Trash – A Esperança Vem do Lixo

  • Um dos melhores filmes do ano tem estreia marcada para esta quinta-feira (9) nos cinemas, “Trash – A Esperança Vem do Lixo”, mostra o mais simples relato da esperança contida no coração de três garotos cariocas em busca de uma vida melhor e mais digna.
  • Neste filme está contido a mais pura representação de um problema crônico brasileiro: o que se faz com a ética e com a moral? E a esperança é a última que morre? O novo filme de Stephen Daldry, famoso pelos longas “As Horas” (2001), “O Leitor” (2008) e “Tão Forte, Tão Perto” (2011), nos presenteia com uma obra simples, mas muito inteligente sobre a saga de três garotos: Raphael (Rickson Tevez), Gardo (Eduardo Luis) e Rato (Gabriel Weinstein) em desvendar um código que encontram dentro de uma carteira enquanto trabalhavam no aterro sanitário. Este código pode significar tanto a miséria quanto a riqueza destes meninos.
  • Os planos para as filmagens rolam desde 2011 e é inspirado na obra original de Andy Mulligan de nome “Trash”, o filme foi roteirizado também com a ajuda do autor e finalizado por Richard Curtis - mesmo roteirista de “Quatro Casamentos e um Funeral” (1994), “O Diário de Bridget Jones” (2001) e “Cavalo de Guerra” (2011). O longa se passa no maior aterro sanitário da América Latina, no Jardim Gramacho (RJ).
  • A história de esperança trazida por Daldry na tela evidencia a vida dos três garotos que tem como sustento o lixão, naquela carteira estará a resposta para o futuro de cada um e de uma maneira belíssima o roteiro se encaminha desde seu início conquistando o espectador a torcer pelos garotos. O elenco conta com a presença de Wagner Moura, Selton Mello e Martin Sheen que obviamente desempenham e muito bem o seu trabalho, como já era de se esperar, porém as atuações ficam de coadjuvantes diante da expertise dos três novatos Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein.
  • Ao roteiro foi agregado um flash back onde os meninos contam como tinham achado a carteira e de como se meteram na encrenca, situando o espectador sobre a história. O que de mais genial nos chama atenção é a simplicidade de como os meninos atuam, de modo que parecia real tal situação. O personagem Rato, vivido por Gabriel Weinstein, da um show de interpretação, ele é um ator nato e conseguiu apresentar um personagem carismático e dócil na tela, desmistificando o jeito malandro dos pivetes sem teto.
  • O que mais surpreende é a história que parece ser óbvia, mas encanta com tamanha inteligência ao externar a ética e a moral. O filme levanta pontos importantes como: o que fazer com a ética e com a moral? Os meninos cumprem com uma ética ao pegar a carteira e agem com a moral ao querer desvendar o código por trás das pitas deixadas lá. Mais uma vez a política é citada por meio de um candidato corrupto e é dele que a esperança ressurge. Ou seja, pontos relevantes que todos nós discutimos diariamente no ônibus e em casa, e, literalmente a nossa esperança atual vêm do depósito de lixo, mas um lixo de pensamentos humanos que provem da própria política.
  • “Trash – A Esperança Vem do Lixo” é uma ótima sugestão para esta semana nos cinemas, serve para refletir, serve para divertir e também para se emocionar.
  •  
Última atualização em Ter, 07 de Outubro de 2014 08:40  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.