Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta programa inédito

No próximo domingo dia 5, o Teatro Guaíra apresentará um programa especial, a exibição do filme mudo “Metropolis” obra-prima de Fritz Lang, de 1926 (versão restaurada). A Orquestra Sinfônica do Paraná vai executar, simultaneamente, a trilha sonora composta por Gottfried Hupertz, sob a regência do maestro alemão Stefan Geiger. A apresentação terá início impreterivelmente às 10 horas, no Guairão. Classificação: maiores de 07 anos.

O filme “Metropolis” produzido em 1926 por Fritz Lang é considerado um clássico atemporal de ficção científica e estreou em Berlim em 1927. O enredo futurista se passa no ano de 2026 e mostra uma grande cidade mecanizada, governada autocraticamente por um poderoso empresário. Nela existem duas classes sociais bem definidas: os ricos que desfrutam das belezas e vivem na superfície da cidade e os operários que vivem num mundo subterrâneo, abaixo do nível das máquinas.

Este será o quarto concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná regido pelo maestro Stefan Geiger e o segundo com projeção de longa metragem. Em 2012, quando veio a Curitiba pela primeira vez, ele apresentou o filme mudo com tema infantil  “As Aventuras do Príncipe Achmed”, também com a execução simultânea da trilha sonora, novidade muito bem-aceita pelo público paranaense.

O Filme – Existem várias versões do filme “Metropolis”, a primeira que tinha mais de três horas de duração, perdeu-se. A que será apresentada no domingo, dia 5, com a Orquestra Sinfônica do Paraná é a versão original encontrada em 2008 na Argentina, restaurada na Alemanha e que estreou em 12 de fevereiro de 2010 no 60° Festival Internacional de Cinema de Berlim em uma tela gigante em frente ao Portão de Brandemburgo, acompanhado pela Orquestra Berlin Rundfunk Symphony sob a regência de Frank Strobel. 

Trilha sonora– Gottfried Huppertz (1887-1937), músico alemão trabalhou como cantor de ópera e ator durante a Primeira Grande Guerra. Em 1920 mudou se para Berlim e passou a atuar no teatro Nollendorfplatz. A trilha sonora escrita por ele para o filme “Metropolis”, ilumina a narrativa e expressa o estado de espírito dos protagonistas criando uma atmosfera própria para cada situação. Diversos temas melódicos guiam o espectador. Igualmente, a escolha dos timbres feitos por Huppertz remetem ao romantismo tardio – mas não somente: O jazz e a música de ritmo energético de máquinas são elementos que integram à trilha.

O cineasta - o austríaco Fritz Lang (1890-1976), criador do filme “Metropolis”estudou arquitetura e pintura. Sua carreira de cineasta começou após ele sofrer um ferimento em combate enquanto lutava na Primeira Grande Guerra, e teve que pedir baixa do exército. Lang é considerado criador do expressionismo alemão. Seu filme impressionou tanto Hitler que ele solicitou ao ministro Goebbels que convidasse o cineasta para fazer filmes para o partido nazista. Lang evadiu-se para Paris e chegou a produzir filmes de conteúdo antinazista.

O Maestro – Stefan Geiger faz seu quarto concerto com a orquestra Sinfônica do Paraná. Iniciou jovem em sua carreira, atuando primeiramente como trombonista solista na Ópera do Estado da Baviera e depois na Orquestra Sinfônica da Rádio “Norddeutscher Rundfunk” em Hamburgo, também como trombonista solista. Foi nomeado para assumir a cadeira na área de trombone e música de câmara da Universidade de Hamburgo. Como regente convidado, trabalhou com renomadas orquestras, como a Orquestra do Festival de Schleswig Holstein, o Ensemble Resonanz, a Filarmônica de Würzburg, a Orquestra Sinfônica de Nürnberg, a Deutsche Kammerphilharmonie, o Romanian Youth Orquestra, a Transylvania State Philharmonic e a Orquestra Sinfônica do Paraná. Diversas gravações documentam seu trabalho e suas interpretações. Regular é convidado da Orquestra Sinfônica de Rádio da Alemanha do Norte (NDR) onde dirige uma série de concertos para filmes mudos clássicos entre eles  “O artista” e “Ben Hur”, diversas comédias de Buster Keaton e o drama clássico “Panzerkreuzer Potemkin”. Além de regente excepcional que domina e interpreta profundamente o repertório principal da música sinfônica, Stefan Geiger é membro e presidente do júri do “German Games Music Award”, um concurso bienal em cooperação com a Rádio de Bremen, que oferta um fórum à jovens compositores que atuam na área de composição musical para jogos de computadores. Em sua agenda para 2015 constam vários projetos entre os quais a regência de “O Cavalheiro da Rosa‘’ de Strauss em Bukarest (Romênia). Além disso, apresentará em Klausenburg a nova composição para o filme de G. Papst  “A Caixa de Pandora”. No início do ano, esteve em turnê pela China apresentando 7 concertos em Beijing e Shanghai e em 2016 voltará à Ásia com novos projetos.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – Filme Metropolis

Regência: maestro Stefan Geiger

Dia 05 de julho às 10 horas

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão

Ingressos: R$ 20,00

Classificação: maiores de 7 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.