrigatório para a livre circulação dos seu veículo, sem que você seja penalizado, ele também precisa estar em ordem no momento da contratação ou renovação do seguro auto.

No Comments Yet

Comments are closed