O que o esporte pode ensinar sobre espiritualidade

Esse título pode parecer estranho, já que fala de dois assuntos geralmente tido como separados. Esporte é corpo, e corpo não é espiritualidade, certo? Não para a atleta Fernanda Surian, que investe em autoconhecimento para melhorar performance e que acredita que a totalidade corpo/mente é o que nos torna seres espirituais.

 

imagem release 1592224
A prática de esportes pode ajudar na espiritualidade segundo a atleta de alta performance Fernanda Surian (Foto: Divulgação)

 

Fonte: Fernanda Surian

Para Fernanda Surian, atleta de alta performance, negligenciar qualquer uma dessas partes, seja corpo ou seja mente, nos tira oportunidades de aprendizado: “sabe quando você escuta que, para ser espiritual, precisa simplesmente esquecer de trabalhar seu corpo? Ou então, o contrário, que para ter um corpo eficiente e atingir metas, é preciso deixar a espiritualidade de lado? O que eu aprendi em 4 anos de Crossfit foi: se a gente separar, só sai perdendo! Perde experiências ricas, perde chances de aprendizado reais. Perde o mais importante: entrega!”, enfatiza ela.

Segundo Fernanda, para quem deseja um outro nível de resultados, a entrega é fundamental. E ela só vem quando conseguimos sublimar as crenças limitantes que existem em torno do trabalho com o físico e atingir níveis mais elevados de compreensão sobre nós mesmos. “A entrega é que nos faz dar nosso melhor, ultrapassar métricas e estabelecer nossos próprios limites”, revela.

No esporte, é assim: às vezes, o resultado chega antes do esperado e pega totalmente de surpresa. Às vezes, a pessoa se cobra tanto, que acaba dificultando mais do que o necessário, e o resultado demora a acontecer. É relativo, mas totalmente conectado ao tanto que se percebe sobre quem se é e sobre a relação que se tem com o meio; “Às vezes, fazer menos e com mais tranquilidade dá mais resultado! Mas o certo é que as coisas acontecem num tempo diferente da gente - essa foi a espiritualidade que o Crossfit me ensinou”, revela.

Fernanda conta o que aprendeu nos boxes:

  1. A fazer a minha parte e entregar o resultado, sem forçar muito a barra;
  2. Empreender o autoconhecimento - não tem como falar sobre espiritualidade sem falar de autoconhecimento. O esporte me ajudou a reconhecer e ultrapassar limites, saber que há o momento de vencer, de treinar, de aceitar. Há tempo para tudo;
  3. Entender que tudo é sobre como eu reajo ao que me acontece, e que receber a vitória e a derrota da mesma forma promove crescimento pessoal e profissional;
  4. Entender que o aperfeiçoamento é eterno, na vida e na arte que exercemos;
  5. Aceitar que a vida é uma conexão corpo e mente, algo que foi muito negligenciado na minha educação espiritual. Aprendi sempre que o foco deveria ser somente a alma. E, com o esporte, resgatei minha força física e entendi que o corpo é um dos lados, que faz parte do todo. Ao negar isso, negligenciamos uma parte importante do que somos.

Sobre Fernanda Surian

Professora de inglês desde 2008, Fernanda já coordenou professores, deu aula fora do Brasil e agora oferece um curso próprio com foco em inglês instrumental. Formada em nutrição, Fernanda foi se especializar no inglês cursando tradução e legendagem. É certificada por Cambridge e pelo CELTA. Em 2014, Fernanda se apaixonou pelo mundo do Crossfit e começou uma carreira de atleta de alta performance. Desde 2016, Fernanda uniu os dois mundos e hoje compartilha em seu blog informações preciosas sobre técnica, treino e autoconhecimento e oferece cursos com foco nesse universo do esporte, para ajudar coaches e alunos a melhorarem seu desempenho.

Última atualização em Ter, 05 de Fevereiro de 2019 10:48  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.