Feira da Música: potência nas conexões e vitrine para a boa música

A Feira da Música, realizada entre 22 e 25 de agosto, trouxe um novo olhar sobre a cultura. Além das apresentações musicais, com bandas de vários cantos do país em 4 palcos diferentes, o evento integrou o Lançamento do Ano Letivo da Universidade Livre Fora do Eixo com debates, oficinas e encontros. Cerca de 67 convidados nacionais e internacionais foram à Fortaleza (CE) para participar do Encontro da Universidade Livre da Cultura, avançando nas propostas da cultura em rede. Envolvendo e sustentando a movimentação das mais de 10 mil pessoas do evento, aproximadamente 35 mil Patativas circularam na Feira, moeda completamentar ao real usada nas atividades.

Outro foco importante da feira foi o avanço nas ações relacionadas ao meio ambiente, que reuniu grupos ambientais, ongs, associações, coletivos e convidados da área junto a comunidade, tornando o evento mais sustentável.

[Conheça alguns números]

  • 67 convidados da Universidade vindos de toda a América Latina e África

  • 44 bandas

  • 35.000 patativas (moeda social) movimentadas ao longo dos 5 dias

  • 3000 pessoas durante as prévias seletivas

  • Cerca de 10 000 pessoas circulando por dia nos 4 palcos e no Estoril

  • 909 participantes do XI Encontro Internacional da Música


***

Calendário: Setembro garante mês intenso de formação

Em parceria com a UniCult - Universidade das Culturas - e Rede Brasil de Festivais, a Universidade Livre Fora do Eixo lança seu calendário de ações para o mês de setembro. Serão debates, oficinas, editais de vivência, conversas infinitas, observatórios, percursos, entre outras atividades que ocorrem durante todo o mês, em todo o Brasil. Os Congressos Fora do Eixo Nordeste e São Paulo também fazem parte do calendário que tem ações em todas as regionais Fora do Eixo (São Paulo, Minas, Centro-oeste, Nordeste, Norte e Sul). Confira a agenda e participe!

***

UniFdE lança ano letivo com convidados da Espanha, África e América Latina

Para iniciar uma intensa agenda de atividades,a UniFdE lançou seu ano letivo durante a Feira da Música que ocorreu em Fortaleza, de 22 a 25 de agosto. O encontro se configurou como um ponto de convergência entre fomentadores da livre circulação de conhecimento, arte, formação e política. Entre os principais momentos da Feira, as interlocuções feitas entre os mais de 60 convidados da UniFdE e UniCult - Universidade das Culturas - integraram debates, percursos culturais e programação geral, trazendo reflexões e estímulos acerca do calendário de encontros para o próximo semestre.

***

Opinião: Ativista do movimento 15M compartilha experiências

O espanhol Ruben Caravaca, um dos convidados da Universidade Livre Fora do Eixo, traduziu em texto a experiência de participar do evento e de vivenciar a construção de novas estruturas e paradigmas de sociedade a partir do trabalho colaborativo e em rede.

Leia mais

***

intercâmbio musical latino

Karina Buhr se apresenta pela primeira vez na Argentina

Noite Fora do Eixo marcará apresentação do álbum "Longe de Onde" em terras argentinas

Fortalecendo ainda mais as conexões latinas, o Fora do Eixo leva, no dia 21/09, a artista Karina Buhr para Buenos Aires pela primeira vez na Noite Fora do Eixo em terras argentinas, onde apresentará seu novo álbum "Longe de Onde" .

O evento acontece no tradicional Niceto Club e é realizado em parceria com a Sonoamerica, contando com o apoio da Embaixada do Brasil, e mostra o fortalecimento cada vez mais consistente da Novíssima Música Brasileira.

Karina Buhr está indicada a 3 prêmios no VMB 2012:

  • Melhor Artista
  • Melhor CD
  • Melhor Artista Feminina

Saiba mais

***

Eleições 2012

Pós TV realiza programa especial de cobertura dos debates em São Paulo

Lino Bocchini, Bruno Torturra, Renato Rovai e BiosBug foram os comentaristas do programa

Com vistas a ampliar as discussões acerca das eleições 2012, a PósTv está acompanhando os debates que integram o projeto “Cidade que Queremos”. A ideia é ampliar as possibilidades para além das transmissões televisivas, abrindo um campo de interação para com os candidatos por meio das redes sociais. É a cobertura midialivrista das eleições trazendo panoramas claros e sem limitações editoriais sobre as condições que queremos para nossas cidades.

