Seminário sobre os direitos da juventude

01

O seminário é uma iniciativa do Centro Social Marista Propulsão e da Rede Marista de Solidariedade; evento é gratuito e aberto a toda comunidade

Promover discussões e reflexões sobre a juventude. Esse é o objetivo do 8º Seminário Propulsão, que será realizado no próximo dia 29 de outubro, às 9h, no auditório Tristão de Ataíde na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Nesta edição, o Seminário tem foco na promoção e defesa dos direitos dos adolescentes e deve reunir diversas pessoas atuantes em diversas políticas públicas, comunidade acadêmica e usuários dos equipamentos de saúde mental e assistencia social.

O Seminário Propulsão é um ponto de encontro para todos que buscam entender melhor o universo da juventude. Os temas abordados serão o cuidado com a liberdade e a ampliação da vida junto à juventude. “Queremos reunir trabalhadores, comunidade acadêmica e usuários de serviços que tenham interesse nos temas como o uso álcool e drogas e focar nas estratégias para qualificarmos, em rede, esse cuidado junto aos jovens”, afirma Henrique Brojato, diretor do Centro Social Marista Propulsão, unidade da Rede Marista de Solidariedade, que organiza o encontro.

Aberto e gratuito para toda comunidade, o evento conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia 8ª região (CRPPR), do Conselho Regional de Serviço Social 11ª Região (CRESSPR), da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR, do Observatório da Juventude da PUCPR, do Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição da Universidade Federal do Paraná (NIED-UFPR) e do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas da UFPR (CRR-UFPR).

As inscrições para o Seminário podem ser realizadas no site http://seminarios.grupomarista.org.br até o dia 25 de outubro.

Centro Social Marista Propulsão

Localizado no bairro Prado Velho em Curitiba, o Centro Social Marista Propulsão (CSM Propulsão) realiza atendimentos gratuitos a adolescentes (de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos) que estiveram ou estão em tratamento por conta do uso abusivo de álcool e/ou drogas e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

O atendimento varia de acordo com o tempo de cada adolescente, e tem por objetivo principal a (re)inserção social, que pode envolver desde a volta aos estudos até a ocupação de espaços culturais desconhecidos. As atividades incluem oficinas, atendimentos individuais e muitas atividades no território, como é o caso da atividade “rolê de bike”. “Saímos com eles para que eles possam entender que a cidade é um território que pode ser ocupado. Ruas, parques e museus estão ali, e é direito deles conhecer, frequentar, pertencer a esses espaços”, reforça Brojato.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade (RMS) é responsável por um conjunto de iniciativas, programas e ações com foco na Promoção e na Defesa dos Direitos de crianças, adolescentes e jovens. Realiza ações nas áreas da educação e da assistência social que beneficiam mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em escolas sociais de 18 cidades nos estados do São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. São 23 unidades sociais e educacionais que, de maneira gratuita, ofertam desde a educação infantil até o ensino médio e ensino médio técnico, além de projetos no contraturno escolar. Mais informações: www.solmarista.org.br

Serviço:

8º Seminário Propulsão

Data: 29 de outubro

Local: Auditório Tristão de Ataíde - PUC - PR

Horário: 9h às 17h

Última atualização em Qui, 18 de Outubro de 2018 19:22  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.