CURITIBA COMEMORA O DIA DO IDOSO NO MEMORIAL DE CURITIBA

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003.

O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembléia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembléia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

É sabido, também, que, na Assembléia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Auto realização” e da “dignidade”, cujos pontos são:

Auto realização:
Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;
Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer na sociedade

Dignidade:

Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico  ou mentais; Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.
Além desses princípios, a ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc.

O intuito da instituição  Abraat ( Associação Brasileira de Apoio ao Aposentado e ao Trabalhador) é promover o bem estar e a socialização do idoso, aposentado e trabalhador)  que no dia 10 de outubro em comemoração ao Idoso um Dia Cultural , estará  aberto ao publico com aulas gratuitas de Ioga e Dança, apresentação de grupo de Teatro e palestra no Memorial de Curitiba

Sobre a Abraat :
A Abraat surgiu em Curitiba, há aproximadamente 1 ano e meio. Desde então, vem conduzindo seu trabalho junto aos associados com ética e transparência .  Desde a abertura, já são mais de 2 mil sócios ativos. No espaço, são oferecidos cursos e aulas de informática, teatro, xadrez, yoga, artesanato e dança; serviços de massoterapia e reflexologia, além de parcerias objetivando a indicação de profissionais nas áreas de psicologia, oftalmologia, medicina e direito.
O curso de informática promove a inclusão digital, com centenas de idosos e aposentados formados, sem custo para eles. Na próxima formatura, no dia 10 de outubro, serão  66 associados a receber o diploma de conclusão, muitos garantindo o primeiro certificado em suas vidas.

Programação:
9:00 horas : Aula de Ioga
9:40 horas: Aula de Dança
10:30 Apresentação do Grupo de Dança ABRAAT
11:20 Apresentação do Grupo de Teatro ABRAAT
12:00 as 14:00 horas: Palestras e Sorteio de Prêmios
Local: Memorial de Curitiba  Rua Dr Claudino dos Santos, 79 São Francisco – Largo da Ordem

Informações : 41 3051 2900

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.