Importante: Peça teatral fale de respeito aos animais




As crianças da rede municipal de ensino de Curitiba terão uma aula diferente no mês de novembro.

Elas aprenderão a cuidar melhor de seus animais de estimação por meio da peça A Greve dos Bichos, idealizada e produzida pela ONG Pense Bicho, que tem como foco o despertar da consciência para a guarda responsável de animais domésticos.

Os espetáculos percorrerão sete escolas da rede municipal de ensino. A oitava apresentação é aberta ao público em geral, com entrada franca.

“Esperamos que o corpo docente das escolas entendam a profundidade da temática e que assim possamos sensibilizar todos sobre o assunto”, diz a autora da peça e presidente de honra da ONG Pense Bicho, Karin Birckholz. A Greve dos Bichos faz parte de um projeto pedagógico ampliado com uma cartilha de atividades e exercícios propostos para professores e alunos refletirem sobre a consciência ambiental e de cuidado com os animais domésticos.

A Greve dos Bichos conta a história de um cachorro que abandonado pelos seus donos, sai em busca da vida livre dos campos. Na sua caminhada encontra outros animais que se unem a ele em busca de liberdade e apreço. Os personagens mostram seus anseios por respeito, falam de relações de troca na sociedade e percebem que tudo no mundo está interligado. 

Aprovado pela Lei Rouanet, o projeto do espetáculo foi encenado uma única vez há seis anos, quando obteve uma “impressionante participação das crianças, a ponto de ampliar a apresentação para mais escolas”, relembra Karin, que chegou a reescrever a montagem em forma de um livro infantil intitulado “Bicho não é Lixo”, publicado em outubro de 2011. A ONG Pense Bicho espera ampliar o seu público e sensibilizá-lo para a sua causa, por meio da educação, mudança de valores e respeito aos seres vivos.


Sobre a Pense Bicho - A Organização sem fins lucrativos Pense Bicho tem cunho 100% educativo e social que alerta, informa e conscientiza o cidadão urbano em relação a guarda responsável de animais domésticos.

As atividades iniciaram em 1998, com a elaboração e distribuição de folders educativos em bairros e terminais de ônibus de Curitiba e municípios vizinhos. Nos anos seguintes foi desenvolvido o projeto “Senhores professores” para sensibilizar o corpo docente e discente de escolas públicas e particulares sobre a temática.

A Pense Bicho vê na educação, na mudança de valores e no respeito a todos os seres vivos através de uma interação saudável e ética entre homem, animal e meio ambiente a resposta ao problema da violência. A ONG acredita na necessidade de educação permanente da sociedade. Os projetos buscam esclarecer as causas e não as consequências desta problemática e tem como meta uma mudança de valores.


Serviço:

A GREVE DOS BICHOS

Peça de teatro infantil para a sensibilização de crianças para a guarda responsável de animais domésticos.

Datas, horários e locais:

·        7/11, às 10h, CEI Dário Veloso - Rua Desembargador Cid Campelo, 4630, Cidade Industrial.

·        7/11, às 13h30, CEI David Carneiro - Rua João Batista Zagonel Passos, 1161, Xaxim.

·        9/11, às 10h, CEI Carlos Drummond de Andrade - Rua  Jandaia do Sul, 50, Sitio Cercado.

·        9/11, às 13h30, CEI Antônio Pietruza - Rua João Amadeu Pedro Bonn, 138, Tatuquara.

·        10/11, às 10h, CEI  Romário Martins - Rua David Bodziak, 100, Cachoeira.

·        10/11, às 13h30, CEI Nair de Macedo - Rua Fioravante Slaviero, 750, Novo Mundo.

·        11/11, às 10h, CEI Júlio Moreira - Rua Alexandre Marcoski, 190, São Bráz.

·        11/11, às 14h, apresentação aberta ao público no Museu Alfredo Andersen, Rua Mateus Leme, 336. Entrada Franca.

Mais informações: ONG PENSE BICHO – www.pensebicho.org
Última atualização em Ter, 08 de Novembro de 2011 07:59  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.