Reflexão | Como viver seu propósito

1 g6mxD9JVBJP3u4jOhb1Z4QImagem cortesia de Unsplash 
 
*Por Semadar Marques

Você tem escutado toda essa história de buscar um sentido e significado para a vida e ainda se acha distante de que isso seja pra você? Tudo bem, eu lhe entendo. Às vezes estamos tão imersos na engrenagem que nem percebemos o que pode ser questionado.
E dá medo de questionar mesmo. Sair da zona de conforto para buscar algo que realmente faça sentido pode ser muito dolorido. Mas, se pra você encarar a segunda-feira é um suplício e mudar as circunstâncias ainda não é possível, mas no fundo tudo que você quer é fazer algo que realmente faça sentido, calma. Quero lhe dizer que é possível.

Antes de tudo, será necessário entender que a mudança não é primeiramente externa. É determinante ponderar seus paradigmas e questionar como você está percebendo seu entorno. Eu sinto lhe dizer que, se você não tem disposição para o autoconhecimento, dificilmente conseguirá dar uma guinada. Questionar suas crenças é o que irá garantir sua mudança de atitude.

Enquanto você enxergar sua vida, seu trabalho atual e tudo que lhe rodeia agora como um fardo, a motivação necessária para definir objetivos que lhe desafiem e motivem a agir em prol deles vai faltar. E não adianta reclamar. Aliás, essa é outra questão.

Por favor, pare de reclamar. Olhe para tudo o que conquistou até agora. Valorize e agradeça sua trajetória, pois aquilo em que você está focando seu olhar agora é o que irá se expandir. Se reconheça e valorize diariamente o que construiu. Assim, terá maior energia e engajamento para uma mudança. Ter um senso claro de propósito e do que faz sua vida significativa não é somente uma questão profissional. É uma questão de saúde mental. 

Diversas pesquisas científicas já comprovaram que desenvolver este senso está relacionado a uma série de benefícios para a saúde, incluindo melhor sono, menos acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos, além de menor risco de demência e morte prematura.

Fazer a si próprio as perguntas certas também é essencial. Tenha consciência de quais são os seus valores e saiba que eles existem para serem vividos. Se você não está vivendo aquilo em que acredita, então nunca conseguirá experienciar seu propósito. É preciso ter clareza de quais são estes valores, pois no momento em que a vida exigir que se façam escolhas, elas precisam ser baseadas no que, de fato, é relevante e não por problemas que aparecem pelo caminho. Não questionar quais são estes princípios drena a energia para que se possa dizer não aquilo que não faz sentido e não está de acordo com sua própria natureza. E convenhamos, não é difícil ser levado pela maré e optar por algo que não tem nada a ver conosco por não estarmos atentos a isso.

E para finalizar, mas não menos importante, lembre-se: você não precisa jogar seu emprego atual para o alto somente porque ele não está alinhado com estes valores. O ideal é estabelecer objetivos bacanas, os quais lhe permitam viver algo com significado. Aí levantar na segunda para trabalhar em um emprego sem graça começará a fazer sentido. E você também pode exercer seu propósito em situações não profissionais como, por exemplo, um trabalho voluntário, um blog onde você irá expressar o que acredita, enfim… O que importa mesmo é ter a clareza do que lhe é importante e encontrar caminhos para transformar esses valores em algo concreto.

Eu lhe garanto, é exatamente isso que lhe trará uma vida com mais sentido e mais prazer.

*Semadar Marques é especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional. Através de suas palestras, conferências e workshops sobre esses temas, Semadar busca inspirar as pessoas a irem atrás do que lhes faz plenamente felizes. www.semadarmarques.com.br   
Última atualização em Qua, 17 de Janeiro de 2018 18:21  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.