Conferimos Êxodo: Deuses e Reis

  • Duas coisas: primeiro, o filme é bom. Segundo, o filme é muito longo. “Êxodo: Deuses e Reis” é uma adaptação do conto cristão Êxodo, pertencente ao livro do Antigo Testamento. À revista Esquire o diretor do longa, Ridley Scott, define a religião como “a maior fonte do mal”. "Todo mundo está brigando uns com os outros em nome de seu Deus pessoal. E a ironia é, por definição, que provavelmente eles estão adorando o mesmo Deus". Esta frase é genial, pois aborda de maneira simplificada o que o homem procura “para ser feliz”: o poder, para isso o mesmo assume o papel de correspondente, líder daquilo que deve ou não ser feito para a conquista de tal poder.
  • Liderando a bilheteria americana “Êxodo: Deuses e Reis” dá vida a mais uma super produção de Scott este ano na tela, mantendo o nível de “Noé” (2014). Christian Bale faz Moisés que fora criado na família real, mas que na verdade pertencia a uma família de hebreus – escravos da época. Moisés só descobre isso quando o rei Seti (John Turturro) falece e o seu filho Ramsés (Joel Edgerton) a quem Moisés considera um irmão, assume o trono e o coloca para fora do reino diante da traição. Ben Kingsley tem a tarefa de interpretar um intelectual, ou melhor, um ancião que orienta Moisés sobre quem ele verdadeiramente é.
  • A adaptação mostra a saga do discípulo Moisés em busca da libertação do povo hebreu e após muitas provações deixa a mensagem de que haverá outras inúmeras para se viver. Com roteiro de Adam Cooper, Bill Collage e Steven Zaillian, deixo a ressalva de que pouco esforço foi feito para enxugá-lo, a trama em si foi muito custosa, as cenas em geral poderiam ser mais bem aproveitadas colocando somente os diálogos.
  • Há uma necessidade de mostrar detalhes que não agregam a história contada na tela, mas que perfeitamente em um livro caberiam. O encontro com Deus foi maravilhoso, o menino que o interpreta é competentíssimo e atua a altura que o papel lhe propõe. Aliás, todos do elenco estão, no geral, muito concisos apresentando a história em perfeita sintonia. A épica produção ainda conta com a presença de Aaron Paul como Joshua, e Sigourney Weaver que vive a mãe de Ramsés. “Êxodo: Deuses e Reis” estará no dia 25 de dezembro nos cinemas.
Última atualização em Qua, 17 de Dezembro de 2014 09:25  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.