Apoio a doação de órgãos

ABTO pede a Paul McCartney que cante “Die and Let Live” para apoiar a doação de órgãos

Associação quer chamar atenção no mundo para a importância de salvar vidas que precisam de transplantes

 

fut

 

A doação de órgão ainda é preocupante e relativamente pequena perto das reais necessidades do Brasil. Pensando em chamar a atenção das pessoas para um assunto de tamanha importância, que salva vidas, a ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – lançou a campanha “Die and Let Live” #Sing4LifePaul”. A ideia consiste em viralizar um vídeo via redes sociais, alcançando o maior número de pessoas até chegar ao ex-Beatles, Paul McCartney. No vídeo, o brasileiro José Roberto Paz (conhecido como Keke), que teve o coração transplantado há pouco mais de um ano (após 22 cirurgias em 15 anos e uma longa fila de espera), faz o apelo ao rockeiro, pedindo que ele cante a música invertida “Die and Let Live”, em apoio a doação. 

 

Vídeo da campanha para o Paul McCartney

 

Lançada em março deste ano, a campanha ganha mais força neste momento à mídia, aproveitando a turnê do ex-Beatles no Brasil. “Paul tem milhões de seguidores nas redes sociais e é um influenciador desde sempre. Nosso pedido é que ele grave um vídeo cantando a versão da clássica canção ‘Live and Let Die’, do Paul McCartney & The Wings, para dar a dimensão e importância para o assunto. Queremos que as pessoas se sintam incentivadas e impactadas com a iniciativa a tornarem-se doadoras de órgãos”, explica Roberto C. Manfro, Presidente da ABTO. 

 

mcc

 

O vídeo começou a viralizar em território nacional e até o momento já chegou a quase 200 mil visualizações. Alguns jornalistas, celebridades e influenciadores digitais se engajaram, fazendo entrevistas, como Fátima Bernardes (no programa Encontro); e compartilhando a ação, como Jorge Pontual, Cesar Filho, Fabiana Sabba, Danilo Faro, Rafa Brites, Donata Meirelles, Kyra Grace, Maguila, entre outros.

 

Além disso, times de futebol como CorinthiansSantos e Fluminense, aderiram à causa e entraram em campo, com todos os jogadores usando a hashtag da campanha #Sing4LifePaul no uniforme oficial (caso do Corinthians) e com faixas sobre a campanha (Santos e Fluminense).

 

O objetivo é que o público se engaje e doação de órgão vire assunto do dia a dia, que as pessoas. A intenção é que o vídeo continue ganhando força e impacte celebridades, atores, artistas do Brasil e fora para que chegue até Paul McCartney. Ele é a meta, mas o caminho é tão importante quanto o objetivo final.

 

A ação foi lançada ao mesmo tempo em que foi divulgado o relatório anual da ABTO com estatísticas sobre a doação de órgãos no Brasil. O levantamento apontou que hoje, no país, existem mais de 30 mil pessoas na fila à espera de um transplante e outras centenas de milhares estão espalhadas por todo o mundo. De 2015 para 2016, o Brasil obteve aumento de 3,5% nas doações, atingindo 14,6 doadores por milhão de população (pmp). Embora este resultado seja favorável, houve leve redução na recusa familiar no país, o que mantém o índice de rejeição ainda alto. Atualmente, 43% das famílias brasileiras entrevistadas não autorizam a doação dos órgãos (em 2015, o índice era de 44%).

 

A corrente lançada pela ABTO chama atenção para os números no Brasil, mas principalmente para a falta de cultura da doação. O assunto ainda é tabu para muitas pessoas e esse estigma precisa ser quebrado. A campanha foi criada pela Leo Burnett Tailor Made.

 

SOBRE A ABTO

A Associação Brasileira de Transplante de órgãos é uma sociedade médica, civil e sem fim lucrativo, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com os transplantes de órgãos no Brasil e congregar os profissionais e as entidades envolvidas com ou interessadas em transplante de órgãos. A instituição contribui também para o estabelecimento de normas, criação e aperfeiçoamento de legislação relacionada com transplante de órgãos, além de estimular a criação bancos de órgãos e tecidos, serviços de identificação de receptores.

Última atualização em Ter, 17 de Outubro de 2017 09:49  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.