[Veja o programa na íntegra]

Parte 01

Parte 02

***

Compacto.REC

Macaco Bong lança segundo CD

'This is Rolê' é o nome do novo álbum, disponível para download no site da banda

Projeto que desde 2007 busca difundir e compartilhar o trabalho de artistas independentes através de download gratuito, o Compacto.REC chega em 2012 reformulado! O selo virtual, que já lançou nomes como Nevilton (PR), Porcas Borboletas (MG) e Falsos Conejos (ARG), inaugura sua nova plataforma virtual no dia 05 de setembro, disponibilizando, dessa vez, ‘This Is Rolê’, o mais recente trabalho do trio Macaco Bong.

Através de um edital bimensal, artistas dos mais variados estilos e lugares poderão se inscrever para terem seu material disponibilizado através da plataforma, que celebra a novíssima música brasileira e latino-americana.

O Compacto.REC é uma iniciativa da Distro Fora do Eixo, frente da rede Fora do Eixo que trabalha com a distribuição de materiais independentes em sua forma física ou virtual.

Trio instrumental mostra maturidade em segundo álbum

O disco "This is Rolê", disponibilizado hoje no site oficial do Macaco Bong, tem seu lançamento marcado por um show na quinta, dia 6, no Sesc Palladium - BH

Ouça o disco

---> Acompanhe e confira o site do Compacto.Rec a partir de seu lançamento amanhã!

vivências

Campi abrem editais na regional Sul

Vivencie a Casa Fora do Eixo Porto Alegre e o Festival Morrostock

O Festival MorroStock e a Casa Fora do Eixo Porto Alegre, são dois dos campi da Universidade Livre Fora que estão com editais de vivência abertos. Na Casa FdE POA, trata-se do Edital Permanente de Vivência nas areas de sustentabilidade, comunicação, política, música, teatro e formação livre.

O Morrostock possui vagas para vivências nas áreas de "Assistente de Produção" e “Assessoria em Comunicação e Cobertura Colaborativa”. O Festival acontece no Sitio Picada Verão, em Sapiranga/RS, com atividades previstas de camping, cozinha comunitária, tendas de bambus, oficinas, palestras, terapias alternativas, meditação e yoga. O prazo para as inscrições vão até dia 05 de setembro de 2012.

----->As inscrições para Casa PoA podem ser feitas aqui.

----->Leia o edital Morrostock completo.

Percursos

Rede Brasil de Festivais lança editais de formação livre

Iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Livre Fora do Eixo

Esta semana, a UniFdE e a Rede Brasil de Festivais lançaram o Edital de Percursos, em que os viventes selecionados poderão criar rotas de circulação nos mais de 30 festivais atuantes como campi temporários. As vivências serão nos eventos do Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI) e Circuito Paulista de Festivais Independentes (CPFI), que ocorrem de setembro a dezembro de 2012. Ao todo, o edital engloba 13 percursos, cada um variando entre 15 e 30 dias de duração. É possível optar por mais de um Percurso e dentro da programação estão previstas atividades como Cobertura Colaborativa, Conversas Infinitas, Políticas de Rede, Design, Economia das Redes, Fotografia, Rádio, Audiovisual, Atendimento, Logística e vivências nas cidades-sede de cada campus. Inscreva-se e participe!

Circuito Mineiro de Festivais (CMFI)
Circuito Paulista de Festivais (CPFI)

módulo

Lala Dehenzelin participa do Conversas Infinitas na Casa Fora do Eixo

Integrante do corpo docente da UniFdE traz reflexões sobre a cultura de rede em São Paulo

Em mais uma ação de ampliação de repertório da Universidade Livre Fora do Eixo em parceria com a UniCult, ocorreu na Casa Fora do Eixo SP no último sábado um interessante e aprofundado bate-papo a respeito de moedas complementares, cultura de rede e economia criativa - a também chamada economia da vida - tudo isso complementado, por convidados, com menções à medicina oriental, às ciências naturais e uma série de reflexões, em Conversas Infinitas com Lala Dehenzelin, que viaja a diversos pontos estudando e falando sobre tais conceitos.

