Acontece Confere "O Jogo da Imitação" saiba mais ...

  • Como um dos filmes que estavam na liderança das indicações para o prêmio Globo de Ouro de 2015, “O Jogo da Imitação” por sua vez não fora devidamente aclamado na noite passada, domingo (11), muito por sua abordagem e também pela concorrência que estava complicada este ano. O ator Benedict Cumbertbatch surpreende e dá detalhes de um personagem real com um show de interpretação. O longa é do diretor Morten Tyldum e imprime na tela o drama vivido por aquele que é considerado o “pai” dos computadores, Alan Turing.
  • Você certamente já deve ter ouvido falar de Alan Turing, se não é bom que se atualize, pois se está me lendo agora é em razão da genialidade dos cálculos deste matemático que ajudou a findar com a Segunda Guerra Mundial, na década de 40. Esta obra retrata a chegada e a saída de Alan à Alemanha para ajudar a decifrar os códigos de guerra, aos quais determinavam as invasões dos seguidores de Hitler.
  • O caminho encontrado por Morten Tyldum e os roteiristas Graham Moore e Andrew Hodges foi o de mostrar mais do que a personificação de uma inteligência, mas a capacidade de um homem diante de uma meta, esta que na verdade fazia parte de um conflito pessoal enterrado literalmente em âmago. A meta a que me refiro é na confecção da máquina responsável por decodificar os códigos de guerra e o conflito de Alan é do seu autoconhecimento falho levando-o a cometer o suicídio em 1954.
  • Moore e Hodges descrevem muito bem a personalidade de Alan. Em cena Benedict Cumbertbatch desempenha aquele estereótipo de matemático estrategista, metódico e literal; ainda reproduzido com a dose certa para o humor que ali o cabia graças à falta de graça do personagem diante da sua dificuldade em manter um bom relacionamento com as pessoas.
  • Alan era tão sincero que a sua opção sexual fora descoberto e ele foi acusado por obscenidade, depois a Rainha Elisabeth retirou tal acusação dando-lhe o perdão. Alan foi convidado a tomar uma espécie de “cura gay”, segundo os médicos da época a droga tirava as tendências homossexuais que alguns possuíam. Por este relato é possível de perceber como tenha ficado a cabeça deste gênio matemático.
  • “O Jogo da Imitação” tem estreia para o dia 5 de fevereiro no Brasil e dele não me cabe mais a falar, prefiro que vá até o cinema e aprecie esta história que não conta a vida de um herói, mas a de um homem que mudou a história mundial.
Última atualização em Ter, 13 de Janeiro de 2015 13:07  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.