By Kamy | Fio da Meada

A By Kamy apresenta a exposição Fio da Meada durante a 5ª edição do Design Weekend

 

TAPECARIA TARSILA 1 baixa160714 170931

A relação entre o design, a arte, as relações humanas e interpessoais foi o objeto de estudo e reflexão da exposição Fio da Meada, que a By Kamy apresenta na 5ª edição do Design Weekend, de 10 a 20 de agosto, reunindo nomes nacionais e internacionais, que exploram na tecelagem o que há de mais belo em suas mentes criativas.

 

“O fio que conecta nossa paixão pelo têxtil, a arte manual, as relações entre pessoas e a expressão de suas ideias nos levaram diretamente para a Meada, uma nova percepção visual e conceitual que tece uma trama e faz nascerem produtos inéditos” explica a arquiteta, designer e diretora de imagem e produtos da By Kamy, Francesca Alzati.

 

Tarsila do Amaral, Patrícia Kattan, Ian Diesendruck, Francesca Alzati, Luiz Pedrazzi, Gustavo Jansen, as iranianas Afsaneh Modir Amani e Hederian Studio e Lila Valadan – Naziri comprovam através de sua arte que as relações conectadas ultrapassaram fronteiras se entrelaçando com diferentes culturas e formas de pensar, expandindo a coletividade, porém reforçando a essência, personalidade e identidade presente em cada cultura e na forma de expressão de cada artista.

 

Habilidade com os fios, cores e desenhos, a emoção no desenvolvimento de cada item, sentimentos, humores, inspirações... A exposição mostra que muito além da definição técnica de planejamento e execução, a arte e o design têm muito mais em comum do que se parece.

 

Francesca Alzati: intensa, enérgica, amável e extremamente criativa, motiva sua equipe a diariamente buscar o novo e não viver o cotidiano pacato, comum às empresas. Essa exposição, assim como as anteriores transpõe toda a energia e dinamismo da By Kamy.

 

O FIO DA MEADA

O Fio: Condutor

Para entrelaçar e amarrar as ações, propagando-as e levando-as adiante. Assim a by Kamy faz; utilizando o fio como principal matéria e força motriz do de seu trabalho e ideias.

 

A Meada: Trama

O tecer natural de todas as ações da marca, permeadas por diversas outras, intrínsecas em cada parte do processo, formam um tramado de relações, ações e produtos.

 

De uma maneira totalmente genuína e conectada, as relações proporcionaram a união gerando um conceito único e interligado da exposição desse ano. Todas juntas com suas particularidades e especificações rementem e ilustram o Universo by Kamy, o Fio da Meada.

 

OS ARTISTAS

Tarsila do Amaral

A sobrinha neta da pintora modernista brasileira Tarsila do Amaral, apresenta sua releitura de desenhos e ícones da sua obra em almofadas, tapetes e tapeçarias produzidas pela by Kamy.

 

Tarsilinha como é conhecida reuniu e elencou diversos elementos característicos da arte da pintora, que na década de 20 chocou o país com a sua produção irreverente, revolucionando sua época em muitos sentidos.

 

As almofadas e tapetes, são peças mais modernas e descontraídas, com grafismos e desenhos da artista. As tapeçarias são verdadeiras obras de artes inspiradas em suas cores e paisagens típicas, feitas a mão na China, são dignas da excelência e maestria de Tarsila.

 

Da visão do detalhe de pequenas partes da arte de Tarsila, nasce uma nova obra completa que salta aos olhos. Acessível, esse design valoriza e promove a expansão da arte nacional.

 

design tarsila 04 baixa160714 172242design tarsila 01 baixa160714 172242design tarsila 06 baixa160714 172242

Patrícia Kattan

A arte de tecer e todos os seus processos, desde a fiação, tingimento e confecção são atividades mais que presentes na vida de Patrícia, motivo de um amor contínuo revelado em sua vontade de sempre produzir uma peça nova e com uma história própria.

Não importa o que ela encontra na frente, qualquer material é entrelaçado, amarrado, com nós feitos um a um com as mãos entre dedos e fios, sem o uso do tear. Deste contexto nascem produtos dos mais variados móveis, objetos, tapeçarias, cestarias entre outros.

 

Ian Diesendruck

Desde pequeno teve contato com os trabalhos em solda da mãe e os experimentos fotográficos do pai. Em 2011, depois de três anos estudando Engenharia, decidiu deixar os cálculos de lado para fazer o que até então era um hobby: construir objetos. Aos 21 anos ingressou na faculdade de Desenho Industrial da Fundação Armando Alvares Penteado onde se formou em dezembro de 2015.

Aproveitando o dinamismo e entusiasmo natural da criação jovem, Ian, traz para a mostra um Tapete Fechecler, uma peça modular idealizada pelo designer e produzida no Atelier by Kamy. Um tapete com personalidade, em que cada um monta o design de acordo com seu estilo e gosto, sendo esse seu grande diferencial.