O papo rendeu 4 horas de transmissão ao vivo, que podem ser conferidas na íntegra!

[Confira]

Parte 01 , Parte 02 e Parte 03

gurizada Fora do Eixo

Recital do Curso Livre de Música faz apresentação no interior de São Paulo

Crianças do projeto de formação mostram suas habilidades na música

O Centro De Cultura E Ativismo Caipira (CECAC) é um dos campis da Universidade Livre Fora do Eixo que desenvolve atividades culturais direcionados às crianças e jovens em Serrana (SP) e apresentou o Recital do Curso Livre de Música Evandro Silva, com as crianças que participam dos projetos de formação livre e Música, a Gurizada FdE. Esse é um momento em que o protagonismo da gurizada fica em evidência, legitimando e viabilizando cada vez mais projetos de formação e fazendo dos diversos elementos da Cultura, ferramentas potentes para o desenvolvimento humano e social.

Leia mais

moeda social

Patativas circulam durante a Feira da Música

Evento proporciona experiência com as moedas complementares

Neste segundo semestre a Rede Brasil de Festivais esta movimentando a economia local em todas as regiões. Com a realização de shows, percursos culturais, atividades de formação entre outras, cada cidade que recebe um festival tem a oportunidade de tomar contato com uma economia mais justa e solidária com a circulação de moedas complementares. A Feira Música de Fortaleza, que aconteceu recentemente no Ceará, foi um exemplo disso. A Patativa, uma das moedas integradas ao Banco Fora do Eixo, circulou entre os empreendimentos solidários e os coletivos culturais de todo o país que estiveram por lá, que puderam vivenciar uma economia criativa, solidária, do conhecimento, e coletiva, fazendo da Feira da Música, um momento bastante singular na economia do País.

aceita-se Card

Novos pontos do FdE Card: Alimente-se e abasteça em São Paulo

Posto de Gasolina e mercado no bairro Cambuci aceitam card como forma de pagamento

Na capital paulita e em todo o país são inúmeros os estabelecimentos comerciais que já trabalham a partir de nova economia alternativa. É o caso do Mercado Tien e Auto Posto Lavapés no Bairro Cambuci que, a partir dessa semana, recebem como forma de pagamento o Fora do Eixo Card. Além do posto, o Mercado Tien começa a estabelecer trocas com a casa por meio da moeda. Além de fortalecer a economia local, e por conseguinte a geração de emprego e renda, é uma forma de integrar ainda mais agentes no processo de transformação social por meio da economia.

----> Acompanhe o facebook do Fora do Eixo Card e saiba mais!

***

ensaio poéticas visuais

Sessão de fotos: Rede Brasil de Festivais

Festival de Curtas promove debates ao vivo e conecta realizadores do mundo todo

A 23ª edição exibiu mais de 360 filmes de diversos países. Fora do Eixo teve mostra especial na programação

Ocorreu durante os dias 23 a 31 de Agosto em São Paulo a 23ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. O evento contou com a participação de realizadores de todo o mundo e uma exibição de mais de 360 filmes em cinemas localizados pela cidade. O Fora do Eixo esteve presente - realizou a Mostra Midiativista, com 10 vídeos produzidos pela equipe midialivrista da rede, além de outros 5 selecionados a partir de chamada pública, além de participar da Cobertura Colaborativa do Festival através da página do Percurso da Cultura no Facebook.

O Festival contou também com eventos como o Curta e Mercado, debate sobre a Lei Rouanet, performances, festas, além do Debate com Realizadores em parceria com a Pós TV, que transmistiu ao longo de 7 dias conversas com 84 realizadores de filmes exibidos nas mostras do festival.

