Alerta : Importância da vacinação

Governo está preocupado com o crescente número de casos de pessoas infectadas com doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Entre elas, sarampo, febre amarela e hepatites.

Com a chegada do verão, aumenta o número de pessoas que viajam pelo país, o que pode contribuir com os crescentes casos dessas doenças. Com a finalidade de prevenir a população, o Ministério da Saúde faz um alerta a todos os que pretendem viajar nas férias de verão para que mantenham a caderneta de vacinação em dia.

Atualizar a caderneta de vacinação é essencial para garantir uma viagem tranquila e um retorno saudável. Para isso, é necessário se precaver, tomando vacinas com dez dias antes da viagem.

 

Vacinas essenciais aos viajantes

O turista brasileiro deve se precaver, tomando as vacinas que precisam, conforme sua caderneta de vacinação e campanhas, mesmo que a viagem seja com destino ao exterior.

De acordo com os órgãos responsáveis pela saúde no Brasil, as principais vacinas são contra febre amarela, hepatites A e B e sarampo. Vale lembrar que o sarampo e a febre amarela são doenças já erradicadas no país, porém, voltou a afetar os brasileiros em grandes números, já que muitos não se atentaram à imunização.

Embora estas vacinas sejam as recomendadas, é importante se atentar ao Calendário Nacional de Vacinação para verificar a possibilidade de se tomar outros tipos, caso a imunização esteja ausente.

 

Febre amarela oferece maior risco de transmissão no verão

 

Entre as doenças que oferecem maior risco de transmissão durante o verão, a febre amarela se sobressai. Isso porque a doença vem afetando áreas com grande contingente populacional desde o ano passado.

Só no Brasil, são mais de 4.000 municípios que fazem parte das áreas com recomendação para esse tipo de imunização. Vale lembrar que a vacina da febre amarela é gratuita e está disponível em postos de saúde por todo o país.

Além disso, basta uma dose para que a pessoa fique protegida contra a doença por toda a sua vida.

Sarampo voltou a atingir população brasileira

Antes erradicada, atualmente o sarampo é uma doença que faz várias vítimas. Em Roraima, por exemplo, a doença já fez 349 casos confirmados, enquanto que no Amazonas esse número sobe para 9.724.

Outros estados em que a doença está fazendo vítimas são: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Pará, Pernambuco, Distrito Federal, Rondônia e no Rio Grande do Sul.

Cuidados de saúde para viajantes brasileiros

O governo ainda faz outro alerta às pessoas que pretendem viajar e necessitam de medicamentos de uso contínuo. Para esses, o Ministério da Saúde recomenda viajar munido da prescrição médica e com a quantidade suficiente da medicação que vai precisar dentro do período de viagem.

Além disso, é essencial que toda a população faça uso de repelentes como forma de proteção, especialmente para aqueles que não podem tomar vacinas.

E para quem vai viajar para regiões de risco, a vacina ainda é a melhor recomendação. No caso de viagens internacionais, é importante saber que muitos países exigem a apresentação do certificado para então liberar os brasileiros.

Por: Andreia Silveira, do site Plano de Saúde.

Referências: Ministério da Saúde e PlanodeSaude.net.

Última atualização em Qua, 26 de Dezembro de 2018 11:01  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.