Natal | Contratação Temporária

Chance de efetivação dos temporários contratados pode chegar a 86%

 

trabalho temporário 997x640

               

O número de empregos temporários que serão criados para atender a demanda do comércio no Natal deste ano será menor que o do ano anterior. Apesar disso, a chance de efetivação é maior e chega a 86%.  A sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Fecomércio PR, visou identificar o percentual de estabelecimentos comerciais com intenção de contratar temporários para as festas de final de ano em 2017. O resultado aponta a real percepção do empresário para com a economia, respondendo se os lojistas esperam melhores vendas para o período, pois a alteração do quadro laboral espelha a real sensação de segurança de que o comércio terá vendas mais expressivas que no ano anterior, ou em anos anteriores.

 

O comércio varejista foi o setor que se mostrou mais esperançoso com a data. Lojistas que responderam sim para as contratações apontam 16%, contra 6% das respostas positivas dos empresários do setor de serviços.

 

No aspecto geral, a intenção de contratação de temporários ficou em 13,6% para o final desse ano. Em 2016, a intenção em otimizar o quadro funcional era de 16%, e em 2015, 14,5%, o indicador aponta certa timidez na expectativa dos empresários para a data mais importante do comércio varejista. As maiores intenções de contratação estão na capital, onde 14,6% das empresas pretendem aumentar o quadro, contra 10,4% do interior.

 

A boa notícia é que a maioria dos empresários que pretende contratar aparenta intenção em manter o colaborador no quadro, somando 86%.

 

image002

 

 

 

 

 

image003

Cargos

Entre os cargos mais visados nas contratações temporárias, vendedores, caixas e gerentes foram mencionados como maiores possibilidades, sendo os vendedores a maioria das intenções, representando 43%. Outros cargos também foram citados como caixas (22,9%), estoquistas (8,6%), gerentes (5,7%), empacotadores (5,5%). Outros cargos também foram citados na opção outros (8,5%).

 

Metodologia

A sondagem foi realizada com 250 empresas do comércio varejista e do setor de serviços da cidade de Curitiba entre os dias 27/09 a 09/10/17.Foram entrevistados sócios proprietários, diretores e gerentes de RH.

 

Última atualização em Sex, 03 de Novembro de 2017 13:24  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.