----> Confira aqui a cobertura realizada pelo Percurso da Cultura

atrações nordestinas

Coquetel Molotov prepara programação especial para sua 9ª edição

Em parceria com o Fora do Eixo, festival realizará coberturas colaborativas, oficinas de midialivrismo e guerrilha audiovisual e mostras de filmes

Um dos principais festivais independentes do país, o Coquetel Molotov deste ano vem com um line-up mais do que especial, aglutinando o público em volta de grandes nomes atuais da música independente. Ocorrendo de 11 a 15 de setem­bro em Recife (PE), o festival prepara para este ano um foco em midialivrismo, com oficinas ao longo da programação.

O festival oferece em 2012, em parceria com o Fora do Eixo, oficinas de midialivrismo, guerrilha audiovisual e cobertura colaborativa, além de mostras e transmissão de programas durante o festival através da Pós TV.

----> Saiba tudo sobre o festival aqui.

oportunidades

Festival Mundo abre editais para expositores

A 8ª edição lança a campanha “Ocupe Festival Mundo” e convoca artistas e empreendores a ocupar a feira cultural do festival

Com realização confirmada para os dias 01 a 11 de novembro o Festival Mundo, que acontecerá na Usina Cultural da Energisa, selecionará entre os dias 28/08 e 15/09, propostas enviadas a partir de quatro editais de ocupação.

Os interessados em propor as atividades de artes visuais (exposição e oficinas/debates), shows, feira cultural e praça de alimentação podem enviar suas propostas até o dia 15 de setembro. Já os empreendedores que querem participar da Feira Cultural e Praça de alimentação do evento, além de artistas plasticos interessados em expor suas obras na Exposição de Artes Coletiva e bandas/cantores (a) interessados em apresentar seus shows nos palcos do festival devem acessar o site do Coletivo Mundo e preencher os formulários seguindo as orientações do edital.

Acesse o site e inscreva seu empreendimento.

----> Leia mais

Circuito Paulista de Festivais Independentes

Festival Canja une artes integradas, formação e grande encontro

Bauru tem cena movimentada com shows, debates, oficinas e diversas atividades em festival independente realizado neste mês de Agosto

O Festival Canja, com caráter colaborativo e de artes integradas, ocorreu de 27 de Agosto a 02 de Setembro em Bauru, no interior paulista. Além de promover uma grande circulação de público em torno da programação que contou com shows com nomes como Kamau e Pata de Elefante, apresentou também debates, mostras, Pós TV diversas outras atividades.

O Festival foi também local de encontro de dezenas de agentes da Regional São Paulo do Fora do Eixo, que realizaram diversas reuniões livres e grupos de trabalho para falar sobre as próximas ações da regional.

----> Confira tudo sobre o festival aqui.

Circuito Mineiro de Festivais Independentes

Marreco ocupa parque público e leva mais de 2 mil às ruas de Patos de Minas (MG)

Além de shows, atividades de formação e ampliação de repertório tiveram espaços privilegiados no festival que agitou o sul mineiro

O Parque do Mocambo compôs o cenário para uma irradiação de música brasileira ontem em Patos de Minas. A ação gratuita do Coletivo Peleja, que realiza desde 2008 o principal evento de valorização da música independente na cidade e que integra o Circuito Mineiro de Festivais, apresentou uma programação com as bandas Black Drawing Chalks Renegado, Veja Luz, Mustache e os Apaches, The Hells Kitchen (GO), Os Fernandes, Deep Up, Fôlego, Ana-Hu, O Berço, Hebreu, Tarso Miller and the Wild Coments e Bruno Fontoura. O público aprovou o evento e lotou o parque para conferir a diversidade da música que é feita hoje no país. Além das bandas, o festival dá espaço também para iniciaticas socioambientais e feira de produtos independentes.

----> Leia mais

Minas em vários tons

ViJazz & Blues Festival 2012

Coletivo 103, de Viçosa (MG), registra os capítulos da narrativa de um dos grandes festivais de jazz e blues do país.

