ONG de zeladoria urbana decora espaço do Hackathon Nasa com grafites temáticos

Durante dois meses, pintores revitalizaram um dos barracões-sede do evento que reúne, simultaneamente, participantes em 200 cidades e 75 países para desenvolver startups que apresentem soluções para o planeta
Space APPS Challenge 2019 (Foto: Divulgação -ACGB )

Um grupo de zeladores urbanos da ACGB / Vida urbana (ONG curitibana) esteve envolvido durante mais de dois meses na revitalização e grafitagem de um dos barracões que irá abrigar o Hackathon Nasa Space Apps Challenge 2019 , neste fim de semana, na capital. O evento que é gratuito, mas limita a participação em 500 inscritos, será realizado no espaço CRIA (Campus Rebouças de Inovação e Aceleração), inaugurado no mês passado pelo prefeito Rafael Greca.

Promovido pela agência espacial norte-americana, o hackathon impõe um desafio aos participantes: formar equipes de desenvolvedores de startups a fim de criar, em tempo recorde, soluções para o planeta.

De 18 a 20 de outubro, os inscritos trabalharão de forma intensiva e deverão apresentar resultados em um prazo de 48 horas. Este é o grande atrativo da incubadora da NASA e do CRIA que reúne empresas especializadas em cidades inteligentes, construções sustentáveis e energias renováveis.
Hackathon significa maratona de programação e resulta da combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

(Foto: DIVULGAÇÃO-ACGB)

A ACGB Urbana foi a encarregada de preparar o barracão da empresa Jupter, que integra o complexo de 16 mil metros quadrados, no bairro Rebouças. O local foi pintado e recebeu grafites nas paredes externas que poderão ser apreciados pelos visitantes e inscritos. Os temas estão relacionados a viagens espaciais e inclui uma marca da cidade: um ônibus biarticulado que faz a linha “Campo Comprido-Lua”.
Esta é a primeira vez que a ACGB / Vida Urbana é convidada para participar do Hackathon. De acordo com Deisi Fonseca, coordenadora da ONG, o convite foi feito pelos organizadores depois que tomaram conhecimento do trabalho voluntário que a ONG promove no centro histórico da capital, recuperando calçadas, pintando prédios e lavando monumentos a grandes alturas, caso do obelisco da Praça 19 de dezembro, de 40 metros. “Trata-se de um reconhecimento ao nosso projeto”, afirmou.

A primeira edição do Hackathon da Nasa foi realizada em 2012. No ano passado, o evento reuniu 18 mil participantes em mais de 200 cidades de 75 países. Além de Curitiba, Foz do Iguaçu, no Paraná, também promoverá a maratona. Outras oito cidades do Brasil estão envolvidas: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB) e Manaus (AM).

No Comments Yet

Comments are closed