 

Francesca Alzati

Arquiteta por formação e designer por paixão, Francesca é a principal designer da marca e responsável pela maior parte dos desenhos da by Kamy.

Inovando sempre no conceito e nos processos, para a mostra Francesca apresenta uma linha de tapetes florais inspiradas nos movimentos de arte Renascentista. Confeccionadas em uma técnica inédita, Printed, em diversos materiais, como peles naturais e fibras sintéticas. A linha Revolution Design 3D, mostra como esse produto continua funcional e revolucionário quando se tem criatividade. Brincadeira com formas tridimensionais, em um único plano de design.

 

Luiz Pedrazzi

A formação em arquitetura, fez Luiz se aproximar e se apaixonar pelo universo artístico, realizado através do Design. Cada momento e ação é visto e pensado na visão do design.

Mobiliário em aço inox, moldados com a experiência da Mekal, são apresentadas por ele para a exposição. Aço e design se unem para formar peças únicas de móveis revestidos de tapetes by Kamy. Diferentes escalas, designs e materiais envolvendo a sabedoria e experiência de duas renomadas marcas e do olhar atento e criativo de Luiz.

As tapeçarias, também desenvolvidas por ele, são compostas de retalhos de nobres tapetes by Kamy, que foram combinados e moldados formando uma nova peça, novas tapeçarias contemporâneas. A série conta com 13 peças únicas, que não podem ser reproduzidas devido a característica de cada retalho e tamanho de tapete.

 

Gustavo Jansen

O designer Gustavo Jansen, com sua origem baiana e a sua brasilidade a flor da pele, misturada a paixão pela natureza e sua observação de paisagismos, criou para a mostra a Linha Praças do Brasil, 3 modelos de tapetes criados por Jansen e confeccionados em Nylon pela by Kamy que fazem de um tapete um jardim, que apesar de sintético, possui movimento, vida e beleza como em um jardim real.

 

Afsaneh Modir Amani e Hederian Studio

Afsaneh Modir Amani, é uma designer iraniana com vasta experiência e habilidade na concepção e confecção de tapetes, tecidos à mão e em outras diversas técnicas. Tendo sua cultura oriental como essencial e a influência da modernidade ocidental, dá vida em Londres para criar um estilo único.

O Heidarian Design Studio, há  mais de 120 anos no mercado é uma marca típica iraniana, não apenas pela origem, mas pelo estilo de confecção e design, enraizado na cultura de tapeçaria oriental. Vencedora do Carpet Design Awards for Best Nomadic Design em 2007 e 2008 e for a Best Traditional Design em 2008 e 2009.

Juntos trazem para o Fio da Meada parte da Coleção Kashi, 3 tapetes vindos para o Brasil exclusivamente para a exposição.

Inspirados e influenciados pelo estilo de tessitura persa “Cuerda Seca", são  designs  baseados em azulejos antigos, do Império iraniano Safavid.

 

O Estilo “Cuerda Seca” é uma técnica de vitrificação delimitada por uma linha preta que isola e delimida as diversas seções do desenho, tressaltando suas cores e formas, proporcionando mais brilho. Para a melhor definição do tapete, sua tessitura é finíssima, feita nó a nó entrelaçando lã e seda.

 

Uma outra identidade iraniana, mas ainda cercada pelas tradições antigas. Em um novo contexto, os azulejos se quebram  no  tapete.  Peças  de altíssimo valor têxtil, por sua tessitura, manual extremamente minuciosa.

 

Lila Valadan - Naziri

A tradição e experiência adquirida de uma vida inteira cercada pela arte do tear e da tapeçaria, assim foi para Lila. A marca Naziri, uma das mais conceituadas do Oriente, vencedora de prêmios como Carpet Design Award Winner 2015 e 2016, na categoria Best Modern Design Superior, possui destaque mundial e excelência em design.

Iniciada por Mohammad Naziri em 1972, a típica tapeçaria persa era o estilo principal da marca. Hoje, sob o olhar atento da mulher Lila Valadan, a marca possui uma característica mais moderna.

Cada design tem seu próprio significado e é inspirado pela arte e cultura persa. A preservação da tradição persa e a sua continuação é a missão da empresa, que solidifica tais ideias através de uma nova estrutura atemporal de design em tapetes.

 

Exposição Fio da Meada
Quando: de 10 a 20 de agosto
Horários: entre 10h e 19h; no sábado, das 10h às 17h e domingo, de 10h às 14h.
Local:by Kamy Maison, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147.
Tel.: (11) 3081-1266 

 

 

Leia também
Cursinho Solidário abre inscrições

Caça-Fantasmas | Estreia dia 14 de julho

As noivas de CKamura |Estilo

 

Última atualização em Sex, 15 de Julho de 2016 12:33  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.