Entre os dias 29/08 e 02/09, as cidades mineiras de Ponte Nova e Viçosa, terra do Coletivo 103, foram sedes de um dos grandes festivais de blues e jazz do país: o ViJazz & Blues Festival 2012. Cumprindo com a tradição de homenagear um instrumento a cada ano, a 5ª edição do ViJazz & Blues Festival, que compôs a agenda de comemorações de aniversário da Cidade de Ponte Nova e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), homenageou as linhas de instrumentos de percussão e bateria. Agentes midialivristas do Coletivo 103 participaram do processo de construção do Festival com o trabalho de cobertura colaborativa e gerenciamento das mídias sociais do Festival. Saiba mais e confira a cobertura fotográfica.


política cultural

Festivais debatem 'A Cidade que Queremos'

Debates realizados em Patos de Minas (MG) e Bauru (SP) abordam eleições 2012 e políticas públicas para os municípios

O tema da "Cidade que queremos" também é pauta na Rede Brasil de Festivais. Durante o Festival Marreco, dois candidatos a prefeito compareceram acompanhados de seus vices, assim como uma representante da atual prefeita da cidade. Tássio Lopes, morador da Casa Fora do Eixo Minas, esteve presente, assim como Vane Pimentel Matias, do Coletivo Peleja.

Em Bauru, o debate foi durante o Festival Canja e abordou os temas recorrentes na eleição com Juarez Xavier - professor de jornalismo e economia criativa na UNESP Bauru; José Vinagre - ex-secretário de cultura e atualmente presidente de um ponto de cultura cineclubista (PT); Fred Maia - FdE e Elson Reis - Atual secretário de cultura.

Artes Cênicas

Festival Internacional de Teatro Estudantil

O evento reuniu mais de 2000 pessoas em espetáculos, workshops de formação e coberturas colaborativas realizadas em Porto Alegre (RS)

Durante toda a semana, o FITE - Festival Internacional de Teatro Estudantil - integrou espetáculos teatrais, oficinas, workshops e vivências, em três teatros de Porto Alegre (RS). A Casa Fora do Eixo Porto Alegre é uma das organizadoras do evento em parceria com a Rede do Circo, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Aresta Cultural. Dentre as atividades realizadas pelo Fora do Eixo estão a produção executiva, editais de vivência na area de produção e cobertura colabortiva.

Mais de 2.000 pessoas assistiram às peças. Os espetáculos - sem caráter competitivo - tiveram analisadores que ao final dos números somavam suas impressões ao crescimento e amadurecimento dos grupos que se apresentaram no festival. Além disso o evento também contou com oficinas e workshops para formação durante todas as manhãs, além da colaboração de quatro selecionados através de edital de vivência nas áreas de produção e comunicação do encontro.

----> Confira aqui a cobertura em fotos realizada pela Cobertura Colaborativa do evento.

feminismo

"Marcha Contra a Mídia Machista" reinvidica respeito à mulher

Ativistas de Campo Grande, Porto Alegre e Manaus saíram às ruas em movimento nacional que agregou oficinas, debates e palestras

"Somos mulheres e não mercadorias!" Mulheres de todo o país saíram às ruas em sinal de protesto e posicionamento acerca da Mídia Machista. despertar a consciência social para o preconceito e o não reconhecimento das lutas históricamente protagonizadas por mulheres e a conquista de direitos cívis e sociais são os grandes objetivos da Marcha. O movimento nacional também agregou oficinas, debates e palestras com feministas de Campo Grande, Porto Alegre e Manaus. A mídia machista já foi tema da PósTV e rendeu importantes debates acerca do fazer machista jornalístico e públicitário.

----> Mais informações

Marcha das Vadias movimenta Manaus

Militantes e ativistas das causas feministas fizeram performance e manifestações em protesto à violência e ao sexismo

Organizada pela publicitária curitibana Madô Lopez, a primeira Marcha das Vadias ocorreu em São Paulo, em 2011, e logo se espalhou por todo o Brasil, já tendo ocorrido em várias cidades, como Vitória, Recife, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Brasília entre outras, como protesto contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro pediram isso devido as suas vestimentas.

Dando prosseguimento às marchas que estão ocorrendo pelo país, no dia 01 de setembro, Manaus realizou sua edição das Marchas das Vadias, reunindo militantes e ativistas das causas feministas que fizeram inúmeras performances e manifestações em protesto a violência e o sexismo contra as mulheres.

