Livro sobre Unidades de Conservação no Brasil

imagem release 779638Crédito: Divulgação
 
Após três anos de pesquisa, a doutora em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (UP), Dayane May, lança o livro “Potencial para a gestão compartilhada de Unidades de Conservação” – em parceria com sua orientadora, a doutora Leila Maranho. O livro aborda o histórico das Unidades de Conservação (UC) no Brasil, a necessidade de aperfeiçoar a conservação ambiental e o incentivo à educação ambiental por meio de parcerias entre as esferas pública - do Parque Estadual (PE) do Monge - e privada - da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Uru -, localizadas no município da Lapa, no Paraná.
 

A metodologia da pesquisa consistiu na proposição de diretrizes para a gestão compartilhada nas unidades de conservação, em três etapas: diagnóstico, planejamento e monitoramento. A obra sugere ações por meio das linhas do conhecimento (pesquisa e educação ambiental), controle (fiscalização e proteção), operacionalização (administração, comunicação e sustentabilidade econômica), bem como o monitoramento, com a finalidade de fazer as adequações necessárias, e ainda, propor ações futuras. 

 

imagem release 779641Crédito: Divulgação

 

O estudo concluiu que firmar parcerias público-privadas é fundamental para efetivar ações nas Unidades de Conservação, visto que elas oportunizam iniciativas locais e fomentam a responsabilidade social nessas áreas protegidas. “Essa integração pode aprimorar a gestão das Unidades de Conservação, mediante a execução de projetos que se destinam ao incentivo e execução da proteção ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável, bem como à realização de estudos, pesquisas científicas, práticas de educação ambiental, monitoramento, manutenção e outras atividades correlatas”, explica a professora Leila Maranho. 

 

A pesquisa foi realizada com apoio do Instituto Positivo, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS e a família Campanholo, proprietária da RPPN Mata do Uru, utilizada como uma das áreas de estudo. A obra está disponível nas lojas Amazon, More Books e Novas Edições Acadêmicas (NEA).

 

 

Sobre o Instituto Positivo

Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

 

Leia também

Cléo Busatto é finalista do 58º Prêmio Jabuti | Empoderamento

International School of Curitiba realiza Dia das Bruxas tradicional

Jenni Mosello arrasa no X Factor Brasil

Última atualização em Ter, 25 de Outubro de 2016 13:46  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.