O cineasta Estevan Silvera conta a história de Tiomkim


Tiomkim
 no documentário 
“Trilha Sonora Para Uma Vida Inquieta”
.

O cineasta Estevan Silvera mergulha na vida do produtor audiovisual Tiomkim no documentário “Trilha Sonora Para Uma Vida Inquieta”. O curta metragem conta a trajetória do produtor audiovisual Osvald Dias Filho (68 anos) que nos anos 80 ficou conhecido com o nome artístico de Tiomkim.

O filme que está em fase de pré produção fala sobre a carreira de mais de 20 anos de Tiomkim no Museu da Imagem e do Som do PR, sua amizade com o jornalista Aramis Millarch , com o cineasta Fernando Severo e com o artista plástico Edilson Viriato que foram mentores de sua carreira.

Conta também a história de “Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema“, programa radiofônico que vai ao ar há 25 anos na FM 97.1 Paraná Educativa, editado por Joaci Santos e colaboração de Ricardo Klass. O filme traz suas memórias de cinema e música e conta também sobre a criação da persona Linda May, uma personagem fictícia que Tiomkim idealizou nos anos 90. O documentário pouco vai falar sobre a vida pessoal de Tiomkim, focando essencialmente em sua carreira audiovisual, mas aborda em raros momentos suas perdas pessoais no passado. “Sou um sobrevivente do século XX, passei pela geração paz e amor, pela crise do petróleo, pela pandemia da AIDS e continuo aqui”, afirma ele.

Tiomkim foi um dos pioneiros na área de Vídeo Arte no PR e seus primeiros trabalhos foram premiados em Festivais brasileiros, incluindo o prêmio internacional OCIC – Organização Católica Internacional, no Festival do Maranhão, pelo documentário “Rainha de Papel”, em parceria com Estevan Silvera em 1997. Recentemente Estevan Silvera e Tiomkim lançaram na Cinemateca de Curitiba o curta metragem experimental “Das Cinzas, O Escorpião”, celebrando 20 anos de parceria na área audiovisual


Tiomkim

 “Trilha Sonora Para Uma Vida Inquieta” tem previsão de lançamento para abril de 2021 no Museu da Imagem e do Som e conta com trilha sonora original de Felipe Akel. Edição e câmera de Matheus de La Palm. Produção  da ZOLI Eventos Exclusivos. O documentário está sendo produzido dentro das normas de segurança, com uso de máscaras e distanciamento.    

No Comments Yet

Comments are closed