----> Cobertura completa aqui.

missão latina

Coluna Fora do Eixo vivencia ato contra posse de novo presidente

Em terras mexicanas, a coluna passou os últimos 15 dias e pôde presenciar protesto do povo mexicano

Desde o dia 20 de agosto, a Coluna Tupac Amaru está no México e presenciou, no ultimo fim de semana, um emocionante ato organizado pelo #YoSoy132 Chiapas. A viagem foi de muitas conexões com diversos movimentos sociais e organizações que trabalham a cultura em rede no país, com vistas a aproximar a América Latina em torno das novíssimas tecnologias de produção cultural, pautada nos princípios do colaborativismo. A coluna participou de diversos eventos, desde o encontro para debate do Plano Nacional de Cultura no Peru, passando por reuniões com coletivos e contatos e conexões com importante personalidades do cenário cultural local dos dois países.

----> Confira tudo que rolou durante a Coluna aqui.

conexões colaborativas

Missão Vitória promove encontro com diversos coletivos locais

Articulações em rede são fortes na capital capixaba

As conexões do Fora do Eixo pela capital do Espiríto Santo, Vitória, só se fortalecem. O estado celebra uma cena local com mais de 20 coletivos conectados e um projeto inovador de Políticas Públicas de redes: A Rede Cultura Jovem, coordenada por Kenia Lyra.

A visita de agentes das Casas Fora do Eixo se deu para participação no evento Reviravolta Coletiva, encontro que reuniu centenas de jovens para discutir e propor novas ações coletivas e colaborativas na produção cultural e na cena local.

meio ambiente

Nós Ambiente participa de Conferência

Frente de Meio Ambiente do Fora do Eixo integra equipe que realizará a maior conferência infanto-juvenil do país

O Encontro de COE's (Comissões Organizadoras Estaduais) reuniu representantes das secretarias estaduais e municipais de educação e de meio ambiente, instituições que trabalham questões ambientais, ONG's e os Coletivos Jovens de Meio Ambiente, durante nos dias 28-31 de agosto em Goiás para realizar a formação para o início do planejamento da IV CNIJMA (Conferência Nacional Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente), conferência que teve sua primeira edição em 2003 e que mobiliza o maior montante de alunos de ensino fundamental do país (na sua última edição foram mais de 3 milhões de estudantes). E o Nós Ambiente, frente que atua na problemática socioambiental contemporânea através das dinâmicas do Fora do Eixo, participou da atividade com um agente da Casa Amazônia acompanhando os trabalhos, por meio de articulações e conversas infinitas, onde a rede e suas tecnologias de conhecimento foram apresentado aos participantes.

----> Cobertura completa aqui.

eletrônica

Edição de setembro do DJ Residente retorna ao Museu de Arte Moderna de SP

Projeto de música eletrônica produz tilhas sonoras colaborativas dentro do espaço

Conectando a música de vanguarda, eletrônica e experimental, com curadoria do Fora do Eixo, o projeto DJ Residente apresenta sua versão de setembro. Na última etapa do ano da ação os convidados Vivian Caccuri, Loop B e Lavoura, são artistas de diferentes gerações que se juntam para realizar novas trilhas sonoras colaborativas, explorando as diversas fronteiras, entre a arte sonora, a cultura digital e a reapropriação sonora dos objetos e espaços do MAM São Paulo. O evento acontece de hoje, 3/9, a 20/09!

---> Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui.

circuito nordestino

Independência ou Rock

Músicos, público e produtores se reúnem em evento para soltar o grito de independência ao som do rock

O “Independência ou Rock” é um evento que tem por objetivo reunir músicos e público para disparar o grito de independência em Quixadá-CE ao som do rock. A programação acontece dia 7 de setembro, no The Point Club e envolve, além dos shows com as bandas Criokar (Fortaleza) Full Time Rockers (Fortaleza) e Inorganic Noise (Quixadá), o debate com o tema “Produção e a cena independente”, estimulando as conversas entre produtores e classe artística sobre o meio em que nos inserimos.

----> Saiba mais

***

acontece

Agenda Fora do Eixo

De 4 a 10 de setembro

---> Acompanhe o Calendário Fora do Eixo

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.