A Hora É Agora!

Como viabilizar recursos para o seu patrimônio

 

agora 

 

O envelhecimento da população brasileira tem aumentado os gastos do governo federal relativos à aposentadoria. De acordo com os dados do INSS, 2016 apresentou um crescimento de 12% em relação ao período de janeiro a junho do ano anterior (2015), por isso, há algum tempo a reforma da Previdência vem sendo discutida.

 

As incertezas sobre o assunto e o estabelecimento de novas regras para a concessão dos benefícios têm deixado os brasileiros inseguros. Além disso, o modelo da previdência pública do Brasil garante apenas o salário base, mesmo se contribuindo sobre um salário maior, havendo assim a necessidade na quase totalidade dos casos de complementação de renda.

 

Fica cada vez mais evidente que a solução deste problema passa pela ação direta de cada indivíduo, de seus esforços e principalmente de planejamento financeiro. Quanto mais tarde deixar o início deste projeto, maior será o esforço e menor será o resultado.

 

O segredo é fazer o tempo trabalhar a seu favor. À medida que a expectativa de vida aumenta é fundamental a programação antecipada de parte do orçamento.

 

 

Uma opção muito interessante é utilizar o consórcio imobiliário como ferramenta de formação de patrimônio. Além de atuar como uma poupança forçada e disciplinar a modalidade é regida e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Está na Lei 11.795 toda fundamentação da segurança aos seus participantes. É uma das modalidades mais seguras no mercado.

 

Outra característica importante é a flexibilidade do produto. É possível destinar o produto para a compra de um imóvel para locação e com este valor, paga as parcelas mensais, ou seja, um autofinanciamento. Porém para aqueles que desejam somente a poupança forçada e obter os rendimentos das atualizações, também se apresenta como uma alternativa muito interessante.

 

Final e início de ano nos leva a pensar no que fizemos, no que deixamos de fazer e no que queremos fazer, portanto lembre-se: para que tudo dê certo é necessário planejar.

 

Compare alguns valores

Digamos que em seu orçamento exista uma disponibilidade de R$ 500,00 reais por mês e deseja fazer esse investimento por 15 anos, visando seu patrimônio e aposentadoria:

 

tabela


 

Sempre importante:

 

(*) Rever anualmente e atualizar os valores mensais aportados no projeto.

(*) Pesquisar sempre as taxas, pois elas oscilam conforme as taxas de mercado.

(*) Valores baseados em informações gerais de mercado, considerando média das aplicações e perfil dos produtos que podem sofrer variações.

(*) Procure sempre conhecer os produtos. Agende visitas com consultores. Vá até os bancos e empresas. Converse. Planeje!

 

Acesse o representante autorizado da Ademilar para mais informações sobre o consórcio imobiliário.

 

Leia também

Novo Colunista - Ademilar

Última atualização em Sex, 27 de Janeiro de 2017 10:07  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.