Expedição Suinocultura promove evento gastronômico no Mercado Municipal de Curitiba

Para desmistificar o consumo da carne suína, a equipe da Expedição Suinocultura volta ao Mercado Municipal de Curitiba, neste sábado (21), a partir das 11h. Em um ambiente tradicional da feira, da gastronomia e do turismo paranaense, o projeto técnico-jornalístico promove evento de degustação de cortes suínos harmonizados com cervejas artesanais. O encontro marca o encerramento da 2ª edição do projeto, que percorreu mais de 16 mil quilômetros e seis estados para construir um novo diagnóstico da cadeia produtiva no país.

Atualmente, o brasileiro consome em média 15 quilos/per capita por ano de carne suína. Segundo dados da Expedição Suinocultura, a demanda interna deve aumentar 15% até 2020, chegando a 17 quilos por pessoa. "O crescimento do consumo e a gourmetização fazem parte de um momento fantástico. O aumento da concorrência traz mais opções e melhores preços. Mas, na verdade, é uma política em que todo mundo ganha, a indústria, o consumidor e o produtor", declara o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

Na opinião do chef Ricardo Filizola, que vai comandar a cozinha do evento, a recente criação de linhas com cortes mais nobres tem contribuído para desmistificar alguns conceitos sobre a proteína. "Estamos acostumados a comer o lombo, o pernil e a costeleta, mas hoje existem várias opções diferentes, como a picanha, o filé mignon e o coxão mole", destaca. "Além disso, é menos gordurosa que outras proteínas, versátil, saborosa e saudável", completa o chef.

Roteiro

Entre setembro e outubro deste ano, a Expedição Suinocultura visitou aviários, indústrias, cooperativas e entidades representativas do setor no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso para traçar um diagnóstico da atividade no país. Os seis estados são responsáveis por 90% da produção de carne suína, o que equivale a mais de 2,5 milhões de toneladas da proteína por ano, e 97% das exportações brasileiras, para mais de 70 países. Ao longo de mais de 16 mil quilômetros, a equipe pode acompanhar a caminhada para o crescimento do setor, após um período de crise no ano passado – causado pela escassez do principal insumo da produção, o milho.

Serviço

ENCERRAMENTO DA EXPEDIÇÃO SUINOCULTURA 2017

DATA: Sábado, 21 de outubro de 2017

HORÁRIO: 11h

LOCAL: Espaço Arena do Mercado Municipal de Curitiba

ENDEREÇO: Avenida Sete de Setembro, 1865 – Curitiba (PR)

---------------------------------------------------

Sobre a Expedição Suinocultura 2017

A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada há dez temporadas. O projeto consiste em um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia da carne suína no Brasil com roteiros pelos seis principais estados produtores: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em sua segunda edição, a Expedição Suinocultura conta com o apoio técnico, financeiro e logístico da MSD Saúde Animal, da Boehringer Ingelheim, da Frimesa, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Grupo Renault.

Saiba mais: www.expedicaosuinocultura.com.br

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.