Urbenauta encara Curitiba mais uma vez

Passados 15 anos de sua primeira viagem em Curitiba, quando navegou seus rios e conheceu todas as suas ruas e depois de desbravar todas as capitais do Brasil, Eduardo Fenianos, também conhecido como Urbenauta, desafia Curitiba mais uma vez. Com o apoio, do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Polícia Ambiental, ele vai navegar novamente os rios Atuba, Belém, Passaúna, Iguaçu e Barigui e percorrer a pé o Ribeirão Antônio Rosa e o Arroio Cachoeira para completar os mais de 162 km que formam o contorno do município de Curitiba. Durante o trajeto, o Urbenauta e sua equipe também vão fazer a atualização dos limites da cidade e desenvolver várias ações ambientais.

A navegação começa dia 10 de junho pelo Arroio Cachoeira e pelo Rio Atuba. Em seguida, em um prazo de três semanas, serão navegados os rios Iguaçu, Passaúna e Barigui. Segundo Fenianos, as grandes diferenças em relação à sua viagem anterior serão o uso da tecnologia e as ações práticas que serão desenvolvidas durante a navegação. “Tudo poderá ser acompanhado, através de transmissões de vídeos on line, como se estivéssemos em um reality show onde Curitiba é a personagem principal. Queremos abusar e testar a tecnologia 3G e 4G para colocar a realidade da capital paranaense dentro da casa dos curitibanos”, afirma ele que também quer ver o que mudou de 1997 pra cá como, por exemplo, o fusca que encontrou no Rio Passaúna. Será que ele ainda vai estar lá? Essa e outras curiosidades, a viagem e suas ações poderão ser acompanhadas pelo site www.urbenautacuritiba.com.br, www.urbenauta.com.br. A aventura também está no Facebook – www.facebook.com/OUrbenauta

Entenda o que vai acontecer

1 - Preservação ambiental e educação

Conforme os rios forem navegados, sementes e mudas de árvores nativas serão plantadas em suas margens com o objetivo de recompor sua mata ciliar. A escolha das sementes e mudas foi feita pelas equipes do Museu Botânico Municipal e do Horto Municipal e priorizou árvores frutíferas nativas, como a pitanga, a uvaia, araçá e gabiroba. A ideia é contribuir para o aumento da fauna ao redor dos rios, em consequência da maior oferta de alimentos, principalmente para pássaros e mamíferos de pequeno porte. Além das árvores frutíferas também serão semeadas outras árvores nativas, como a aroeira e o sassafrás. Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da UFPR, a água dos rios navegados será analisada e os relatórios entregues aos órgãos competentes para que ações de prevenção e despoluição sejam tomadas. Todo o trajeto terá o acompanhamento da Polícia Ambiental do Paraná que aproveitará a expedição para ações de fiscalização. A flora e a fauna da região também serão estudadas, com relatórios fotográficos sobre os animais encontrados ao redor dos cinco grandes rios que formam a bacia hidrográfica de Curitiba.

2 - Os rios e Curitiba

Além de sua importância ambiental, de lazer e abastecimento de água, os rios Barigui, Passaúna, Atuba, Iguaçu, o Ribeirão Antonio Rosa e o Arroio Cachoeira são responsáveis por 95% dos limites de Curitiba com outros municípios. Essa divisão territorial e limites com os municípios vizinhos de Campo Magro, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Colombo, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais e Fazenda Rio Grande é fruto de um decreto estadual de 1951, promulgado em 1952 e transformado no atual mapa de Curitiba, em 1953. Passados exatos 60 anos, esses rios que fazem as divisas municipais sofreram modificações em seu curso e traçado, seja por ação da população ou por ações do poder público, como é o caso de várias retificações feitas em grandes rios da cidade para evitar enchentes. Com a mudança do curso desses rios, mudou também o mapa da cidade. Para fazer essa atualização, o Urbenauta e sua equipe vão utilizar um GPS e telefones celulares. Isso também vai permitir que a população acompanhe as mudanças em tempo real pela internet. Para isso, o mapa de Curitiba foi montado sobre a base do Google Earth, dando ainda mais realidade e deixando ainda mais didática e transparente a ação. Este trabalho foi coordenado pelo setor de geoprocessamento do IPPUC, equipe de Expedições Urbenauta e pelo professor Raul Friedmann da UTFPR.

3 - Rios Navegados

Primeira semana: Arroio Cachoeira, Atuba, Iguaçu e Belém (entre 10 e 15 de junho)

Segunda semana: Rio Passaúna ( entre 17 e 21 de junho)

Terceira Semana: Ribeirão Antonio Rosa e Rio Barigui (entre 24 e 28 de junho)

 

 

Sobre o Urbenauta

 


Eduardo Fenianos ficou conhecido em decorrência de uma ideia simples e prática que acabou se tornando, além de uma grande experiência, o seu trabalho.


Ao invés de fazer como a maioria dos desbravadores e aventureiros que buscam desafios nos mais distantes pontos do planeta, ele fez sua 1ª viagem dentro da cidade em que morava, vivendo a rotina de seus moradores, estudando sua história, geografia, realidade. Com isso colocou em prática o pensamento do filósofo oriental LaoTsé que dizia “antes  de iniciar o trabalho de mudar o mundo, dê três voltas ao redor de sua própria casa.”


Por tal experiência ficou conhecido como o 1º Urbenauta do Planeta. Suas expedições tem outra característica interessante: Eduardo dorme e se alimenta nas casas de moradores em um exercício diário de convivência, busca de novas culturas, relacionamento humano, persuasão e comunicação. Em sua última expedição, pelas 27 capitais brasileiras, Eduardo percorreu 40.000 km por todas as regiões do Brasil, entrando em 365 casas diferentes que exprimem as diferentes formas de ser brasileiro.

Sua primeira viagem aconteceu em Curitiba, entre 1997 e 1998, onde navegou seus rios e conheceu todas as ruas da cidade. Em sua aventura em São Paulo, navegou 8 de seus rios e dormiu na casa de bandidos, de ricos, pobres e de gente famosa como a apresentadora de televisão Ana Maria Braga. É formado em Comunicação Social e Direito, com pós-graduação em Psicopedagogia e extensão universitária em Antropologia Social. É autor de 61 livros, entre guias, romances e álbuns fotográficos, um filme e 10 séries para TV.

 

 

Serviço

O que: Novo desafio do Urbenauta

Quando: início 10 de junho

Site oficial da expedição www.urbenautacuritiba.com.br, www.urbenauta.com.br e www.facebook.com/OUrbenauta

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.