Comprar imóveis na planta é um bom negócio?

planta

 

Fonte: freepik.com

 

 

Hoje em dia quando o assunto é imóveis à venda, uma das possibilidades é a compra de apartamentos na planta. Mas será que esse é um negócio vantajoso?

 

Inicialmente é necessário entender o que é e como funciona a compra de um imóvel na planta. Esse tipo de compra, na planta, significa que você vai adquirir um imóvel ainda em construção.

 

Quando é efetuada a compra de um imóvel na planta, geralmente é solicitado pelas construtoras que uma porcentagem do valor do imóvel seja paga como entrada.

 

 

O valor dessa porcentagem, normalmente, é de 30%. Além disso, ele pode ser parcelado durante o tempo em que o imóvel está em construção.

 

 

Já o restante tem a possibilidade de ser financiado ou quitado quando é feita a entrega das chaves.

 

As vantagens de comprar um imóvel na planta

Uma das grandes, ou maior vantagem do imóvel na planta é o seu preço. A  aquisição de um deles pode ser um negócio vantajoso, sendo indicado principalmente por quem ainda não tem pressa de fazer as mudanças para o novo lar.

 

Atualmente essa é uma modalidade de compra bastante procurada em várias cidades do país, interessando a muitas pessoas, especialmente por causa de uma série de vantagens. São elas:

 

Desconto na hora de comprar

O desconto é um dos grandes benefícios para aqueles que pretendem comprar um imóvel na planta.

 

 

De uma forma geral, o valor nesse tipo de negócio é 30% mais barato, sendo que tal desconto pode até ser mais elevado dependendo do local do imóvel.

Ainda assim, por mais que os descontos sejam chamativos, é sempre importante estar atento para não cair em golpes de empresas pouco confiáveis.

 

 

É possível realizar algumas adaptações

Ao adquirir um apartamento ainda em construção, uma das vantagens é a possibilidade de efetuar adaptações nele.

 

 

Dependendo do que foi combinado com a empreiteira, é possível solicitar para o engenheiro encarregado alterações de alguns detalhes, entre eles tamanho de alguns cômodos, localização das portas e outros pontos que você considerar melhor.

 

Construção a partir do zero

Para quem procura modernidade e qualidade é uma vantagem. Ao comprar um apartamento na planta, por exemplo, você terá a garantia de que tudo no seu futuro lar será novo em folha.

 

 

O imóvel será construído a partir do zero e feito de acordo com as especificações e com os parâmetros que exigem os atuais conceitos de construção e arquitetura.

 

Tempo e calma para efetuar a mudança

A aquisição de um imóvel na planta é uma interessante alternativa para aqueles que não estão com pressa de se mudar.

 

Ao efetuar tal negócio, é estipulado um prazo de entrega do imóvel, possibilitando que a sua mudança seja feita com calma e devidamente planejada.

 

 

Sendo assim, você terá tempo de analisar quais os móveis e os itens que serão mais adequados para o novo lar.

 

 

Uma futura valorização é possível

A compra dos apartamentos na planta é caracterizada também pela valorização dos imóveis.

 

Pelo fato de um apartamento na planta ser totalmente novo, no futuro ele estará valendo bem mais do que você pagou por ele.

 

 

Tal característica é bastante vantajosa, pois torna o seu negócio uma oportunidade de investimento para mais tarde.

 

A atenção ao comprar apartamentos na planta

As vantagens na aquisição de imóveis na planta são evidentes, porém é válido sempre estar atento para alguns detalhes na hora de efetuar tal negócio.

 

 

Nesse caso, é importante estar atento para alguns detalhes, tais como conhecer a procedência da construtora, o que diz exatamente o contrato, qual é o prazo de entrega, entre outros pontos relevantes.

 

 

Outros pontos que devem ser analisados ao comprar um imóvel na planta

A compra de apartamento na planta implica em financiar a construção do seu novo lar.

 

 

O período de entrega pode variar, mas de uma forma geral vai de 18 a 36 meses, dependendo para isso de características como o tamanho do imóvel, a presença de áreas extras e outros detalhes.

 

Por isso, é importante estar ciente ainda de que comprar apartamento na planta é um investimento de longo prazo.

 

Conheça bem o local

O ponto de localização do seu futuro apartamento também é outro quesito que deve ser muito bem analisado. É importante conhecer bem a região onde será efetuada a construção.

 

Dessa forma você fica sabendo quais são as características do bairro e da vizinhança. Vale visitar o local em diferentes dias e horários para assim saber se é um bairro que costuma ser silencioso ou agitado.

 

Não tenha pressa para fazer o negócio

A negociação de um imóvel é um investimento de grande importância, por isso, pesquise muito bem como funciona o processo de compras de apartamentos na planta.

 

 

É essencial também ler com muita atenção o contrato, assim você estará ciente de todos os quesitos que são exigidos nesse tipo de negociação, conhecendo muito bem os seus direitos e a suas obrigações de comprador.

 

A realização do financiamento

Comprar um imóvel na planta é diferente do que realizar a compra de um imóvel já construído.

 

Sendo assim, é válido conhecer como funciona essa modalidade de financiamento, desde o encontro com o empreendimento em questão até a entrega das chaves.

 

Procure um empreendimento que seja adequado com o seu orçamento

Esse é um quesito pertinente. É sempre recomendado estar ciente das suas possibilidades antes de efetuar um investimento tão importante.

 

 

Portanto, para que a compra de um imóvel na planta não resulte em dor de cabeça, esteja atento ao seu orçamento e aos custos que possam surgir.

 

 

Entre em contato com a opção que apresente mais vantagens

Antes de realizar um financiamento estude as várias possibilidades de negócios. Veja qual é o mais benéfico para você no momento e analise as suas características.

 

 

Faça pesquisa, consulte algum portal de imóveis. Dessa maneira, você estará investindo de maneira mais tranquila e segura.

 

Conclusão

Como pudemos ver, a compra de imóveis na planta pode ser um bom negócio, especialmente se ela for feita com atenção e calma.

 

Se você não tem pressa de mudar certamente é um dos melhores investimentos. Já se você paga aluguel é muito importante calcular e colocar tudo “na ponta do lápis”, pois você terá 2 gastos por um longo tempo.

 

 

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos e contatos nas redes sociais para que eles fiquem por dentro dessas dicas ao optar por um imóvel na planta. 

Última atualização em Sex, 23 de Fevereiro de 2018 17:30  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.