Quintana Gastronomia é o melhor restaurante a quilo do Paraná

Concurso vai escolher o melhor restaurante a quilo do Brasil
A chef Gabriela Vilar de Carvalho apresentando o Risoto Especial PANC, prato vencedor da etapa estadual do “O Quilo é Nosso” (Foto: Acontece Curitiba)

Hoje aconteceu a primeira etapa do concurso “O Quilo é Nosso”, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Gold Food Service, em Pinhais. O concurso vai eleger o melhor restaurante a quilo do país e nesta primeira etapa o Quintana Gastronomia levou a melhor e recebeu o título estadual, e disputará a nacional com chefs dos estados: Amazonas (atual campeão), Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins no final do mês de outubro.

Fomos convidados pela Abrasel para acompanhar a apresentação e degustação dos pratos dos restaurantes finalistas: Dedo de Moça, Quintana Gatronomia e Sievollo. Os restaurantes passaram por avaliação por 10 dias. Consumidores e juízes foram os responsáveis pelas notas que seguiam os critérios de ambientação, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet e receita criada.

Para o dia de hoje os três chefes apresentaram pratos diversificados, todos com muita referência familiar, proximidade do cliente com a receita e um toque de brasilidade. O que mais chamou a atenção foi que cada um decidiu colocar o seu ponto de vista sobre a cozinha, e o que fez o Quintana vencer foi a apresentação e o cuidado com as referências de cada ingrediente.

Sievollo Restaurante apresentou o prato, Ravioloni de batata barôa a la Dani, o chef criou a receita e dedicou a esposa (Foto: Acontece Curitiba)
O Restaurante Dedo de Moça apresentou o prato, Pernil ao molho de rapadura
(Foto: Acontece Curitiba)

Mais do que comer é preciso compreender a importância de saber de onde de vem os alimentos, quem produz e quem os compra. A ideia levantada por Gabriela Vilar de Carvalho, chef do Quintana Gastronomia, deixou clara as preocupações para com o cuidado que busca em sua cozinha de levar o melhor para o seu cliente e sem dúvida alguma a mensagem foi bem recebida, pois lhe rendeu o título estadual.

O Quintana Gastronomia apresentou o prato, Risoto Especial PANC, rico em plantas não convencionais (Foto: Acontece Curitiba)

Para quem ficou curioso o prato apresentado por ela foi um Risoto Especial PANC – preparado com caldo de legumes orgânicos artesanal, parmesão maturado, sementes, castanhas e legumes variados, enriquecido com as PANCS – plantas alimentícias não convencionais – como ora-pro-nóbis, urtiga, taioba, peixinho, dente-de-leão, hibisco, entre tantas outras. 

Hoje a cozinha falou de raiz no melhor sentido que a palavra tem.

Em breve matéria na TV Transamérica.

Acompanhe os resultado no site da Abrasel. Clique aqui.

Ryan Reynolds em novo trailer Esquadrão 6
No Comments Yet

Comments are closed